“A BR 101 terá um trecho de 30 quilômetros restaurado por uma empresa do Canadá, no próximo mês, em setembro. Um fato que devemos comemorar, pois sabemos da atual situação da via que tem causado diversos prejuízos aos que trafegam por ela”, afirmou o vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB), durante reunião plenária, na tarde desta terça-feira (22).
O debate sobre as mudanças nas regras eleitorais brasileiras foi tema de um discurso do vereador Ivan Moraes (PSOL) proferido nesta terça-feira (22). Discutida no Congresso Nacional, a proposta que prevê a utilização, para as eleições parlamentares, do chamado distritão – modelo eleitoral que não leva em conta os votos para os partidos e coligações, apenas a escolha da maioria – foi criticada por ele.
Na tarde desta segunda-feira (21), durante reunião plenária, o vereador Almir Fernando (PCdoB) falou sobre o crescente índice de insegurança e lamentou o desarmamento da Guarda Municipal do Recife. “Minutos antes de chegar à igreja, na minha comunidade, havia ocorrido um assalto. Mesmo sendo policial civil, se tivesse presenciado a ação, não poderia reagir, pois não ando armado e não exerço mais a profissão. Quem precisa dar segurança ao cidadão é a polícia”.
“Nossa primeira lei, que institui o mês de mobilização de todos contra o fim da violência as mulheres, foi publicada no Diário Oficial, sendo intitulada de Campanha do Laço Branco. Essa será mais uma data para que possamos incentivar, lembrar e fazer campanhas educativas”, afirmou a vereadora Ana Lúcia (PRB), durante reunião plenária, na tarde desta segunda-feira (21).
Lembrando episódio ocorrido na rede municipal de São Paulo aonde crianças receberam uma marca na mão para assegurar que já haviam recebido a merenda e não repetir, a vereadora Ana Lúcia (PRB), que é professora, afirmou que o ato era indigno até porque muitas daquelas crianças têm na merenda a única refeição do dia. Lembrou que a merenda na capital paulistas da mesma forma que a daqui do Recife é terceirizada. “Sabemos o quanto essa merenda que vem de fora é criticada pelos alunos e pais pela falta de qualidade. Não é apenas uma merenda é uma refeição importante para a maioria deles”.
Ao ouvir entrevista do ministro da Defesa, Raul Jungmann, em defesa dos municípios também colaborarem na segurança pública, o vereador Amaro Cipriano Magauri (PSB) argumentou que concorda integralmente com o ministro. Para ele, a segurança não pode ser feita somente pelo governo Federal e pelos Estados. “Os municípios grandes têm toda a condição de se engajarem na defesa da segurança pública dos cidadãos. Toda ajuda é bem vinda”.
Na última sexta-feira (18), moradores da comunidade Vila da Imbiribeira interditaram a avenida Mascarenhas de Moraes, na Zona Sul da capital, em protesto contra a insegurança na região. O ato foi repercutido na Câmara do Recife nesta segunda-feira (21) pelo vereador Marco Aurélio (PRTB), primeiro secretário do Legislativo municipal. Ele ainda deu destaque a dificuldades enfrentadas pelos moradores em relação à Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).
As ações voltadas para as comunidades do Recife foram tema de um discurso proferido pelo vereador Alcides Teixeira (PRTB) na Câmara do Recife nesta segunda-feira (21). O parlamentar elogiou duas intervenções da Prefeitura no bairro de Santo Amaro – mas não deixou fazer cobranças por mais iniciativas e pedidos de informações ao Executivo municipal.
Na manhã desta sexta-feira, 18, a Comissão da Lei Orgânica reuniu-se com a presença dos vereadores Carlos Gueiros (PSB), Antonio Luiz Neto (PTB), Gilberto Alves (PSD), Felipe Francismar (PSB), Ivan Moraes (PSOL) e Chico Kiko (PP). A Procuradoria da Câmara, além das assessorias dos parlamentares também marcaram presença no encontro que debateu as emendas apresentadas pelos vereadores e vereadoras do Recife.
Com o sonho de difundir os ensinamentos contidos nas artes marciais, o jovem Hayashi Kawamura saiu de Tóquio, no Japão, onde cursou Administração e integrava a equipe de judô da Universidade para ensinar aquele esporte pouco conhecido no Ocidente. Veio para o Brasil, desembarcando em São Paulo, depois Rio de Janeiro. Mas um convite do Estado da Paraíba para ensinar o judô em escolas e centros sociais mudou o rumo da vida dele. Convite do governo de Pernambuco para treinar policiais selou até os dias de hoje esta parceria profissional e emocional com o Recife. E foi por isso que o vereador Hélio Guabiraba (PRTB) indicou o professor para receber o Título de Cidadão de Recife, outorgado nesta sexta-feira, 18, na Câmara do Recife. A solenidade foi conduzida pelo presidente da Casa, vereador Eduardo Marques (PSB).