Notícias

O vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) teceu críticas à presença de três lombadas eletrônicas localizadas na BR-232 durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta quarta-feira (3). De acordo com ele, a fiscalização eletrônica tem causado engarrafamentos na avenida Abdias de Carvalho.

A partir de reclamações da comunidade, o vereador Rinaldo Júnior (PRB) denunciou na Câmara do Recife a situação em quem se encontra o posto de saúde Iná Rosa Borges, em Vasco da Gama, zona norte da cidade. Segundo ele, esta unidade atende quase toda a totalidade daquela comunidade populosa. “O pré-natal das gestantes não está sendo feito porque uma enfermeira que deveria realizar esses exames não aparece no local. Estive (03) no local e esperei até 9h da manhã e ela não apareceu”.

A Prefeitura do Recife poderá ser obrigada a manter bicicletários em seus prédios e nos espaços públicos da cidade, caso a Câmara do Recife aprove o projeto de lei de nº 22/2017, de autoria do vereador Jairo Britto (PT). Na tarde desta quarta-feira (3), após uma reunião da Comissão de Planejamento Urbano e Obrasda Casa, isso ficou mais perto de acontecer. Presidido pelo vereador Rodrigo Coutinho (SD), o grupo aprovou um parecer positivo à matéria.

O vereador Ricardo Cruz (PPS) relatou na tribuna desta quarta-feira (3) um assalto ocorrido em frente à Câmara Municipal do Recife e elogiou a atuação de um Guarda Municipal que se encontrava próximo ao ocorrido. “Foi um assalto onde o transeunte estava na parada de ônibus e houve um confronto com o assaltante. O guarda municipal, de pronto, teve a pró-atividade de sair do posto, deixar um substituto, e intervir na situação”.

Com o intuito de otimizar os trabalhos da Câmara Municipal do Recife, a Comissão de Legislação e Justiça realizou palestra com o tema “disciplinamento regimental e técnica de sua elaboração”, para orientar os assessores dos vereadores no sentido de elaborar pareceres a projetos de lei que tramitam nas comissões. “A partir desta palestra, nós pretendemos uniformizar os pareceres técnicos, adotando um modelo padronizado. Dessa forma, vamos dar mais qualidade ao material parlamentar e otimizar os trabalhos das comissões e da Câmara como um todo”, disse o assessor jurídico da Procuradoria Legislativa, Carlos Albuquerque, que ministrou a palestra.

Parlamentares a favor e contrários à greve do dia 28 de abril se manifestaram sobre o movimento qualificando ora de desmonte de direitos dos trabalhadores, ora de imposição de sindicatos e centrais impedindo o direito das pessoas irem e virem. Ivan Moraes (PSOL), o primeiro a se pronunciar, argumentou que a grande mídia nacional parece ter tido dificuldade de falar a palavra greve geral, como se tivesse sido apenas um protesto de rodoviários ou centrais sindicais. Segundo ele as pessoas não saíram de casa, resolveram cruzar os braços. “As pessoas foram às ruas protestar contra as reformas trabalhista e previdenciária que querem acabar com direitos de trabalhadores e aposentados. O protesto no Recife foi o maior do Brasil”.

O projeto de Reforma Trabalhista, aprovado pela Câmara dos Deputados na madrugada do dia 27 de abril, chegou ao Senado nesta terça-feira. Entre as medidas, o substitutivo aprovado prevê a prevalência dos acordos trabalhistas sobre a lei, o fim da contribuição sindical obrigatória e da participação dos sindicatos nas rescisões trabalhistas. O vereador André Régis (PSDB) fez questão de comentar a questão na tarde de hoje,2, na Câmara.

Nesta terça-feira (2), o vereador Almir Fernando (PCdoB) subiu à tribuna da Câmara do Recife para criticar a decisão do Governo Federal de fechar as unidades da Rede Própria (RP) do Programa Farmácia Popular. Segundo o parlamentar, o atendimento do programa feito pelo setor privado por meio do Aqui Tem Farmácia Popular (ATFP) não é suficiente para atender as necessidades da população.

Na tarde desta terça-feira (02), durante reunião plenária, o vereador Ivan Moraes (PSOL) falou sobre a importância e o melhoramento da Rádio Frei Caneca, que foi tema de audiência pública realizada na última quarta-feira, no plenarinho da Câmara Municipal. “Contamos com a presença do presidente da Fundação de Cultura da Cidade do Recife, Diego Rocha, que participou do nosso debate e da explanação de questões pertinentes à Frei Caneca. É indispensável a utilização de veículos como o rádio para dar voz a população e atender suas necessidades”.