Notícias

Eles foram eleitos vereadores jovens do Recife há pouco mais de 10 dias, mas já promoveram a primeira reunião ordinária do grupo, no plenarinho da Câmara, durante a tarde desta segunda-feira, 29. O objetivo do encontro foi eleger os membros das duas Comissões Temáticas: a de Comunicações e Eventos e a de Elaboração e Aprimoramento de Projetos. Cada uma delas será formada por cinco parlamentares.

Vereador Rinaldo Júnior (PRB) trouxe para a Câmara do Recife uma série de questionamentos acerca da atuação da Prefeitura. Entre elas a de que a Guarda Municipal para ter a gratuidade em alguns estabelecimentos por força de lei aprovada dia 29 na Casa, precisa apresentar a carteira funcional, mas eles não a têm. Para ele, a luta continua, pois faltam coletes, qualificação, e a implantação da lei federal que permite o uso de armas. Mas não foi só isso. Ele denunciou que o PSF do Campo da Vila funciona em um contêiner agora, bem como o do Poço da Panela. A líder do governo na Casa, Aline Mariano (PMDB) disse que é preciso verificar em que contexto isso está acontecendo e informou que marcou uma reunião com o secretário de Saúde para conversar sobre essas questões.

Atualmente o canal de transmissão da Rádio Frei Caneca está à disposição do poder público municipal, porém, sua implantação ainda não aconteceu. Na tarde desta segunda-feira (29), durante reunião plenária, o vereador Ivan Moraes (PSOL) falou sobre a necessidade de proporcionar estrutura e equipe para o veículo de comunicação fazendo uso adequado do dinheiro público. “Conquistamos um canal, mas falta conquistar uma rádio. Porém, para que funcione é necessário equipamentos, programação, equipe e portanto, precisa-se de dinheiro”.

A Câmara do Recife aprovou nesta segunda-feira (29) o projeto de resolução nº 04/2017, de autoria do vereador Romero Albuquerque (PP), que institui na Casa de José Mariano a Frente Parlamentar em Defesa dos Animais. Antes da votação, o parlamentar discutiu o tema na tribuna do Legislativo municipal.

As fortes chuvas que atingiram municípios do Agreste e Zona da Mata Sul de Pernambuco vitimou moradores e deixou várias pessoas desabrigadas. Na tarde desta segunda-feira (29), durante reunião plenária, a vereadora Michele Collins (PP) falou sobre a importância dos recifenses serem solidários e se empenharem para ajudar essas pessoas. “Devemos apoiar as cidades que estão sofrendo com as chuvas. Mais de cinco mil pessoas estão sem abrigo e muitas ainda permanecem em locais de risco”.

Em virtude das grandes chuvas que caíram no Agreste e na Zona da Mata Sul de Pernambuco, o vereador Wanderson Florêncio (PSC) propôs que os vereadores da Casa doem alimentos aos pernambucanos desabrigados nas enchentes que deixaram 30 mil pessoas desalojadas e dois mortos no estado, além de dois desaparecidos.

O projeto de lei de nº 20/2017, de autoria do vereador Ricardo Cruz (PPS), foi votado em segunda discussão na Câmara do Recife nesta segunda-feira (29). O projeto, que concede gratuidade de entrada a salas de cinema, cineclubes, espetáculos musicais e circenses e eventos esportivos para membros da Guarda Municipal do Recife foi aprovado pelo plenário e vai seguir para a sanção do Poder Executivo. Antes, entretanto, a matéria foi levada à tribuna pelo autor.

A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara do Recife se reuniu nesta segunda-feira (29) para debater 12 projetos de lei que se encontram em tramitação no Legislativo municipal. O encontro, que aconteceu na Sala de Comissões da Casa de José Mariano, ainda serviu para discutir uma iniciativa do grupo que deve fomentar a acessibilidade na Câmara.

Presidente da Internacional Sociedade de São Vicente de Paulo, Renato Lima de Oliveira, foi agraciado com Título de Cidadão do Recife, concedido pelo vereador Aerto Luna (PRP). O homenageado é natural do Rio de Janeiro, Jornalista pela UnB, Mestre em Ciência Política. O vereador ressaltou que Renato Lima ingressou na SSVP em 1986 (Conferência Santo Tomás de Aquino, em Campinas, São Paulo, Brasil). Além de ter sido vice-presidente Territorial da zona América 3 (que reúne os países da América do Sul). Seu programa de Ação à frente da SSVP esta disposto em 20 pontos e se distingue pela reestruturação e reforço das estratégias existentes, tanto no plano externo como no interno.