Notícias

O problema do lixo no Recife voltou à pauta de discussão, na sessão plenária desta quarta-feira (14). O vereador Luiz Eustáquio (PT) repercutiu matéria publicada em jornal local que aponta os requerimentos para limpeza urbana em vários bairros da cidade como os mais solicitados pelos vereadores ao Executivo. O vereador ressaltou que a prefeitura tem trabalhado na coleta, mas que a população também não colabora. “Muitas vezes, a própria comunidade coloca lixo na rua, mesmo depois da coleta do caminhão. Temos falhas, mas temos grandes acertos. Confio no trabalho do prefeito e da gestão. Enfrentamos algumas dificuldades, mas conseguimos fazer o melhor”. Com relação à instalação de uma CPI do lixo, proposta pela vereadora Aline Mariano (PSDB), o parlamentar disse estar tranquilo. “Com muita tranquilidade vou estar aqui para votar, no dia em que a vereadora apresentar o requerimento”.

A criação do Dia da Visibilidade das Profissionais do Sexo foi aprovada em primeira discussão, durante a sessão da última terça-feira (13). O projeto do vereador Daniel Coelho (PV) voltou à pauta nesta quarta-feira (14) e acabou sendo discutido pelo vereador Luiz Eustáquio (PT), que se posicionou contrário à matéria. “Fico muito preocupado que coloquemos no calendário de nossa cidade este dia. Parece que estamos fazendo apologia à questão do sexo, a uma pessoa que se coloca a disposição para vender o seu corpo. No momento em que você comemora este dia, que mensagem passa à sociedade: Que é muito bom, muito legal ser uma profissional do sexo. Na forma com está colocado, este projeto não melhora a vida das pessoas que vivem do sexo, nem a da nossa sociedade e das nossas crianças”.

O prefeito do Recife, João da Costa, lançou, nesta quarta-feira (14), a Operação Inverno 2010. Este ano o programa terá um investimento de R$ 43 milhões e envolverá cerca de mil servidores municipais para intensificar, desde já, o trabalho de preparação da cidade para o período das chuvas. O lançamento do programa foi comemorado na Câmara por vários parlamentares.

Em todo o País, nesta quarta-feira (14), os médicos residentes fazem uma paralização de 24 horas das atividades com o objetivo de sensibilizar a população para a pauta de reivindicações da categoria. E na Câmara Municipal do Recife, eles receberam o apoio, durante a sessão plenária, do vereador Luciano Siqueira (PC do B). “Reconheço a mesma pauta de reivindicações de quando fui médico residente, há 20 anos. O que eles desejam é ser reconhecidos como trabalhadores e assim garantir alguns direitos. A nossa solidariedade e apoio ao justo movimento pela valorização dos médicos residentes em nosso País”.

Aprovado em primeira discussão, o projeto de lei que obriga o uso de um lacre higiênico na parte de fora das latas e garrafas de bebidas oferecidas à população voltará para segunda votação na sessão de hoje, na Câmara Municipal do Recife. A proposta da matéria inclui bebidas de toda espécie e, pelo que ela dispõe, o Poder Executivo, em parceria com os setores representativos de bares e restaurantes, viabilizarão mecanismos para a aplicabilidade da Lei.

O calendário de eventos da cidade poderá ganhar mais uma data especial. E a Câmara Municipal do Recife poderá também ter contribuído para reafirmar o espírito histórico de vanguarda que sempre marcou a capital pernambucana. Por unanimidade, os parlamentares aprovaram o projeto de lei, do vereador Daniel Coelho (PV), que institui na cidade o Dia da Visibilidade das Profissionais do Sexo, a ser celebrado, anualmente, no dia 02 de junho.

A vereadora Aline Mariano (PSDB) criticou, na tarde de terça-feira (13), no plenário da Câmara o que classificou como censura ao Diario de Pernambuco. De acordo com a vereadora, o jornal fez uma reportagem mostrando os efeitos das chuvas no Rio de Janeiro e o lixo amontoado no Recife em virtude de uma greve de garis. “A Prefeitura do Recife não gostou e o chefe de gabinete do prefeito, Félix Valente, postou em seu twitter comentários desabonadores ao Diario, entre eles o de que o jornal seria um balcão de negócios”.

Deve ser votado, na Câmara Federal, na próxima semana, o projeto de lei complementar que antecipa a aposentadoria para deficientes. A proposta, em tramitação há cinco anos, foi tema de pronunciamento do vereador Estefano Menudo (PHS), na tarde desta terça-feira (13). “Fica aqui o meu apelo para que o projeto seja aprovado o quanto antes, para que esses direitos sejam assegurados a essas pessoas que tanto necessitam”.

O Instituto de Assistência Social e Cidadania – Iasc publicou no Diário Oficial desta terça-feira, 13 de abril, a abertura de inscrições para um concurso público que irá contratar 220 educadores sociais. Para participar é preciso ter completado o ensino médio e ter mais de 18 anos. As inscrições custam R$ 35,00 e podem ser feitas até o dia 14 de maio. O vice-líder do governo, vereador Inácio Neto (PTN) comemorou a notícia em plenário. Ele acredita que as reclamações recorrentes em relação aos serviços do Iasc estão com os dias contados.

Presidente do Parlamento Metropolitano do Recife, o vereador Josenildo Sinesio (PT) comemorou, na sessão plenária desta terça-feira (13), o sucesso do I Seminário Nacional sobre erosão marinha, promovido pela entidade nos últimos dias 8,9 e 10. “O evento foi um sucesso. Foram 340 pessoas inscritas e fiquei impressionado porque jamais poderia imaginar que o público participaria todos os dias. Também tivemos a presença de vereadores de 10 cidades da Paraíba, de Alagoas e de Pernambuco, técnicos de várias universidades, empresários e a sociedade”.