Notícias

O vereador André Régis (PSDB) usou a tribuna da Câmara do Recife nesta quarta-feira (4) para fazer comentários sobre o pedido de instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que pretende tratar da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) e dos casos de acidentes envolvendo a fiação aérea do Recife. A iniciativa, que está em processo de tramitação na Casa, é de autoria da vereadora Vera Lopes (PPS).

No encerramento da programação de eventos do Outubro Rosa, a Câmara Municipal do Recife realizou na manhã desta quarta-feira, 4 de novembro, palestra aberta ao público sobre a prevenção ao câncer de mama. “Este é o câncer que tem uma das maiores incidências entre as mulheres. Somente para este ano estão sendo esperados 57.120 novos casos no Brasil. É a primeira causa de morte entre as brasileiras, com uma taxa de mortalidade de 12,10 óbitos em cada 100 mil mulheres. Isso é altíssimo”, alertou a médica Iana Costa, do Serviço de Saúde da Câmara.

Os problemas causados pela falta de manutenção em trechos da BR 101, sempre foram assuntos recorrentes nos discursos do vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB), por isso, disse o parlamentar, fazia questão de “parabenizar as ações iniciadas na via pela Secretaria das Cidades”. Na tribuna da Casa de José Mariano na tarde desta terça-feira, 03, ele relatou a visita acompanhada pelo secretário André de Paula a locais onde as obras já começaram e afirmou que ficou satisfeito com que viu.

Para a vereadora Michele Collins (PP) falta transparência à Secretaria de Combate ao Crack e outras Drogas. Ela disse que consultou a página eletrônica da Secod e lá não existe nada sobre os programas desenvolvidos. “Na página só conseguimos visualizar reportagens sem informações sobre o trabalho realizado, como dotação orçamentária, programas implantados, andamento, locais das ações. O contribuinte não fica sabendo o andamento”.

Embora reconhecendo o voto de aplauso aos alunos da rede pública que ganharam a Olimpíada de Robótica de Belo Horizonte, Minas Gerais, o vereador André Régis (PSDB) criticou o programa instalado em algumas escolas da rede municipal, afirmando que a maioria não funciona porque não há nelas infraestrutura para receber o Lego (programa de robótica). Para ele, no lugar de gastar R$ 70 milhões na implantação deste programa, melhor seria colocar ar condicionado na rede. Lembrou ainda que cada aluno custa cerca de R$ 800,00/mês, mais caro que escolas particulares.

O vereador Almir Fernando (PCdoB) destacou hoje (3), na Câmara, o Novembro Azul. Em 2012, a campanha foi criada e lançada no Brasil pelo Instituto Lado a Lado pela Vida e, já no primeiro ano, fez um grande movimento com a população e com os canais de comunicação. O foco foi, desde o início, oferecer informações de qualidade para que o homem mude hábitos e quebre paradigmas, como o medo que tem de ir ao urologista e se submeter ao exame de toque. “É o mês dos homens e sugiro, até, que a Câmara pudesse colocar faixas na entrada na cor azul para lembrar da campanha”.

A vitória dos alunos recifenses na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) foi bastante comemorada na tribuna de hoje,3, pelo vereador Marco Aurélio (SDD). Os estudantes da Escola Municipal Rodolfo Aureliano, na Várzea, foram recepcionados no Aeroporto Internacional do Recife, ontem, pelo prefeito Geraldo Júlio. Com a vitória, a equipe vai representar o Brasil na RoboCup - campeonato internacional que será realizado no próximo ano, na Alemanha. “Foi um dia muito importante para os alunos da rede municipal do Recife. Nós temos é que comemorar”, ressaltou Marco Aurélio.

A vereadora Missionária Michele Collins (PP) disse, na reunião ordinária desta terça-feira, que o dia 3 de novembro é um marco para a história brasileira, “em virtude do longo processo de luta pela participação das mulheres na política”. Foi nesse dia, há exatos 85 anos, no ano de 1030, que o direito de voto feminino foi instituído pelo então presidente da República, Washington Luís. “É preciso sempre lembrar a luta persistente que as mulheres tiveram de travar para conseguirem se firmar como cidadãs portadoras de direito”, ressaltou a vereadora.

Os membros do instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP) serão convidados para participar da próxima reunião da Comissão de Educação da Câmara Municipal do Recife, que ocorrerá no dia 17. Referência na defesa da história e da cultura do povo pernambucano, o IAHGP possui pesquisas que podem dar mais estofo às propostas que tramitam na Casa de José Mariano, a começar pelo projeto de lei 161/2015, de autoria do vereador Eduardo Chera (SDD), que pretende instituir o 26 de janeiro como o Dia do bairro do Pina.

As ocorrências de homicídio, assaltos e furtos dentro dos trens, além das depredações de vagões e plataformas em dias de jogo na Arena Pernambuco, formam um clima de insegurança para os usuários e funcionários do metrô do Recife. Por isso, a Câmara Municipal realizou audiência pública, na manhã desta quinta-feira, 29, no plenarinho, por iniciativa do vereador Davi Muniz (Pros), e presidida por Aderaldo Pinto (PRTB). Para eles, a falta de segurança ultrapassou o limite da tolerância, exigindo esclarecimentos por parte da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), operadora dos serviços.