O cumprimento da lei municipal 14.903/1986 – que proíbe o depósito de lixo em canais, dentre outras disposições – foi tema de um discurso do vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) nesta segunda-feira (17), na Câmara do Recife. O parlamentar pediu que o poder público reforçasse a fiscalização para evitar o acúmulo de resíduos sólidos nas estruturas de escoamento.
Na tarde desta segunda-feira (17), durante reunião plenária, o vereador Ivan Moraes (PSOL) falou sobre os problemas enfrentados pelos moradores da comunidade de Passarinho, na Zona Norte do Recife. “Apesar de ser urbanizada, aquela localidade não tem uma creche capaz de atender as reais necessidades das pessoas. O mesmo acontece com as escolas e o posto de saúde que é precário”.
Segundo o vereador Marco Aurélio (PRTB), o Centro de Saúde Francisco Pignatari, localizado no bairro de Casa Amarela, necessita da realização de alguns serviços em sua estrutura. De acordo com o parlamentar, na reunião plenária de hoje, 17, o prefeito Geraldo Julio já atendeu outras reivindicações dos moradores em relação ao local.
As medidas da Prefeitura do Recife que beneficiam pessoas com deficiência foram elogiadas nesta segunda-feira (17) pela vereadora Aimée Carvalho (PSB). Na tribuna da Câmara do Recife, ela destacou duas ações recentes do poder municipal: a inauguração, no dia 8 de abril, do primeiro parque infantil totalmente inclusivo da cidade, localizado no Parque Santana, e a criação, em dezembro do ano passado, da Política Municipal de Saúde Integral das Pessoas com Deficiência.
Com vistas a facilitar a tramitação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2018, que chegará à Câmara Municipal do Recife até o final deste mês, a Comissão de Finanças, Orçamento e Desenvolvimento Econômico vai realizar esforço concentrado para esvaziar as gavetas e não deixar projetos de lei com pendências de pareceres técnicos. A decisão foi tomada na reunião realizada na manhã desta segunda-feira, 17. “Estou propondo uma força tarefa para que todos os componentes da comissão possam analisar os projetos de lei que nos chegaram desde o início do período legislativo”, afirmou o presidente do colegiado, vereador Alcides Teixeira Neto (PRTB).
O próximo Centro Comunitário da Paz (Compaz) a ser construído no Recife pode vir a homenagear um dos maiores nomes da música pernambucana. É o que pretende o projeto de lei nº 62/2016, de autoria da vereadora Marília Arraes (PT), que indica que o equipamento deverá se chamar Instrumentalista Naná Vasconcelos. A matéria tramita na Câmara do Recife e recebeu parecer pela aprovação da Comissão de Legislação, Justiça e Redação da Casa nesta quarta-feira (12).
A escola Dom, na Várzea necessita, segundo a vereadora Ana Lúcia (PRB), de requalificação urgente. Ela é autora do projeto Patrulha na Escola que faz visitações nas unidades para verificar problemas. Em uma dessas visitas constatou que a escola em questão apresenta insalubridade. “São cinco turmas de educação infantil, com ótimo corpo docente. Há ali um terreno que pode ser aproveitado para expandir a escola. Já entrou na requalificação, mas a obra não foi feita”.
A cultura pernambucana conta com inúmeros profossionais nos eventos que acontecem no decorrer do ano e principalmente no carnaval. E na tarde desta quarta-feira (12), durante reunião plenária, o vereador Wanderson Florêncio (PSC) destacou sua participação hoje pela manhã, na audiência pública promovida pelo vereador Ivan Moraes (PSOL), onde foi debatido o pagamento dos cachês atrasados de artistas recifenses. Na tribuna, o parlamentar falou sobre os avanços da prefeitura na área.
Em muitas comunidades, a presença deles reforça a luta por direitos e melhorias nesses espaços. São os líderes comunitários que foram lembrados na tarde desta quarta-feira (12), durante reunião plenária, pelo vereador Almir Fernando (PCdoB). Ele falou sobre a importância do trabalho dessas pessoas. “Como nós, eles cobram melhorias na saúde, nas creches das crianças, na educação e na segurança”.
O vereador Ivan Moraes (PSOL) repercutiu na tarde desta quarta-feira, 12, a audiência pública promovida por ele, pela manhã, que teve como objetivo discutir o atraso no pagamento dos cachês de artistas locais em eventos realizados pela Prefeitura. Ele afirmou que o saldo da audiência foi positivo, tendo em vista o debate, a participação e o compromisso assumido pelo presidente da Fundação de Cultura, Diego Rocha. “Ele garantiu que os cachês em atraso serão pagos até o final deste mês de abril. Disse que até junho, voltará o Sistema de Incentivo à Cultura e será regulamentado o fundo de cultura, que possibilitará um aporte maior de recursos no área”, afirmou.