Notícias

A Comissão de Planejamento Urbano e Obras da Câmara do Recife reuniu-se na manhã desta quarta-feira (15), sob a presidência do vereador Eduardo Mota (PSB) e com a presença do vereador Eduardo Moura (Novo) e realizou a análise de dois projetos de lei Ordinária, sendo um com parecer pela rejeição e outro com pedido de vistas. Além disso, o colegiado também fez a distribuição de outros três projetos de lei Ordinária.

Em virtude da antecipação, na Câmara Municipal do Recife, do feriado do Dia do Servidor Público para o próximo dia 27, o novo prazo de emendas referente aos projetos de lei do Executivo (PLE) número 26/2025, que institui o Plano Plurianual (PPA) e o número 27/2025, que dispõe sobre a Lei Orçamentária Anual (LOA) - será até às 18h, do dia 28 deste mês. As duas matérias, que estão tramitando na Casa, em regime de urgência, são consideradas as mais relevantes para a gestão pública municipal. O PPA será válido para o período de 2026 a 2029 e a LOA, estima a receita e fixa a despesa do Município do Recife para o exercício de 2026.

Cinco requerimentos referentes à Mata do Engenho Uchôa, localizada na porção sudoeste da cidade do Recife, situada à margem da BR-101, geraram debates na reunião plenária da Casa de José Mariano. Todas as matérias são da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) e foram aprovadas. Também discutiram sobre o assunto, nesta terça-feira (14), os vereadores Eduardo Moura (Novo), Júnior de Cleto (PSB), Rinaldo Junior (PSB), Chico Kiko (PSB) e Paulo Muniz (PSB).

A Câmara do Recife, através da Procuradoria Especial da Mulher, e o Instituto Banco Vermelho (IBV) se uniram na tarde desta terça-feira (14) em uma iniciativa que vai servir para demarcar o apoio do Poder Legislativo municipal à luta pelo fim dos casos de feminicídio no Brasil. Na ocasião, foi inaugurado dentro do pátio da Casa de José Mariano um banco vermelho gigante, símbolo da causa contra o crime de ódio baseado no gênero. O ato contou com a participação de diversos parlamentares, representantes do Instituto e servidores da Casa de José Mariano.

Durante a reunião plenária desta terça-feira (14), a Câmara do Recife aprovou uma série de requerimentos propostos pelo vereador Eduardo Moura (Novo). Na tribuna, o parlamentar discutiu as matérias, que tratavam de temas diversos, como problemas na gestão da saúde municipal. Uma das proposições – o requerimento nº 1.0214/2025 gerou debate no plenário, com a participação do vereador Luiz Eustáquio (PSB) no aparte. Na solicitação, Eduardo Moura pede que a Secretaria-Executiva de Defesa Civil do Recife adote medidas urgentes de fiscalização e solução de problemas causados pela permanência de cavalos em uma área residencial, o loteamento Morada Verde, no bairro da Guabiraba.

O plenário da Câmara Municipal do Recife discutiu 37 requerimentos de autoria do vereador Paulo Muniz (PL) durante a reunião plenária, nesta terça-feira (14). As proposições solicitam diversos serviços de melhorias na infraestrutura da cidade e todas foram direcionadas à Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb). O parlamentar cobrou a efetivação dos serviços à Autarquia e o vereador Felipe Alecrim (Novo) também debateu sobre o tema.

Durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta terça-feira (14), o vereador Felipe Alecrim (Novo) discutiu o requerimento nº 10.125/2025, de sua autoria, que solicita ao Poder Executivo a adoção das medidas administrativas e operacionais necessárias para que seja realizado reforço na prestação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), tendo em vista a crescente demanda de ocorrências e a necessidade de garantir atendimento ágil e eficiente à população. O parlamentar contou que teve dificuldade com o Samu ao tentar ajudar uma idosa que havia caído na rua. “Pedimos socorro porque precisava ser urgente. Eu fiquei com receio de removê-la do local, porque a orientação é sempre que se mantenha a pessoa naquele local. Depois de uma hora sem o Samu chegar, foi que pela terceira ou quarta vez eu me identifiquei [na ligação] e pedi para que passasse para o responsável. Uma médica me disse que não havia prazo para aquele atendimento ser realizado. Na hora foi chocante, mas imagina se aquela pessoa estivesse em situação gravíssima?”, questionou.

Serviços de drenagem e pavimentação asfáltica em seis ruas do bairro da Várzea, foram destacados no plenário da Câmara Municipal do Recife, durante a reunião Ordinária desta terça-feira (14). Tratam-se de requerimentos de autoria do vereador Davi Muniz (PSD) que solicitam as benfeitorias à Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), destinadas à Rua Tenente Jerônimo Mesquita, Rua Expedicionário Jorge da Costa Lima, Rua Cônego José Fernandes Machados, Rua Areia Branca, Rua Soldado José Vivanco e Rua Expedicionário Eurides Fernandes. Além do autor, o vereador Felipe Alecrim (Novo) também destacou o assunto.

Durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife desta terça-feira (14), o vereador Rinaldo Junior (PSB) ocupou a tribuna e anunciou que dirigiria o seu pronunciamento à governadora do Estado, Raquel Lyra. "Ela informou em uma entrevista que pediu ao município a indicação de terrenos para a construção de creches e que não tinha tido resposta. Isso me chamou muito a atenção", argumentou o parlamentar. "Eu fui atrás da veracidade dos fatos. E eu estou aqui apresentando o documento datado de 30 de outubro de 2024 com a indicação de dez terrenos para a construção de creches no município, Assim como foi requerido pelo Governo do Estado, foi prontamente respondido pelo secretário [de Educação] Fred Amâncio". O vereador disse que foram indicados terremos nos seguintes bairros: Torre, Ibura de Baixo, Cordeiro, Várzea, Torrões, Mustardinha, Areias, Engenho do Meio, Ibura, e Campina do Barreto.

A aprovação do projeto de lei do Executivo nº 25/2025, que institui no município o programa CNH Social Recife foi o tema de um discurso proferido nesta terça-feira (14) pelo vereador Júnior de Cleto (PSB). Durante a reunião plenária do Poder Legislativo, o parlamentar enalteceu a proposta da Prefeitura, afirmando que a iniciativa deve gerar emprego e renda na capital. Ele lembrou, ainda, que a ideia surgiu no âmbito do Governo do Estado em 2007, na gestão do então governador Eduardo Campos. A versão municipal do programa de acesso à Carteira Nacional de Habilitação foi aprovada pela Câmara na segunda-feira (13), em primeira e segunda votações. “Ontem, aprovamos, nesta Casa, mais uma vitória do povo da cidade do Recife: a CNH Social, que vem beneficiar famílias de baixa renda, pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social”.