Notícias

Fundado em 3 de fevereiro de 1944, o Colégio de Santa Catarina recebeu uma homenagem na Câmara do Recife nesta quinta-feira (9), em razão dos seus 80 anos de existência. A celebração, requerida pelo vereador Felipe Alecrim (Novo), destacou a relevância educacional e religiosa da instituição. O vereador Ebinho Florêncio (Rede) presidiu a reunião solene.

Os alimentos gravídicos disciplinados na lei nº 11.804/08 foram debatidos em audiência pública na Câmara Municipal do Recife, numa iniciativa da vereadora Liana Cirne (PT), na manhã desta quinta-feira (9). Os alimentos gravídicos são prestações necessárias para as despesas decorrentes do período da gravidez, compreendendo os valores desde a concepção ao parto. Sociedade civil, Ministério Público e entidades representativas estiveram presentes no evento.

Nove matérias legislativas - sendo um projeto de lei do Executivo (PLE), cinco projetos de Lei Ordinária (PLO) e três projetos de Decreto Legislativo (PDL) - foram analisadas, votadas e aprovadas pela Comissão de Legislação e Justiça (CLJ), na manhã desta quinta-feira (9). O colegiado se reuniu de forma híbrida, sob a presidência do vereador Zé Neto (PSB) e contou com a participação da vereadora Andreza Romero (PSB), além dos vereadores Aderaldo Pinto (PSB), Samuel Salazar (MDB) e Rinaldo Junior (PSB).

Ele é um multi-instrumentista, compositor, arranjador, produtor e diretor musical. Por meio de seu trabalho e diante da contribuição dada à cultura brasileira, o musicista Juliano Holanda recebeu o Título de Cidadão do Recife. A entrega da comenda ocorreu em reunião solene realizada na noite desta quarta-feira (8), por iniciativa do vereador Ivan Moraes (PSOL). O artista tem mais de 300 músicas de sua autoria gravadas por diversos Intérpretes, além de três discos autorais lançados e quase uma centena de produções de discos.

Na manhã desta quarta-feira (8), no plenarinho da Casa de José Mariano, ocorreu a reunião para a instalação da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Câmara Municipal do Recife, promovida pela vereadora Liana Cirne (PT). “Uma grande alegria estar aqui hoje. Recife é a capital do Brasil com o maior índice de pessoas com deficiências de variados tipos, inclusive deficiências ocultas”. Além de Liana Cirne, Elaine Cristina (PSOL), Ana Lúcia (Republicanos), Tadeu Calheiros (MDB) e Victor André Gomes (PV) farão parte do novo colegiado.

A vocação do Recife para a expressão artística motivou a realização de uma reunião solene na noite desta terça-feira (7), no plenário da Câmara Municipal. O evento foi promovido por iniciativa do vereador Ebinho Florêncio (Rede), que, por meio do requerimento nº 3310/2024, solicitou à Casa que promovesse a homenagem aos artistas da terra. O vereador Ivan Moraes (PSOL) presidiu a cerimônia.

Presidida pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos) a Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes realizou reunião na tarde desta terça-feira (7), quando analisou e aprovou 18 matérias legislativas, sendo um projeto de lei do Executivo (PLE), 10 projetos de lei Ordinária (PLO) e sete projetos de Decreto Legislativo (PDL). Participaram a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) e o vereador Hélio Guabiraba (PSB).

As visitas e atividades do mandato do vereador Ronaldo Lopes (PP) a três comunidades localizadas no bairro da Guabiraba, na Zona Norte, foram o tema de um discurso proferido pelo parlamentar nesta terça-feira (7), durante a reunião plenária da Câmara Municipal. Lopes disse ter visitado as comunidades de Bom Clima, Morada Verde e Bola na Rede na semana passada.

A situação do Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores do Município do Recife (Saúde Recife) foram tema de um discurso proferido pelo vereador Felipe Alecrim (Novo). Durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta terça-feira (7), o parlamentar ocupou a tribuna para demonstrar indignação com os relatos de interrupção de tratamento feitos por servidores da capital. Na ocasião, Alecrim também tratou das dificuldades existentes hoje no tratamento de pacientes de hanseníase no Recife.

O vereador Almir Fernando (PSB) disse, na tribuna da Casa de José Mariano, que observou e discorda de discursos feitos por vereadores da bancada de oposição, a respeito de críticas à gestão municipal. O parlamentar pontuou que muitas obras vêm acontecendo na cidade, a exemplo da construção e manutenção de encostas. “O que a gente vê é uma realidade totalmente diferente. Se a gente quiser buscar defeito em qualquer lugar, a gente vai buscar, principalmente numa cidade tão difícil como a nossa. Mas as ações estão ocorrendo na cidade”. O assunto foi abordado na manhã desta terça-feira (7) durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife.