Notícias

A vereadora Ana Lúcia (PRB) comemorou, na tarde desta terça-feira (26), o reajuste concedido aos servidores municipais, argumentando que não houve achatamento salarial como em anos anteriores, contemplando a todos, mas lembrou que, mesmo assim, não se respeita a lei federal número 11.738/ 2008, que estabelece o teto do professor e a garantia do terço de aula atividade. “Essa é uma garantia para que o professor planeje suas aulas e atividades”.

Através do requerimento 3648/18, o vereador Marco Aurélio (PRTB), primeiro-secretário da Câmara do Recife, pediu ao Grande Recife Consórcio de Transporte que ao menos adie a decisão de transferir o terminal de ônibus do Alto do Mandu para a rua Mandacaru, que fica na parte baixa da comunidade. Segundo ele, a mudança vai causar impacto aos moradores que vão necessitar subir e descer para pegar ônibus e ali há pessoas idosas ou com eventuais problemas de locomoção. “Existe a dificuldade dos coletivos transitarem, especialmente nos finais de semana quando um maior número de veículos estaciona criando problemas para eles”.

A Câmara do Recife aprovou nesta terça-feira (26), em primeira e segunda discussões, o projeto de lei nº 129/2018, que dispõe sobre o reajuste dos servidores da Casa de José Mariano. A proposição, que contou com uma discussão sobre o papel da Procuradoria do Poder Legislativo, estabelece uma recomposição de 6% dos salários dos servidores. Na tribuna do plenário, o primeiro-secretário da Câmara – o vereador Marco Aurélio (PRTB) – destacou que o aumento foi possibilitado por um esforço de equilíbrio financeiro empreendido pela Comissão Executiva.

O vereador Rinaldo Junior (PRB ) anunciou, na tribuna da Casa de José Mariano, que não será candidato a deputado estadual nas próximas eleições. “Estamos a uma semana do recesso parlamentar e a pouco mais de um mês do início de uma campanha eleitoral”, disse ele, na tarde desta segunda-feira (26). Antes de destacar a sua decisão de afirmar publicamente que não será candidato, o parlamentar agradeceu o apoio recebido e afirmou que a sua intenção é dar uma resposta à sociedade e, sobretudo, aos seus eleitores.

No dia 26 de junho, é celebrado no mundo o Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas. No Recife, a ele é somada a comemoração do Dia Municipal das Comunidades Terapêuticas, estabelecido por um projeto de lei de autoria da vereadora Michele Collins (PP). Durante a reunião plenária da Câmara do Recife da tarde desta terça-feira (26), a parlamentar repercutiu um evento realizada no mesmo dia, pela manhã, para homenagear a passagem dessas datas.

A vereadora Michele Collins (PP) promoveu uma solenidade na manhã desta terça-feira (26) com o objetivo de lembrar as passagens do Dia Internacional Contra o Abuso e o Tráfico de Drogas e os 50 anos de existência das Comunidades Terapêuticas no Brasil. “O propósito de recordar as datas deve ser visto com prioridade pelo poder público e pela sociedade”, destacou a parlamentar. O vereador Chico Kiko (PP) presidiu o evento. Na ocasião, várias entidades receberam um diploma da vereadora pelos relevantes serviços prestados.

O vereador Rodrigo Coutinho (SD) ocupou a tribuna da Casa de José Mariano para repercutir as emendas de sua autoria ao projeto de lei do Executivo nº 11/ 2018 que trata da regulamentação do serviço de transporte individual de passageiros intermediado por plataformas digitais na cidade. Na tarde desta segunda-feira (25), ele apresentou o assunto de cada uma das cinco emendas que elaborou e enalteceu o trabalho desenvolvido pela Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana da Câmara.

A Casa de José Mariano recebeu na tarde desta segunda-feira (25) uma visita de cortesia do senador Armando Monteiro (PTB) e do ex-ministro da Educação Mendonça Filho (DEM). Convidados pelo vereador Antonio Luiz Neto (PTB), os políticos foram prestigiados por diversos parlamentares da Câmara na Sala da Presidência.

As duas comissões que estavam analisando o projeto de lei 12/2018, do Executivo, que dispõe sobre a remuneração dos servidores e empregados públicos de alguns setores da Prefeitura do Recife, apresentaram pareceres favoráveis à proposta de reajuste apresentada e que, segundo justificativa do prefeito Geraldo Julio, “é fruto das negociações coletivas com as diversas categorias do funcionalismo público municipal, além de fazer parte da política de valorização do servidor, responsável direto pelo atendimento aos diversos anseios da população recifense”.

A insegurança vivida no ambiente escolar por professores e profissionais de educação foi tema de um discurso proferido pela vereadora Ana Lúcia (PRB) nesta segunda-feira (25). A parlamentar se pronunciou na Câmara do Recife após a leitura, no plenário, do projeto de lei do Executivo que trata do reajuste salarial dos servidores municipais.