Notícias

Para debater um requerimento do vereador Alef Collins (PP) e três projetos de lei Ordinária (PLO) da vereadora Flávia de Nadegi (PV), o vereador Felipe Alecrim (Novo) ocupou duas vezes, em momentos diferentes, a tribuna da Câmara Municipal, durante a reunião plenária desta segunda-feira (1º). Nos dois casos, parabenizou os colegas pelas iniciativas.

Durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife desta segunda-feira (1º), a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) debateu e aprovou o requerimento nº 7936/2025, de autoria da própria parlamentar. A proposição concede voto de aplausos e congratulações aos 20 anos de fundação do Partido Republicanos. Segundo a autora da matéria, “o Republicanos representa um movimento político conservador e fundamentado nos valores cristãos”. Os vereadores Rinaldo Junior (PSB) e Rodrigo Coutinho (Republicanos) fizeram apartes destacando a sigla e elogiando a atuação da vereadora na Câmara Municipal. A proposição foi aprovada.

Premiação para gêneros literários como poesias, contos e crônicas; difusão da literatura de cordel nas escolas e um festival de cantadores de viola. Estes assuntos figuram entre os 13 requerimentos que visam movimentar a cultura da capital pernambucana e foram destacados em reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, nesta segunda-feira (1º). A primeira parlamentar a se dirigir à tribuna da Casa de José Mariano foi a autora das proposições, vereadora Cida Pedrosa (PCdoB). O vereador Eduardo Moura (Novo) fez um aparte e todas as proposições receberam aprovação.

O vereador Fred Ferreira (PL) ocupou a tribuna da Câmara do Recife durante a reunião plenária desta segunda-feira (1º) para tratar de diversos assuntos. Na ocasião, ele teceu críticas à Prefeitura mencionando a posição da capital em estudos sobre a qualidade dos serviços públicos e, também, os problemas que teriam sido gerados pela realização de uma apresentação da cantora Priscila Senna no centro da cidade, na última quarta-feira (27). O principal assunto do discurso, entretanto, foi a promoção do evento religioso Marcha para Jesus, que ocorreu no sábado (30), na avenida Boa Viagem. “A Marcha para Jesus é, simplesmente, para falar para o povo do Recife, para o povo do Brasil, que Jesus é aquele que abre, que tem a chave da nossa cidade”.

Um requerimento de autoria do vereador Felipe Alecrim (Novo), que solicita à Autarquia de Urbanização do Recife (URB) a realização da pavimentação na Rua Conselheiro Silveira de Souza, no bairro do Cordeiro, Zona Oeste, levou o vereador Gilson Machado Filho (PL) a discutir o pedido na tribuna da Câmara do Recife, nesta segunda-feira (1º). Ele pontuou que o local faz parte do Programa Rua Tinindo, da Prefeitura do Recife, mas criticou a demora para a conclusão do serviço. O parlamentar também recebeu apartes do vereador autor da proposição, e do vereador Luiz Eustáquio (PSB), que teceram comentários sobre o tema.

Obras inauguradas e serviços em andamento, executados pela Prefeitura do Recife, foram destacados pelos vereadores Rinaldo Junior (PSB), Júnior de Cleto (PSB) e Ana Lúcia (Republicanos) durante a reunião plenária realizada na Casa de José Mariano, nesta segunda-feira (1º). A primeira obra a ser citada, pelo vereador Rinaldo Junior, foi a da rua Rosal, no bairro do Brejo da Guabiraba, Zona Norte da cidade. Os serviços de contenção de encosta foram iniciados em março de 2024, com investimento de R$ 2,8 milhões, beneficiando diretamente cerca de 300 moradores que viviam em área de risco.

Sob a presidência do vereador Rinaldo Junior (PSB) e com a presença dos vereadores Carlos Muniz (PSB), Gilson Machado Filho (PL), Samuel Salazar (MDB) e Gilberto Alves (PRD), a Comissão de Legislação e Justiça da Câmara do Recife reuniu-se na manhã desta quarta-feira (27). O colegiado realizou a análise e aprovação de nove projetos de lei Ordinária. Entre os aprovados, está o PLO de nº 50/2025, da vereadora Natália de Menudo (PSB), que garante o direito a acompanhante aos pacientes submetidos à mastectomia, durante o período pós-operatório, nos estabelecimentos de atendimento à saúde da rede pública ou privada do Recife.

O desembargador André Vicente Pires Rosa é o mais novo detentor do Título de Cidadão do Recife. A comenda foi entregue nesta terça-feira (26) pela Câmara Municipal, em uma cerimônia realizada no plenário da Casa de José Mariano por iniciativa do vereador Wilton Brito (PSB). O presidente do Poder Legislativo, vereador Romerinho Jatobá (PSB), conduziu a reunião solene prestigiada por autoridades da esfera jurídica pernambucana.

A vereadora Flávia de Nadegi (PV) subiu à tribuna da Câmara Municipal do Recife nesta terça-feira (26) para discutir três projetos de lei de sua autoria, que constavam na pauta para primeira votação. Uma delas, a de nº 24/2025, sugere o atendimento preferencial e prioritário aos portadores de fibromialgia nos órgãos públicos do Recife. “Esse projeto de lei é um gesto de humanidade, empatia e compromisso com quem mais precisa de atenção. É dar dignidade e respeito a quem enfrenta uma condição crônica e não pode mais ficar invisibilizado pelo poder público”, afirmou a autora.

A partir da apresentação de requerimentos de autoria da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), com votos de repúdio ao deputado federal Eduardo Bolsonaro e ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, uma discussão com outros parlamentares foi realizada na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (26). O vereador Gilson Machado Filho (PL) pediu aparte e também debateu o tema em tempo individual. Outros requerimentos da parlamentar apresentaram votos de aplausos a pessoas e instituições ligadas à cultura no Recife. Todos foram aprovados.