Notícias

Na manhã da próxima terça-feira (22), a Câmara do Recife vai realizar, por iniciativa do vereador Rinaldo Junior (PRB), uma audiência pública para tratar do problema do saneamento básico no município. Nesta segunda-feira (21), o parlamentar subiu à tribuna do plenário da Casa para convidar os vereadores e a população para o evento. Segundo ele, na ocasião será apresentado um estudo feito por seu mandato sobre a situação do saneamento na capital.

Na manhã desta segunda-feira (21), o vereador Almir Fernando (PCdoB) recebeu uma comissão de membros da Vigilância Sanitária do Recife. Na ocasião, eles entregaram uma pauta de reivindicações da Associação de Vigilância Sanitária do Recife (AVISAR). O documento, composto por oito itens, tem como objetivo melhorias de condições de trabalho (estruturais e materiais).

Por iniciativa do vereador Wanderson Florêncio (PSC) os 39 eleitos para a oitava edição do Parlamento Jovem do Recife tomaram posse, na manhã desta sexta-feira, 18, no plenário da Câmara Municipal do Recife. A representante do setor religioso Vitória do Monte de Paula foi escolhida para presidente do colegiado, sucedendo a Danilo Roberto da Silva Santos. A secretária Executiva da Juventude do Recife, Camila Barros, que esteve presente à sessão de posse, disse que os parlamentares novos “trazem um simbolismo e uma afirmação forte da juventude recifense. Esse é um grupo que vem com a sua diversidade para dentro desta casa legislativa”.

Uma comissão técnica composta pelos vereadores Rodrigo Coutinho (SD), Ivan Moraes (PSOL) e Rinaldo Junior (PRB) visitou na tarde desta quinta-feira (17) diversos prédios abandonados no centro do Recife, aonde existem 112 desocupados. A visita se concentrou nas avenidas Dantas Barreto, Guararapes e na Praça da Independência, conhecida como Pracinha do Diario. O primeiro prédio a ser visitado foi o JK, antigo INSS, mas a comissão foi impedida de entrar por se tratar de propriedade privada, embora esteja abandonado. Do prédio do INSS, a comissão seguiu para outros que também estão desocupados. Em menos de 200 metros de distância um do outro, estão os edifícios Sertã, Seguradora e Santo Albino, todos com dívida de IPTU com a Prefeitura da cidade.

Vereadores se reuniram nesta quinta-feira (17) com membros da Prefeitura e integrantes da sociedade civil para discutir o projeto de lei do Poder Executivo nº 09/2018, que visa instituir o Marco Legal da Primeira Infância do Recife. O debate aconteceu na Casa de José Mariano durante uma reunião extraordinária da Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes, presidida pela vereadora Ana Lúcia (PRB). O grupo vai apresentar emendas à propositura, que deve ir a votação no plenário na próxima semana. O Marco Legal da Primeira Infância do Recife tem como objetivo estabelecer diretrizes para as políticas públicas voltadas para os primeiros seis anos de vida das crianças, inclusive um plano municipal dedicado ao tema.

Quando pensa em si mesma, Roberta Nascimento, 29, gostaria de ser outra pessoa. Nasceu homem, mas se veste, fala e se comporta como mulher. A família não a aceita e, sem emprego ou oportunidade, o jeito foi morar na rua. A fome, a falta de assistência, levou-a ao uso de drogas e à prostituição. “Uma pessoa como eu sofre muita discriminação e vive com medo. Já fui espancada, levei pedradas, garrafadas e chutes. Uma pessoa como eu tem medo até de dormir, sofrer uma covardia e ser morta enquanto dorme”, afirma. Roberta foi uma das participantes da reunião pública realizada pelo vereador Ivan Moraes (PSOL), na manhã desta quinta-feira, 17, no plenarinho da Câmara Municipal do Recife, cujo tema foi: “Corpos censurados: LGBTfobia e criminalização das drogas”.

Entre os dias 12 e 20 de maio comemora-se a Semana Nacional da Enfermagem e o vereador Benjamim da Saúde (PEN) celebrou a data na Casa de José Mariano, na manhã desta quinta-feira (17). “A Semana é mais uma oportunidade para homenagear os guerreiros que fazem a diferença em uma unidade de saúde. Como único parlamentar com formação técnica na área, sinto-me na obrigação de cuidar dessa classe e trabalhar para a melhoria das condições de trabalho”, ressaltou o parlamentar.

Por uma medicina mais humana e eficaz, a Associação dos Amigos dos Pacientes de Pânico em Recife (Ampare) foi criada em 2001. Inicialmente, a instituição atendia pacientes portadores da síndrome do pânico, mas estendeu seus serviços a pessoas com depressão, TOC, transtorno bipolar, hiperatividade, déficit de atenção e demais transtornos de ansiedade e do humor. Por todo este trabalho desenvolvido pela Ampare, a vereadora Aline Mariano (PP) realizou, nesta quarta-feira (16), reunião solene na Câmara do Recife para homenagear a instituição. “Vamos mobilizar a bancada federal de Pernambuco, deputados estaduais, vamos bater na porta dos gestores públicos para sensibilizar a todos sobre esse trabalho, na tentativa de diminuir as filas de pessoas que buscam tratamento e não encontram”.

As doenças raras e as dificuldades que as famílias encaram no dia a dia, foram enfatizadas no discurso da vereadora Michele Collins (PP), na tarde desta quarta-feira (16) durante a reunião plenária. Ela destacou três requerimentos de sua autoria, mas deu ênfase ao de número 2630/ 2018 que solicita ao prefeito do Recife a regulamentação da lei municipal número 18.409/ 2017. A medida dispõe sobre a implantação de um serviço de referência de doenças raras na cidade.

Para alertar e difundir informações sobre doenças inflamatórias do intestino, em campanha mundialmente conhecida por Maio Roxo, o vereador Aerto Luna (PRP) convidou um médico especialista no assunto, Carlos Brito, para fazer palestra sobre o tema na Câmara do Recife nesta quarta-feira (16). A campanha é de prevenção contra essas doenças, de difícil diagnóstico, mas cujos sintomas impactam a vida dos pacientes, especialmente em idade economicamente ativa.