Através do vereador Ivan Moraes (PSOL) a Câmara Municipal do Recife celebrou o
Dia Mundial Contra a Discriminação Racial em reunião solene realizada na manhã desta quinta-feira, 21. “Hoje é um dia de reflexão e de luta”, afirmou o parlamentar, no início do evento, que lotou as galerias e o plenário, em memória ao Massacre de Shaperville, ocorrido há 58 anos na África do Sul. Na solenidade de hoje, também foi feita uma homenagem à vereadora Marielle Franco, assassinada há uma semana no Rio de Janeiro. “Marielle, presente, hoje e sempre”, gritaram os participantes.
Um Projeto de Resolução que visa dar à futura sede da Câmara do Recife o nome de Júlia Santiago, primeira vereadora da Casa, recebeu dispensa de prazo no Legislativo Municipal nesta terça-feira, 20, durante a reunião plenária. A vereadora Ana Lúcia (PRB), autora da proposta, qualificou a homenageada como uma “mulher especial, tecelã, negra, batalhadora”. Caso estivesse viva, Júlia Santiago teria completado 100 anos em 2017. “Peço a todos os meus pares que votem pela aprovação da proposta. Estou pedindo dispensa de prazo para que o projeto tramite com mais celeridade e, ainda neste mês, seja votado no plenário”.
O vereador Hélio Guabiraba (PRTB) subiu à tribuna na tarde desta terça-feira (20) para repercutir o evento realizado ontem, no bairro de Campo Grande, que comemorou os 130 anos do Clube das Pás. A Câmara Municipal do Recife foi homenageada e a vereadora Marília Arraes (PT) representou o presidente da Casa durante a festividade.
“A primeira ocupação vertical do Recife organizada pelo Movimento dos Trabalhadores sem Teto (MTST) conta com 200 famílias e está sendo liderada por mulheres. Para homenagear Marielle Franco, a ocupação recebe seu nome e evidencia o déficit habitacional de nossa cidade”. O vereador Ivan Moraes (PSOL) subiu à tribuna da Câmara do Recife nesta desta terça-feira (20) e destacou, durante a reunião plenária, o problema do déficit habitacional na capital pernambucana.
Com palavras e ferramentas do teatro, ele conecta sua plateia a tradições antigas e às sensações que só uma boa história pode despertar. Nesta terça-feira, 20 de Março, o Recife celebra o Dia Municipal do Contador de Histórias, acrescentado ao calendário da cidade em 2013, por iniciativa do vereador Almir Fernando (PCdoB). Na reunião plenária desta tarde, o parlamentar lembrou a data na tribuna da Câmara do Recife.
Com o objetivo de repercutir o projeto de lei 329/2017 que institui a Semana Municipal da Astronomia, o vereador Wanderson Florêncio (PSC) promoveu uma Reunião Pública que contou com a presença de alunos e monitores do projeto Desvendando o Céu Austral, da Universidade Federal Rural de Pernambuco, na manhã de hoje (20), no Plenarinho da Casa. De acordo com o vereador, a reunião tem como objetivo enaltecer o trabalho da Astronomia.
Numa cerimônia inédita, por ter sido de iniciativa conjunta da Câmara Municipal do Recife com a Assembleia Legislativa de Pernambuco, o presidente da companhia aérea TAP Air Portugal, Antonoaldo Grangeon Trancoso Neves, recebeu o Título de Cidadão do Recife e também o Honorífico de Cidadão de Pernambuco na noite de segunda-feira, 19. Assim como a iniciativa, o local da solenidade também foi caracterizado pelo incomum: ela ocorreu no Salão das Bandeiras do Palácio do Campo das Princesas, sede do Governo de Pernambuco. Para reforçar o tom formal do evento, estiveram presentes o governador Paulo Câmara e o prefeito do Recife, Geraldo Julio.
Após o atropelamento de um ciclista na Via Mangue, semana passada, diversos companheiros dele se reuniram e procuraram o vereador Fred Ferreira (PSC). Ele disse que vai propor um projeto de lei criando uma APCC – área de proteção a ciclistas – a exemplo de outras capitais onde já existem.
As reuniões de duas comissões temáticas da Câmara do Recife foram palco de debates, nesta segunda-feira (19), sobre diversos projetos que tramitam na Casa de José Mariano. Na Sala de Comissões da sede do Poder Legislativo, tanto a Comissão de Legislação e Justiça quanto a Comissão de Finanças e Orçamento promoveram encontros com seus membros nesta tarde.
Um minuto de palmas ininterruptas marcou a homenagem prestada pelo vereador Ivan Moraes (PSOL), colega de partido da vereadora carioca assassinada no Rio de Janeiro, semana passada. O minuto de palmas de todos os presentes foi solicitado pelo parlamentar, pois ela não era do silêncio, mas do barulho. Para ele, o luto de todos nós é verbo: Marielle, presente. “Falo de minha companheira de militância, de uma mulher expoente, a quinta mais bem votada no Rio de Janeiro. Atenta, ela tinha 16 projetos de lei em um ano de mandato. Assassinada brutalmente, com características de execução”. Convocou a todos a comparecerem a um ato amanhã, às 16 horas, na Pracinha do Diario, e para uma reunião solene no próximo dia 21, às 9 horas da manhã, na Câmara de Recife contra a discriminação.