A Comissão Suprapartidária para acompanhar os riscos que envolvem o Edifício Holiday se reuniu no final da tarde desta quarta-feira (13) com o objetivo de definir as próximas ações do colegiado. A reunião ocorreu a pedido do presidente, vereador Aerto Luna (sem partido), após anunciar, na tribuna da Casa, a decisão judicial da 7ª Vara da Fazenda Pública da Capital para a desocupação do prédio, em cinco dias. Ficou acertada a intermediação do grupo, junto à Prefeitura, destinada à garantia dos direitos sociais dos moradores, bem como o acompanhamento da recuperação do prédio, entre outros pontos. Pela manhã os vereadores visitaram o local e conversaram com moradores.
Presidente da Comissão Suprapartidária para acompanhar os riscos que envolvem o edifício Holiday, o vereador Aerto Luna (sem partido) prestou contas da visita realizada ao edifício, na manhã desta quarta-feira (13). Os membros da Comissão criada na Câmara conversaram com moradores para se inteirar da real situação. Aerto Luna disse também que havia acabado de receber o teor da ação judicial impetrada pelo Procuradoria de Justiça da Prefeitura do Recife solicitando a desocupação do imóvel.
"Gostaria de falar de flores e amenidades na tarde desta quarta-feira (13), mas não dá, diante das tragédias e massacres que se sucedem", disse a vereadora Goretti Queiroz (PSC), no plenário da Câmara do Recife. Ela se referia ao primeiro ano da morte da vereadora do Rio de Janeiro, Marielle Franco; ao massacre de dez pessoas ocorrido pela manhã, na escola estadual Raul Brasil, em Suzano, São Paulo; bem como a situação de jornalistas do Diario de Pernambuco. "Mais que centenário jornal, o mais antigo em circulação na América Latina e que passa por situação lamentável".
O vereador Alcides Teixeira Neto (PRTB) subiu à tribuna do plenário da Casa de José Mariano na tarde desta quarta-feira (13) para convidar a população para uma audiência pública sobre o projeto de lei nº 360/2017, de sua autoria, que será realizada na próxima sexta-feira (15). A matéria dispõe sobre a obrigatoriedade da instalação de equipamento de climatização nos meios de transportes públicos coletivos de passageiros do Recife.
A chacina que vitimou alunos e funcionários da Escola Estadual Professor Raul Brasil, no município paulista de Suzano, foi tema de um discurso realizado nesta quarta-feira (13) pelo vereador Hélio Guabiraba (PRTB) na Câmara do Recife. Nesta manhã, um jovem de 17 anos e outro de 25, ambos ex-alunos da instituição, invadiram a escola munidos de um revólver, uma arma de disparo de dardos e artefatos explosivos.
Dois temas levaram o vereador João da Costa (PT) à tribuna da Câmara do Recife na tarde desta quarta-feira (13). Primeiramente, o parlamentar prestou solidariedade aos jornalistas do Diario de Pernambuco, que aprovaram na semana passada a deflagração de greve por tempo indeterminado. Em seguida, João da Costa expressou sua consternação em relação à chacina ocorrida nesta manhã em uma escola estadual no município paulista de Suzano.
Em reunião na Casa de José Mariano nesta quarta-feira (13), a Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes discutiu e aprovou pareces a 12 projetos que tramitam na Câmara. Oito deles eram projetos de lei; os quatro restantes, projetos de decreto legislativo. O encontro foi conduzido pela vice-presidente do grupo, a vereadora Aimée Carvalho (PSB).
Uma reunião solene marcada pela celebração e reflexão em alusão ao Dia Internacional da Mulher (8 de Março) foi promovida pela vereadora Michele Collins (PP), na noite desta terça-feira (12). Na ocasião, a parlamentar destacou 28 mulheres por seus relevantes serviços prestados à sociedade. Todas receberam flores e diplomas. O plenário e as galerias da Casa de José Mariano ficaram tomados por autoridades, amigos e familiares das homenageadas. O presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Eduardo Marques (PSB), conduziu a solenidade. “Trata-se de um momento especial, comemorado em todo o mundo, em prol daquelas que, na verdade, são merecedoras de serem homenageadas os 365 dias do ano”, disse Michele Collins.
Pelo menos seis projetos de lei foram distribuídos entre os membros da Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana da Câmara do Recife. Durante a reunião, o presidente do colegiado, vereador Gilberto Alves (PSD), marcou para toda última terça-feira do mês encontro com os membros para apresentação, análise e votação das propostas.
Prédio que data da década de 50, ícone da arquitetura de Boa Viagem, outrora um dos cartões postais da praia mais badalada da Zona Sul do Recife, está passando por situação difícil e colocando seus quase três mil moradores em risco e sem terem onde morar. Sem luz já há alguns dias, o agravamento do local chamou atenção dos vereadores. Aerto Luna (sem partido) solicitou a criação da Comissão Especial para acompanhar a situação do Holiday. Foi composta ontem e, na tarde desta terça-feira (12), foi instalada na Câmara do Recife. O colegiado é formado por sete membros e presidida por Aerto Luna. O vereador João da Costa (PT) foi escolhido vice-presidente e Samuel Salazar (PRTB), relator.