O Nordeste é resistência na luta pela democracia e isso ficou claro no resultados das urnas, segundo o vereador Ivan Moraes (PSOL). Ele destacou que o pleito foi acirrado e marcado por estratégias nem sempre republicanas. Muitos foram votar com um livro na mão para simbolizar o desejo de menos violência e mais educação. “As pessoas perceberam a necessidade de ir às ruas olhar no olho do outro no vira voto e assim muitos votos foram, virados. Recife virou e Pernambuco já nasceu virado”.
Ressaltando a igualdade entre as pessoas e a necessidade do respeito mútuo, a vereadora Michele Collins (PP) destacou que é importante que todos fiquemos unidos. Ela parabenizou o presidente eleito Jair Bolsonaro e, na tribuna da Casa de José Mariano, na tarde desta segunda-feira (29), enfatizou que a campanha terminou ontem e o resultado mostrou que o Brasil anseia por mudanças. “O momento agora é de trabalhar o respeito, independente de cor, condição social ou religião, principalmente nós que temos comprometimento com os direitos humanos é tempo de estarmos todos juntos para mudar o nosso país”.
"Passamos por mais um processo eleitoral e tivemos um presidente eleito com 55% dos votos válidos e por isso parabenizo o candidato Jair Bolsonaro". Com essas palavras o vereador André Régis (PSDB) fez uma análise, na tarde desta segunda-feira (29), na Câmara do Recife, do resultado das urnas. Ele pontuou que a Constituinte quando criou o segundo turno deu ao eleitor a possibilidade de levar os dois mais votados ao segundo turno.
O vereador Marco Aurélio Medeiros (PRTB) disse estar orgulhoso com o resultado da eleição para presidente da República não só porque elegeu Jair Bolsonaro (PSL), como também porque o vice é membro do seu partido, o general da reserva Hamilton Mourão. “Sou um homem de partido e por isso, desde o primeiro turno da campanha eleitoral, coloquei em meus ‘santinhos’ o nome do candidato a presidente que eu apoiaria”, afirmou, na reunião ordinária desta segunda-feira (29).
A Comissão de Legislação e Justiça (CLJ) solicitará à Procuradoria da Câmara Municipal do Recife um parecer para embasar a decisão do colegiado sobre o projeto de lei número 24/2017, de autoria do vereador Almir Fernando (PCdoB), que assegura aos usuários do transporte coletivo municipal com deficiência e mobilidade reduzida o direito de desembarque entre as paradas obrigatórias (pontos de ônibus), desde que respeitado o itinerário da linha e as exigências do Código Nacional de Trânsito.
A vereadora Michele Collins (PP) enalteceu as cinco décadas de serviços prestados à sociedade pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE). Na tarde desta segunda-feira (29), ela relatou de forma cronológica os principais fatos que marcaram a história da instituição. E ao iniciar o seu discurso, fez questão de parabenizar o presidente da República, Jair Bolsonaro, eleito neste domingo. “Que agora se desarmem os palanques e que haja unidade”, disse a parlamentar, concluindo que seja “um governo de justiça que governe para todos os brasileiros”.
O vereador Rogério de Lucca (PSL) disse que a vitória do candidato do seu partido à presidência da República, Jair Bolsonaro, na eleição de domingo (28), representou uma conquista da democracia brasileira. “Foi uma vitória da democracia. O resultado das urnas precisa ser respeitado e nós precisamos nos unir”, comemorou o parlamentar, em discurso realizado durante a reunião ordinária desta segunda-feira (29).
A vereadora Aimeé Carvalho (PSB) repudiou na tarde desta segunda-feira (29), na Câmara do Recife, ataques sofridos por uma Igreja da Assembleia de Deus, no distrito de Bonança. “Não é possível que as igrejas não sejam respeitadas e sejam vandalizadas. Estamos vilipendiando a fé e a democracia por parte de pessoas que não aceitam o resultado das eleições”.
O vereador Davi Muniz (PATRI) agradeceu a expressiva votação que obteve para deputado federal nas últimas eleições. Na tribuna da Câmara Municipal do Recife, na tarde desta segunda-feira (29), ele enalteceu a quantidade conseguida de votos. “Eu agradeço a Deus pela campanha política, pelas eleições que se passaram. Agradeço ao povo pela confiança de quase 56 mil votos”, afirmou o parlamentar. Mesmo não tendo sido eleito, acredita que o seu trabalho vem sendo reconhecido, sobretudo no Recife, “onde obtive quase 30 mil votos nesta cidade maravilhosa”, comemorou.
A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal do Recife distribuiu 14 projetos de lei e um de resolução, para emissão de pareceres, e analisou outros 14 em reunião realizada na tarde desta segunda-feira (29). Ao todo, foram 29 propostas apreciadas. Estiveram presentes a vereadora Michele Collins (PP), presidente do colegiado; e o vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB).