No dia em que o Teatro do Parque completou 102 anos de existência, artistas e produtores culturais lotaram o plenarinho da Câmara Municipal do Recife na manhã desta quinta-feira, 24, para participar da audiência pública realizada pelo vereador Ivan Moraes (PSol), para discutir a reabertura desse equipamento cultural que está fechado sob a alegação de uma obra de reforma que se arrasta há quase sete anos. “Hoje é um dia para acerto de contas. A Prefeitura do Recife já gastou mais de R$ 1 milhão em contrato antigo para restaurar o teatro, mas ninguém sabe o que foi feito. Agora, está anunciando outro edital, com licitação, para novas obras”, alertou o vereador. Fechada em dezembro de 2010, para passar por uma requalificação em toda a estrutura física e nos equipamentos, a casa de espetáculos é uma das mais tradicionais do Recife e é administrada pela Prefeitura do Recife.
Em reunião para discussão de propostas de vereadores, a Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana da Câmara do Recife analisou nove projetos de lei, dos quais cinco foram aprovador, três deverão ser discutidos novamente em próximo encontro, e um foi rejeitado. Na ocasião, a Comissão que é presidida pelo vereador Gilberto Alves (PSD) distribuiu seis novos projetos para apreciação. Participaram da reunião os vereadores Jayme Asfora (PMDB), vice-presidente, Rodrigo Coutinho (SD), Davi Muniz (PEN), e Júnior Bocão (PSDB).
O projeto de lei de número 264/2017 quer proibir a venda de cachimbos narguilés para menores de 18. Trata-se de um aparelho composto por um tubo e um recipiente que é preenchido por água perfumada e utilizado como instrumento de fumo. A proposta é da vereadora Aimée Carvalho (PSB) que na tarde desta quarta-feira (23), durante reunião plenária, defendeu a proibição. “É preciso proteger a juventude recifense. Temos histórias de adolescentes que estão se tornando fumantes cada vez mais cedo”.
Integrantes de grupos de interesse sentaram-se lado a lado com os vereadores membros da Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Câmara do Recife nesta quarta-feira (23). Na Sala de Comissões da Casa de José Mariano, os parlamentares escutaram os aprovados no concurso de 2015 para o cargo de Agente de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial (AADEE), que buscam uma resposta da Prefeitura sobre a nomeação dos candidatos. Os vereadores também ouviram críticas do Movimento Dança Recife a dois projetos de lei que tramitam no Poder Legislativo municipal.
“Os moradores do Vasco da Gama e do Campo da Vila, situado no Espinheiro, dependem do posto de saúde Iná Rosa Borges, que funciona em um container. Atendendo ao pedido dessas pessoas fui fiscalizar o local e pude observar diversas irregularidades. Uma situação que mostra a falta de comprometimento da atual gestão com a saúde dessas comunidades”, relatou o vereador Rinaldo Júnior (PRB), durante reunião plenária, na tarde desta quarta-feira (23).
Num gesto de resgate cultural e por desenvolverem um conjunto de atividades de divulgação da cultura científica, os apreciadores da Astronomia foram homenageados na Casa de José Mariano na manhã desta quarta-feira (23), cuja iniciativa partiu do vereador Wanderson Florêncio (PSC). O Vice Presidente da Câmara, vereador Carlos Gueiros (PSB), conduziu o evento.
Com palavras de ordem, gritando “A Chesf é do Nordeste”, e numerosas faixas com frases que condenam a privatização da Eletrobrás e da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), dezenas de pessoas, entre políticos e sindicalistas, participaram da reunião pública realizada pela vereadora Marília Arraes (PT), na manhã desta quarta-feira, 23, para discutir o impacto da privatização do setor elétrico brasileiro, com foco na Chesf, para o Nordeste. “O nosso papel é expor essa situação para o povo do Recife e discutir as consequências dessa iniciativa de um governo golpista, que está colocando em risco a soberania nacional”, alertou a vereadora, no plenarinho da Câmara Municipal do Recife. O que devia ser apenas uma reunião transformou-se em ponto de partida para diversos eventos que ocorrerão nos próximos dias, em todo o Estado, contra o anúncio feito pelo Governo Federal, de venda das ações das estatais, e que pegou todos de surpresa.
Projeto de Lei 21/2017 de autoria de Ivan Moraes (PSOL) propõe que toda publicidade veiculada nos meios de comunicação demonstrem claramente o valor gasto em cada uma delas. A proposta é que as publicidades sejam acrescidas de sete segundos explicando qual o valor gasto com aquela peça publicitária. No entanto, o autor da proposta concordou em pedir adiamento da votação para que o PL seja melhor analisado e receba emendas das comissões temáticas da Casa. Na argumentação o vereador pede transparência ativa nos órgãos da administração pública. “Fiz esse PL porque diversos órgãos não governamentais e entidades solicitam. Este é uma proposta do Centro de Cultura Luiz Freire que nós encampamos”.
Na manhã desta terça-feira (22), uma audiência promovida pela Prefeitura do Recife mobilizou no Ginásio Pernambucano da avenida Cruz Cabugá cerca de 400 pessoas em uma discussão sobre o plano específico de construção Santo Amaro Norte, voltado para as áreas da Vila Naval e Zona Especial de Interesse Social (ZEIS) Santo Amaro. Na tarde do mesmo dia, o vereador Ivan Moraes (PSOL), que participou do evento, levou o assunto à tribuna da Casa de José Mariano.
Cerca de vinte e dois requerimentos, todos de autoria do vereador Ivan Moraes (PSOL), solicitando requalificação de calçadas e colocação de semáforos sonoros em vias movimentadas da cidade, foram aprovados pelo plenário da Câmara do Recife. Ao discutir o assunto, o autor da proposta disse que estava pedindo esses consertos em virtude da acessibilidade ruim e para auxiliar deficientes visuais.