Notícias

A criação da Brigada Maria da Penha proposta através de projeto de lei do Executivo, com base na lei Maria da Penha, reconhecida pela ONU como uma das três melhores legislações do mundo no enfrentamento à violência contra as mulheres, pois determina a responsabilidade do Estado na prevenção e proteção das mulheres agredidas, bem como punição dos agressores, mereceu elogios da vereadora Michele Collins (PP).

O vereador Romero Albuquerque (PP) fez questão de ocupar a tribuna da Casa de José Mariano antes da votação dos pareceres, pela aprovação, ao projeto de Decreto Legislativo 41, de sua autoria. A medida concede o Título de Cidadão do Recife ao juiz de direito Adalberto de Oliveira Melo. O parlamentar destacou nesta segunda-feira, 27, que trata-se de um reconhecimento a um homem que se constitui “em um exemplo como pessoa e profissional”. O decreto foi aprovado em discussão única no plenário da Câmara.

A vereadora Michele Collins (PP) elogiou a escolha de Clóvis Benevides para secretário de Desenvolvimento Social do Estado. Ela disse que se sentiu pessoalmente contemplada pela indicação e que aprendeu muito com ele sobre drogas. "Considero Clóvis Benevides um dos líderes da maior importância. Esteve durante onze anos em Minas Gerais à frente de políticas de drogas, também esteve em Alagoas, Estado que se tornou referência na prevenção às drogas . Diferentemente do que alguns setores sociais falaram ele está totalmente aberto ao diálogo".

O Brasil ocupa o 5º lugar no ranking mundial de feminicídios. Das mulheres assassinadas no País, 27,1% morrem em seus domicílios e 50,3% das mortes violentas de mulheres são cometidas por familiares, sendo 33% destas pelos companheiros. Os números alarmantes da triste realidade brasileira foram trazidos ao plenário pelo vereador Ivan Moraes (Psol), durante a reunião desta segunda-feira, 27.

O vereador Renato Antunes (PSC) destacou que o pacto acordado entre os gestores governamentais e o governo de Pernambuco, em mesa de negociação oficial, não está sendo cumprido. Na tribuna da Câmara Municipal do Recife, na tarde desta segunda-feira, 27, ele leu uma nota de repúdio publicada em jornal de grande circulação no fim de semana e disse que lamentava “a falta de diálogo e a falta de negociação para melhorias da carreira”.

“Hoje, 27 de novembro, dia que nós católicos temos a oportunidade de celebrar e reverenciar à Nossa Senhora das Graças, faço um apelo ao Governo do Estado através da Secretaria de Turismo (SETUR), no sentido de disponibilizar estruturas de apoio aos romeiros de nossa cidade e de outros lugares que participam de peregrinações por todo o Pernambuco”, enfatizou o vereador Aerto Luna (PRP), durante reunião plenária, ao falar sobre a peregrinação ao Santuário de Cimbres, que fica na aldeia dos índios Xucurus, no município de Pesqueira, agreste do Estado.

Durante reunião plenária, na tarde desta segunda-feira (27) o vereador Ricardo Cruz (PPS) repercutiu a audiência pública, promovida por ele, realizada pela manhã no plenarinho da Câmara Municipal. O evento abordou a importância de incluir médicos veterinários nas equipes dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) do Recife.

Com o objetivo de abordar a importância de inserir médicos veterinários nas equipes dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), o vereador Ricardo Cruz (PPS) realizou audiência pública na manhã desta segunda-feira, 27. “Como parlamentar, desenvolvendo ações voltadas à população do Recife, vimos a necessidade de integrar os cuidados da saúde animal com a saúde da população, em razão do convívio das pessoas com animais domésticos e mesmo com animais soltos que perambulam nas ruas de nossa cidade”, disse. Ele lembrou que cerca de 60% das doenças que mais acometem os seres humanos advém das zoonoses.

Por considerar relevantes os serviços prestados pelo empresário Paulo de Mélo e Lima, nascido em Altinho, agreste pernambucano, o vereador Wanderson Florêncio (PSC), sugeriu o nome dele para receber o Título de Cidadão de Recife. Nome aprovado pela Câmara Municipal, a Casa realizou a solenidade para concessão da honraria, sexta-feira, 24. Plenário ocupado por convidados, parentes e amigos, ouviram do parlamentar breve histórico da vida e trajetória do empresário. “Homenagear Paulo é me homenagear. Ele me ensinou tudo sobre Recife. Reconhecer sua importância é um ato de gratidão”.

Para debater os problemas que afetam os oito conselhos tutelares nas seis Regiões Político-Administrativas (RPA) do Recife, a vereadora Professora Ana Lúcia (PRB) realizou audiência pública na manhã desta sexta-feira, 24. “Resolvemos fazer este debate porque ouvimos muitos relatos que demonstram a falta de condições dignas de trabalhos nos conselhos. E todas nós sabemos como educadoras, mães e cidadãs que o bom funcionamento desses conselhos é fundamental na luta pela garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes”, disse. As reclamações foram diversas, como situação de prédios com infraestrutura precária, falta de material de expediente, sucateamento dos carros usados para atender às denúncias, salários baixos e falta de interlocução junto à gestão municipal.