Notícias

Falar sobre um problema que faz parte do cotidiano das mulheres que usam o transporte público: o assédio e a importunação sexual. Com esse objetivo, a Câmara do Recife realizou uma audiência pública nesta quinta-feira (06), por iniciativa da vereadora Aline Mariano (PP), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher. O evento contou com a participação de representantes do poder público e do Grande Recife Consórcio de Transporte.

Mais de 1% dos mais de seis bilhões de seres humanos apresentam a doença de Parkinson. A doença, conhecida pelos tremores e rigidez muscular, em geral atinge pessoas com mais de sessenta anos. O tratamento tem evoluído e aumenta a qualidade de vida dos pacientes. No Brasil estima-se que cerca de 200 mil pessoas apresentam a doença e em Pernambuco mais de cinco mil. Por isso, a vereadora Aline Mariano (PP), que é apoiadora da Associação de Parkinson de Pernambuco (ASP-PE), homenageou a instituição na tarde desta quarta-feira (5), na Câmara do Recife.

Os problemas que envolvem as obras de drenagem de um trecho de 1600 metros do canal Guarulhos, na Zona Oeste do Recife, motivaram a realização de uma audiência pública na Casa de José Mariano nesta quarta-feira (05). Por iniciativa do vereador Ivan Moraes (PSOL), moradores e representantes da Autarquia de Urbanização do Recife (URB) e da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) se reuniram no plenarinho da Câmara para debater o assunto.

“O resultado do Recife é, mais uma vez, decepcionante.” Foi essa a avaliação feita pelo vereador André Régis (PSDB) sobre os novos dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), cujas informações relativas a 2017 foram divulgados na última segunda-feira (03). O parlamentar subiu à tribuna da Câmara do Recife para repercutir o assunto na tarde desta terça-feira (04), durante a reunião plenária.

O vereador Romero Albuquerque (PP) recebeu denúncias de populares informando que o Hospital Veterinário do Recife não está realizando as cirurgias de castração previamente agendadas com a população. Ele repercutiu o assunto na reunião plenária desta terça-feira, 4.

O presidente da Câmara, vereador Eduardo Marques (PSB), recebeu a visita do escritor Jorge José Santana, na manhã desta terça-feira (4). Na ocasião, foi entregue ao parlamentar um exemplar do livro “Prefeitos do Recife”. A obra narra a história de todos os prefeitos eleitos da capital pernambucana, e será lançada no próximo dia 10, às 18h, no Salão Nobre da Câmara Municipal do Recife.

Considerado um problema de saúde pública, o suicídio ocorre cada vez com mais frequência: somente no ano passado, 800 mil pessoas morreram proveniente desse fenômeno em todo o mundo. Hoje, mata um brasileiro a cada 45 minutos e uma pessoa a cada 45 segundos em todo o mundo. Para “falar abertamente sobre o suicídio”, a equipe psicossocial da Divisão de Pessoal da Câmara Municipal do Recife realizou palestra na manhã desta terça-feira (4), sobre o tema, com a arte-terapeuta do Centro de Valorização da Vida (CVV), Norma Suely Henrique de Oliveira.

Um museu com duzentos anos de existência e que guardava parte da história do Império no Brasil incendiou no Rio de Janeiro e foi praticamente destruído. Assunto nacional que tomou conta do país e suscitou críticas pelo descaso com a cultura. Não foi diferente na Câmara do Recife, onde vereadores se revezaram no Plenário na tarde desta segunda-feira (03) para tecer considerações e críticas, entre eles Ivan Moraes (PSOL), para quem a cultura é importante, considerando que o patrimônio histórico precisa ser preservado e que os responsáveis precisam ser punidos. “Defendo que sejam destinados pelo menos 2% do PIB – Produto Interno Bruto, soma de todas as riquezas produzidas pelo país – para a cultura”.

Em atendimento a pedido de vista do vereador Renato Antunes (PSC), a Comissão de Legislação e Justiça adiou, pela segunda vez consecutiva, a votação do substitutivo ao projeto de lei do Executivo número 11/2018, que dispõe sobre a utilização intensiva do sistema viário para o transporte individual privado e remunerado de passageiros intermediados por plataforma digitais como Uber e 99POP, no município do Recife. O vereador fez o pedido na reunião do colegiado, realizada na tarde desta segunda-feira (3), por considerar que o tema precisa ser analisado à exaustão antes de ser levado para votação em plenário.

A repercussão do incêndio no Museu Nacional, destruído no último domingo (02), ganhou contornos políticos ao ser debatido na Câmara do Recife nesta segunda-feira (03). No plenário, os vereadores André Régis (PSDB) e Ivan Moraes (PSOL) discutiram, além da necessidade de responsabilização pela tragédia, o problema da destinação de recursos para equipamentos culturais no atual contexto político do País.