Notícias

A poesia e a música tomaram conta do plenarinho da Câmara Municipal do Recife, na tarde desta quarta-feira (25), com a realização da reunião pública que prestou reconhecimento ao Programa “Quartas as Quatro”, da União Brasileira de Escritores (UBE). Segundo o autor da iniciativa, vereador Wanderson Florêncio (PSC), o objetivo do evento foi “valorizar a nossa cultura: a cultura recifense, a cultura pernambucana. Valorizar os escritores que há 15 anos se encontram no programa, que é sediado na UBE."

O vereador Almir Fernando (PCdoB) subiu à tribuna da Câmara do Recife na tarde desta quarta-feira (25) para fazer um apelo à Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb). O parlamentar solicitou a limpeza do canal do Rio Morno, que corta os bairros da Guabiraba e Nova Descoberta, na Zona Norte da capital pernambucana.

“A maternidade Barros Lima tem um déficit de dez obstetras e na semana passada a emergência pediátrica ficou fechada durante 48h. O sofrimento da população contraria a propaganda da Prefeitura”, relatou o vereador Rinaldo Júnior (PRB) durante reunião plenária, na tarde desta quarta-feira (25), ao falar sobre o funcionamento das unidades de saúde da capital pernambucana.

O vereador Ivan Moraes (PSOL) subiu à tribuna da Câmara do Recife nesta quarta-feira (25) para fazer uma cobrança: a assinatura da ordem de serviço das obras de reforma do Teatro do Parque, desativado desde 2010. Segundo o parlamentar, a empresa vencedora da última licitação já foi contratada, mas é preciso que o documento seja assinado para que as intervenções no Teatro sejam iniciadas.

Na tarde desta quarta-feira (25), o vereador Chico Kiko (PP) fez um discurso de apoio ao deputado federal de seu partido Eduardo da Fonte, alvo de buscas em seu gabinete pela Operação Lava Jato na manhã da terça-feira (24). Na tribuna da Câmara do Recife, o vereador disse ver “perseguição política” da operação ao deputado, que lidera o PP em Pernambuco.

O vereador Romero Albuquerque (PP) informou que, nos últimos dois meses, conseguiu realizar cerca de 10 mil atendimentos veterinários nos bairros do Recife através da Upinha Veterinária Móvel, mantida pelo seu gabinete. “É um serviço de saúde que tem encontrado apoio e simpatia junto à população. Estamos realizando cerca de 200 atendimento por dia, desde exame de sangue dos animais ao agendamento de castração”, afirmou.

Depois de realizar reunião solene para comemorar a passagem do Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras), o vereador Ivan Moraes (PSOL) relatou que as galerias da Câmara do Recife estiveram repletas de pessoas surdas na manhã desta terça-feira(24). Ressaltou o direito dessas pessoas de verem a língua delas, que é oficial no Brasil, ser de fato oficial.

Garantir mais segurança aos passageiros e modernizar a identificação de permissionários e condutores do sistema municipal de táxis do Recife. É esse o objetivo do projeto de lei nº 368/2017, de autoria do vereador Fred Ferreira (PSC), aprovado na Câmara do Recife em primeira votação nesta terça-feira (24). Durante a reunião plenária, a iniciativa foi defendida pelo parlamentar na tribuna da Casa de José Mariano.

Em recente reunião com o secretário de Educação, Alexandre Rebelo, o vereador Renato Antunes (PSC) tratou, entre outros assuntos, sobre a ausência de vagas na educação infantil e nas creches. Recebeu a notícia de que foram inauguradas doze novas unidade de creches e mais seis unidades serão brevemente inauguradas, mas ainda assim não preenche todas as necessidades da população.

A praça localizada na Rua Arlindo Gouveia, no bairro da Madalena, agora se chama Praça Miguel Batista. A lei municipal nº 18.473 é de autoria do vereador Wanderson Florêncio (PSC), que subiu à tribuna durante reunião plenária, na tarde desta terça-feira (24), para repercutir a sanção. Miguel Batista foi ex-vereador e também presidente da Câmara Municipal do Recife.