Notícias

A vereadora Isabella de Roldão repercutiu, durante reunião plenária realizada na Câmara do Recife na tarde desta terça-feira (27), a realização de uma homenagem póstuma aos 75 anos de nascimento do padre Antônio Henrique, assassinado no contexto da ditadura militar brasileira. A reunião solene, requerida pela parlamentar, aconteceu na manhã desta terça-feira na Casa de José Mariano.

O vereador Estéfano Menudo (PSB) prestou um voto de congratulação nesta terça-feira (27) ao presidente da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), Antônio Barbosa, e ao gerente de terraplanagem e fresagem da empresa, Ricardo Macêdo, bem como a todos os servidores do órgão público, pela atenção dada a requerimentos de obras feitos pela Câmara do Recife. O parlamentar se posicionou durante reunião plenária realizada na Casa de José Mariano.

Uma reportagem exibida no programa Fantástico da Rede Globo, no último dia 25, chamou a atenção da vereadora Aimée Carvalho (PSB). Trata-se de uma família dos Estados Unidos que cria seus filhos sem a definição de gênero. Portland, cidade do Oregon, é conhecida como a capital dos americanos mais liberais. E a parlamentar repercutiu o assunto hoje, 27. “O casal educa as crianças fora dos padrões normais. Nada de carrinhos, nem bonecas. Os brinquedos e as brincadeiras têm que servir para ambos os sexos, as roupas e os penteados são as crianças que escolhem e o mais ousado da criação é: ser menino ou menina é uma decisão das crianças”.

A vereadora Vera Lopes (PPS) dirigiu-se à tribuna da Casa na tarde de hoje, 27, para sensibilizar, novamente, os vereadores em relação à CPI sobre a Companhia Energética de Pernambuco -Celpe. O documento que solicita a instalação da CPI está tramitando na Casa. “Quero reiterar o pedido de CPI da Celpe aos meus pares. Não é possível que vidas estejam sendo ceifadas. As pessoas andam nas ruas e estão morrendo. São fios caídos e enrolados. A fiação elétrica da nossa cidade está péssima. Espero que todos os vereadores e vereadoras assinem e vamos ver se mudamos essa realidade”.

O Brasil vivia em plena ditadura militar e o desaparecimento e tortura de pessoas contrárias ao regime, eram práticas comuns não só do Estado, como também de grupos de extrema direita. Em 1969, o assassinato do Padre Antônio Henrique Pereira da Silva Neto seria uma tentativa de calar a sua voz, no trabalho com a juventude. Uma tarefa confiada a ele por Dom Hélder Câmara. Mas, o intuito não foi alcançado. A prova disso é que 46 anos após o seu assassinato, e um dia antes de seu aniversário de nascimento, a Câmara Municipal do Recife promoveu uma reunião solene “em homenagem aos 75 anos de vida do Padre Henrique”, conforme ressaltou a vereadora Isabella de Roldão (PDT), autora da iniciativa.

Um dia após o encerramento do prazo para recebimento de emendas aos projetos de lei do Poder Executivo números 21/2015 (projeto da Lei Orçamentária Anual, a LOA) e o 22/2015 (do Plano Plurianual, PPA), a Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal do Recife realizou audiência pública, nesta terça-feira, 27, para debater, tirar dúvidas e definir os prazos de tramitação das duas matérias que tratam do orçamento público do município para o próximo ano. A proposta orçamentária do Recife para 2016 estima uma arrecadação de R$ 5.98 bilhões. “É uma previsão orçamentária equilibrada, adequada ao momento. Ela praticamente reproduz o orçamento deste ano e por isso aponta para um ano tão duro, em termos de receita e despesas, quanto o momento em que vivemos”, afirmou o secretário de Planejamento, Alexandre Rebelo.

A Câmara do Recife recebeu nesta segunda-feira (26), representantes de comissões de aprovados em dois concursos realizados pela prefeitura: o da guarda municipal, realizado em 2014, e o de professores, realizado em 2011. Ambos os grupos pedem por posicionamentos claros da prefeitura quando às nomeações.

A comissão de Legislação e Justiça distribuiu oito projetos de lei e emitiu pareceres para outros cinco na reunião desta segunda-feira, 26. Uma das matérias discutidas dispõe sobre o funcionamento da terceira porta existente nos ônibus convencionais utilizados no Sistema de Transporte Público de Passageiros do Recife (STPP/Recife). "A matéria foi aprovada na comissão e agora segue para o plenário. Tenho documentos para mostrar à Casa a necessidade da aprovação. Ou vai haver uma incoerência, já que o Procon exige que as empresas fechem essa porta e o órgão gestor já tinha tirado a proibição. É preciso que a Casa regularize", defendeu o vereador Carlos Gueiros, autor da matéria.

A vereadora Michele Collins (PP) lembrou em discurso na Câmara nesta segunda-feira (26) que, além do Outubro Rosa – movimento que chama a atenção para a prevenção ao câncer de mama –, o décimo mês do ano também abriga outra campanha: o Mês do Idoso. “A data foi instituída em 1991 pela ONU para sensibilizar a sociedade sobre o envelhecimento e a necessidade de proteger e cuidar da população mais idosa”, explicou.

O vereador Marco Aurélio Medeiros (SDD) subiu à tribuna da Câmara Municipal nesta segunda-feira (26) para falar sobre o projeto de lei nº 211/2015, de autoria sua e do vereador Aerto Luna (PRP), que prevê que instituições de ensino particular possam realizar o pagamento de créditos tributários e não tributários devidos à Prefeitura através da oferta de bolsas de estudo. As compensações serviriam para quitar tributos como o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e o Imposto Sobre Serviços (ISS).