Notícias

O vereador Almir Fernando (PCdoB) elogiou a prefeitura do Recife, durante reunião plenária realizada na Câmara do Recife nesta quarta-feira (28), pelo ato de posse de 321 novos agentes da Guarda Municipal. A cerimônia foi realizada na manhã desta quarta-feira no Teatro Tabocas, no Centro de Convenções.

Um tipo de câncer que demora muitos anos para se desenvolver, o câncer do colo do útero, foi o tema abordado pela vereadora Aimée Carvalho (PSB), na tarde de hoje,28. “Sua principal causa é a infecção por alguns tipos de vírus chamados de HPV - Papiloma Vírus Humano. Fatores como o início precoce da atividade sexual, a diversidade de parceiros, o fumo e a má higiene íntima podem facilitar a infecção”.

O vereador Osmar Ricardo (PT) subiu à tribuna da Câmara do Recife nesta quarta-feira (28) para tecer críticas à situação das obras na comunidade do Pilar, localizada no bairro do Recife. O parlamentar disse ter recebido um vídeo com reclamações sobre obras inacabadas e projetos não iniciados.

A vereadora Michele Collins (PP) repercutiu, na tarde desta quarta-feira (28), uma visita que realizou hoje na Ponte do Limoeiro, localizada no bairro de Santo Amaro. De acordo com a parlamentar, várias mulheres estão no local fazendo uso de drogas. “Estivemos visitando na Ponte do Limoeiro e lá existe uma crackolândia, formada exclusivamente por mulheres. São dezenas que dormem ali mesmo e são usuárias de crack, em sua maioria”.

O vereador Luiz Eustáquio (REDE) repercutiu o convite feito à ONG Oasis da Liberdade para participar da Feira de Ciência. Aproveitou para comentar o trabalho que sendo realizado pela Secretaria Municipal de Combate ao Crack e outros Drogas. O presidente da Frente Parlamentar de Combate ao Crack, lamentou que a Secretaria receba críticas de parlamentares e pessoas que trabalham no combate às drogas. “As críticas são descabidas. Vou propor uma reunião com a secretária Aline Mariano e outro parlamentares para ouvir dela as realização e as ações que ainda vão ser implementadas”.

A obrigatoriedade da emissão de boletins médicos diários, para familiares ou responsáveis, sobre o estado dos pacientes tratados em unidades de saúde públicas ou privadas pode virar lei no Recife. O projeto de nº 193/2015, de autoria da vereadora Isabella de Roldão (PDT), foi aprovado pela Comissão dos Direitos Humanos, Contribuinte e do Consumidor, Apoio Comunitário, da Criança e do Adolescente, que se reuniu na tarde desta quarta-feira (28) na Câmara do Recife.

Dentro das comemorações da semana dedicada ao servidor público, a Câmara Municipal do Recife promoveu, na manhã desta quarta-feira, 28, uma palestra sobre os direitos previdenciários dos funcionários. A gerente da Autarquia Municipal de Previdência e Assistência à Saúde dos Servidores, da Prefeitura do Recife, Ana Paula Almeida, explicou o funcionamento da Reciprev, que também acolhe o pessoal da Casa de José Mariano; apresentou o histórico da autarquia e tirou dúvidas sobre aposentadorias e benefícios.

O projeto de lei do Executivo, 19/2015, em votação hoje no plenário da Câmara do Recife foi alvo de intensa discussão por parte dos parlamentares. O PLE propõe desconto de 50% nas multas e juros de débitos dos cartórios da cidade. Trata-se de um refiz nos moldes feitos para educação e saúde que segundo a Prefeitura busca a recuperação de crédito para os cofres municipais. Ao perdoar juros e multas traz de volta os devedores à adimplência, promovendo arrecadação de receitas. O PLE foi aprovado em primeira e segunda discussões.

O vereador Osmar Ricardo (PT) criticou a imprensa por destacar a rejeição, em cerca de 55% da intenção de votos, à eventual candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva à presidência em 2016. Ele disse que a imprensa não destaca a rejeição aos outros candidatos listados.

O vereador Almir Fernando (PCdoB) fez uma intervenção na Casa de José Mariano durante a reunião plenária desta terça-feira (27) para fazer pedidos em benefício dos usuários de transporte público do Recife. Os apelos envolvem questões de trajeto e de segurança pública.