Notícias

“Hoje, estima-se que mil famílias na área do Pina, Brasília Teimosa e Bode não têm moradia. Moram em palafitas, em condições subumanas. E muitos não podem sair da região porque vivem da pesca.” Com essas palavras, a vereadora Ana Lúcia (PRB) resumiu nesta segunda-feira (13), na Casa de José Mariano, o drama do déficit habitacional de parte da Zona Sul do Recife. A parlamentar defendeu a construção de um conjunto habitacional no terreno do Antigo Aeroclube para os habitantes dos arredores – e convidou a população para participar de uma reunião pública sobre o tema.

Se depender da Comissão de Legislação e Justiça, a Orquestra Sinfônica do Recife (OSR) será Patrimônio Cultural Imaterial do Município. A decisão foi tomada na tarde desta segunda-feira (13), em reunião do colegiado, mas a proposta ainda precisa da aprovação de outra comissão e de ser votada pelo plenário, para ser concretizada. “A OSR proporciona à população a oportunidade de desfrutar de música clássica em suas próprias comunidades, buscando promover a inclusão cultural”, considerou a vereadora Ana Lúcia (PRB), autora do projeto de lei 74/2018, que faz o encaminhamento.

Uma área de 20 mil metros quadrados que pertencia ao antigo Aeroclube de Pernambuco e que desde 2011 aguarda a promessa de se transformar em habitacional para moradia das comunidades de Brasília Teimosa, Pina e Areinha, ganhou reforço dos vereadores do Recife. A vereadora Aline Mariano (PP), cujo trabalho é antigo nessas comunidades, disse na tarde desta segunda-feira na Câmara do Recife, que "não é por acaso que esta é mais uma das lutas que estamos juntos desde algum tempo".

Uma luta de comunidades do Pina que se arrasta desde 2011, a transformação do terreno do antigo Aeroclube de Pernambuco, naquele bairro, ganhou novo impulso. O vereador Davi Muniz (PEN) sugeriu a criação de uma comissão de parlamentares para debater o assunto com órgãos do governo municipal.

Destacar a obrigatoriedade da participação popular na revisão do Plano Diretor do Recife. Foi com esse objetivo que o vereador Ivan Moraes (PSOL) subiu à tribuna da Casa de José Mariano nesta segunda-feira (13). Segundo o parlamentar, a Prefeitura não tem atuado de forma adequada para garantir a efetiva participação social na revisão da lei, que orienta a ocupação do solo do município.

Parque, Compaz, centro escolar, conjunto habitacional. São muitas as expectativas de uso para o terreno do Antigo Aeroclube de Pernambuco, localizado no bairro do Pina. Mas para o vereador Ricardo Cruz (PPS), que se pronunciou sobre o assunto na Câmara do Recife nesta segunda-feira (13), a área deve atender principalmente a uma demanda maior da população local: a moradia.

A destinação do terreno do Antigo Aeroclube de Pernambuco, localizado no bairro do Pina, foi tema de um discurso proferido pelo vereador Eduardo Chera (PSC) nesta segunda-feira (13), na Casa de José Mariano. A um plenário repleto de moradores de comunidades da Zona Sul do Recife – como Brasília Teimosa e Bode –, o parlamentar se posicionou a favor do terreno do local para a construção de um conjunto habitacional.

Para estreitar os laços de amizade com a comunidade chinesa local, o presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Eduardo Marques (PSB), participou de dois eventos com representantes do País asiático. Na sexta-feira (10), ele compareceu a um jantar social para dar as boas-vindas à cônsul-geral da China, Yan Yuqing, na sede do consulado; no segundo compromisso, domingo, esteve na Associação da Comunidade para a comemoração do Dia da Imigração Chinesa.

Uma comissão de vereadores de diversos partidos recebeu o presidente da Assembleia Legislativa, Eriberto Medeiros, que fez uma visita de cortesia à Câmara Municipal do Recife na manhã desta sexta-feira (10). Ele foi eleito e tomou posse no mesmo dia, 1º de agosto, em substituição a Guilherme Uchôa, morto prematuramente no mês passado. “Foi uma visita muito importante por diversos motivos. Esta é uma casa legislativa fundamental para o Recife e Pernambuco, pelo simbolismo histórico e político. Além disso, passei aqui dois mandatos e considero que a Casa de José Mariano foi minha escola”, disse o parlamentar.

Presidente-executivo da holding Azul – a companhia área que mais cresce no país, eleita a terceira melhor do Mundo pela TripAdvisor Travelers ‘Choice em 2017 –, José Mário Caprioli recebeu nesta quinta-feira (9), na Câmara, o Título de Cidadão do Recife das mãos do vereador Augusto Carreras (PSB), autor da proposta. A reunião solene que homenageou o idealizador e fundador da Trip Linhas Aéreas foi presidida pelo vereador Romerinho Jatobá (PROS).