O vereador Romerinho Jatobá (PROS) subiu à tribuna da Casa de José Mariano na tarde desta quarta-feira (20) e fez uma cobrança à Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) pela falta de abastecimento de água em alguns bairros da Zona Norte do Recife. Ele aproveitou o momento para parabenizar a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) pela conclusão de uma obra na Rua Marquês de Baipendi, em Campo Grande.
Em meio à discussão de cunho partidário que tomou conta da reunião plenária da Câmara do Recife nesta quarta-feira (20), o vereador Jairo Britto (PT) subiu à tribuna para fazer uma defesa da atuação do Partido dos Trabalhadores. O tema da educação foi o ponto principal do discurso do parlamentar.
Um projeto de lei de autoria do vereador Almir Fernando (PCdoB), colocando o Dia do Contador de Histórias, comemorado todo dia 20 de março, no Calendário Oficial do Recife, foi lembrado na tarde desta quarta-feira (20), na Câmara. O parlamentar destacou a proposição, transformada na lei municipal número 17.881/2013. A data surgiu na Suíça em 1991 e se espalhou por mais de 25 países, incluindo o Brasil.
Assunto que está mobilizando o país há mais de dois anos, a reforma da Previdência poderá ser debatida e aprofundada em audiência pública a ser realizada no dia 25, às 9 horas, no Plenarinho da Câmara do Recife, a convite do vereador João da Costa (PT). Estarão presentes a deputada federal Marília Arraes, o senador Humberto Costa, o especialista em previdência Edson Luiz, representantes da CUT-PE e de entidades de trabalhadores. A reforma afeta a questão fiscal e a economia do país.
Sistema de rodízio na Escola Jader Figueiredo, obras paradas na Escola José Lourenço e na UPA-E Ibura, atrasos na entrega do Ginásio de Esportes Geraldão. Esses foram alguns dos problemas citados pelo vereador Renato Antunes (PSC), líder da oposição na Câmara do Recife, em um discurso crítico à Prefeitura realizado no plenário nesta quarta-feira (20). O parlamentar ainda comentou a atuação do deputado federal João Campos (PSB), que tem visitado localidades da capital pernambucana.
Na manhã desta quarta-feira (20), a Câmara do Recife realizou uma audiência pública para debater a necessidade de preservação do Parque dos Manguezais, localizado na Zona Sul da capital. À tarde, durante a reunião plenária, o vereador Renato Antunes (PSC) – de quem partiu a iniciativa da audiência – levou o assunto à tribuna da Casa de José Mariano.
Repercutir o trabalho do movimento Por Todas, que visa distribuir artigos de higiene pessoal, em especial absorventes, para mulheres em situação de rua. Foi com esse objetivo que a vereadora Goretti Queiroz (PSC) subiu à tribuna da Câmara do Recife nesta quarta-feira (20). Em seu discurso, a parlamentar incentivou a Casa a coletar absorventes, calcinhas e sabonetes para doação.
O vereador Renato Antunes (PSC) realizou audiência pública no plenarinho da Câmara Municipal do Recife, na manhã desta quarta-feira (20), para debater o tema “Parque dos Manguezais: Importância, Preservação e Fiscalização”. Localizado numa área de 320 hectares, no Pina, Zona Sul, o parque é uma unidade de conservação porque dispõe de uma das últimas reservas de mangue da cidade, e mesmo assim vem sofrendo pressões urbanas como desmatamento e ocupação irregular. “Lá é um dos ecossistemas mais importantes do Recife. Nosso objetivo com essa audiência pública é dar visibilidade ao problema, chamando a atenção dos agentes públicos. A partir desse encontro, pretendemos formar uma força tarefa para fazermos esse enfrentamento”, argumentou.
A decisão do agravo proposto por um grupo de advogados voluntários do prédio Holiday à justiça, suspendendo a retirada de moradores do local, cujo prazo de desocupação voluntária acaba nesta quarta-feira 20, está sendo aguardada pela Comissão Suprapartidária para acompanhar os riscos que envolvem o Edifício. O presidente da Comissão, vereador Aerto Luna (sem partido) disse que o prazo poderá ser dilatado e que a OAB confirmou a possibilidade de aumento do prazo. No entanto, se não ocorrer a dilatação, a OAB vai disponibilizar um grupo de advogados para acompanhar a retirada na próxima quinta-feira.
O vereador Hélio Guabiraba (PRTB) cobrou o fornecimento de água para a Zona Norte da cidade que sofre com os revezamentos e falta do produto. Ele disse na tarde desta terça-feira (19), na Câmara do Recife, que o mandato dele estava à disposição dos moradores daquela área e em defesa dos mais necessitados.