Notícias

O vereador Ivan Moraes (PSOL) fez nova vistoria às obras de reforma e restauro do Teatro do Parque, na manhã desta segunda-feira (2). A atividade ocorreu em conjunto com a Comissão de Acompanhamento de Obras, constituída por membros da sociedade civil durante uma audiência pública realizada por ele, no início do seu mandato. O parlamentar disse nesta tarde, na Câmara do Recife, que de acordo com informação fornecida pela Prefeitura a reforma do equipamento vai sofrer novo atraso em virtude de problemas técnicos e exigências feitas pelo Corpo de Bombeiros. “Estimo que a reinauguração seja feita em 24 de agosto do próximo ano, Dia do Teatro, instituído por uma lei de autoria de meu mandato”.

Uma reunião promovida nesta segunda-feira (2) pela Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara do Recife, presidida pela vereadora Michele Collins (PP), virou tema de um discurso da parlamentar no mesmo dia. Na tribuna do plenário, ela repercutiu o debate com a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Recife, Ana Rita Suassuna, sobre dois projetos de autoria do Poder Executivo.

O vereador André Régis (PSDB) disse que esperou até o dia 30 de agosto, conforme estava previsto, para conferir se o prefeito Geraldo Julio iria realmente cumprir a promessa de inaugurar as obras de reforma do Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães, conhecido como Geraldão, localizado na Imbiribeira. "Mas, chegou a data e ele não entregou aquilo que prometeu. O prefeito deveria só prometer quando fosse possível cumprir”, criticou, em reunião ordinária desta segunda-feira (2).

Um período para tratar da prevenção ao suicídio e fomentar a conscientização sobre o tema. Essa é a ideia que sustenta o Setembro Amarelo, campanha que toma conta do debate público neste mês. Na Câmara do Recife, o assunto foi levado à tribuna pela vereadora Ana Lúcia (PRB), nesta terça-feira (2).

A vereadora Goretti Queiroz (PSC) disse que somente a formação de um grupo com várias funções, envolvendo diversos órgãos públicos, poderá combater a circulação irregular do transporte de carroças puxadas por animais de grande porte, que transitam pelas ruas do Recife. “Eu estive hoje pela manhã no gabinete do secretário de Mobilidade e Controle Urbano do Recife, João Braga, para pedir apoio a essa causa e ele já indicou nomes de diversas pessoas, de órgãos municipais, para compor o grupo”, afirmou, em reunião ordinária desta segunda-feira (2).

A preocupação com o serviço de abastecimento d’água na Zona Norte do Recife levou o vereador Almir Fernando (PCdoB) a subir mais uma vez à tribuna da Câmara Municipal nesta segunda-feira (2). O parlamentar, que aborda o tema recorrentemente nas reuniões plenárias, disse ter feito cobranças junto à Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) na semana passada.

A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal do Recife recebeu a visita da secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Recife, Ana Rita Suassuna; e da presidente da Subcomissão de Direitos dos Refugiados da Ordem dos Advogados do Brasil, secção Pernambuco (OAB-PE), Emília Queiroz, em reunião realizada no início da tarde desta segunda-feira (2).

A causa animal desperta cada dia mais adeptos. São muitas vozes que se levantaram em defesa dos agora seres sencientes – que sentem. Na antiguidade e até nos dias de hoje se alimentou a crença de que animais não sentem dor. Eles sentem mais do que dor, sentem tristeza, alegria e amor por seus donos. Mas ainda há muito por fazer. Por isso, a vereadora Goretti Queiroz (PSC) concedeu, na manhã desta sexta-feira (30), na Câmara Municipal, o Título de Cidadã do Recife a Luciane Pereira do Nascimento, ativista da causa animal e empresária. A reunião foi presidida pela vereadora Aline Mariano (PP).

A causa animal desperta cada dia mais adeptos. São muitas vozes que se levantaram em defesa dos agora seres sencientes – que sentem. Na antiguidade e até nos dias de hoje se alimentou a crença de que animais não sentem dor. Eles sentem mais do que dor, sentem tristeza, alegria e amor por seus donos. Mas ainda há muito por fazer. Por isso, a vereadora Goretti Queiroz (PSC), concedeu, na manhã dessa sexta-feira (30), na Câmara Municipal, o Título de Cidadã do Recife a Luciane Pereira do Nascimento, ativista da causa animal e empresária. A reunião foi presidida pela vereadora Aline Mariano (PP).

Uma lei e uma instituição, marcos que precisam ser comemorados todos os dias. A Lei Maria da Penha, número 13.340/2006, com treze anos, e o Instituto Maria da Penha, com dez anos, já fizeram história. A lei leva o nome de uma mulher que se libertou do jugo de seu agressor. Mas, até hoje Maria da Penha está presa a uma cadeira de rodas pela agressão que sofreu. Foram anos de luta, mais de dezenove, sem obter resultado. Enfim, o Estado reconheceu a necessidade de uma lei de proteção para as mulheres vítimas de agressão. A vereadora Aline Mariano (PP), autora da solene na noite desta quinta-feira (29), na Câmara do Recife, ressaltou que a homenagem é mais uma maneira de chamar a atenção para o problema. No Brasil, a cada duas horas uma mulher é morta, vítima de violência doméstica. A solene foi presidida pelo vereador Hélio Guabiraba (Sem Partido).