Notícias

A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal do Recife discutiu e aprovou seis projetos de lei do Executivo (PLE), durante encontro por videoconferência realizado nesta quinta-feira (17). Dentre as proposições, a Lei Orçamentária Anual (LOA), que estima a receita e fixa a despesa do Município para 2023, e a que dispõe sobre a revisão do Plano Plurianual 2022-2025. Estiveram presentes, além do presidente do colegiado, vereador Samuel Salazar (MDB), a vereadora Natália de Menudo (PSB) e os vereadores Aderaldo Pinto (PSB) e Marco Aurélio Filho (PRTB).

Na tarde desta sexta-feira (11), a professora Maria do Socorro de Lima Oliveira tornou-se cidadã recifense, numa iniciativa da vereadora Dani Portela (PSOL). O plenário da Casa de José Mariano recebeu amigos, colegas de trabalho e familiares da Pró-Reitora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) . O vereador Rinaldo Junior (PSB) presidiu a solenidade.

A maior comenda do Legislativo Municipal, a Medalha de Mérito José Mariano, foi entregue pelo vereador Fred Ferreira (PSC) ao empresário e sócio fundador da Sá Leitão Auditores e Consultores, Cláudio José Sá Leitão, em reunião solene realizada na manhã desta sexta-feira (11). A medalha é concedida pela Câmara do Recife a personalidades que tenham prestados serviços relevantes à sociedade ou, segundo o Regimento Interno, é entregue, ainda, a pessoas física ou jurídica que se tenham consagrado mundialmente por serviços prestados à humanidade e à paz mundial.

Ela é conhecida como a mais célebre cirandeira do Brasil. É Patrimônio Vivo de Pernambuco. Cantora, compositora e dona de vários prêmios e honrarias. Seu nome de batismo é Maria Madalena Correia do Nascimento, mas ganhou o mundo com o nome artístico, Lia de Itamaracá. Na tarde desta quinta-feira (10), diante de um plenário cheio de alegria, música e, naturalmente, ciranda, a Câmara Municipal concedeu-lhe, o Título de Cidadã do Recife, numa iniciativa do vereador Ivan Moraes (PSOL). A solenidade foi presidida pelo vereador Fabiano Ferraz (Avante).

Para discutir e buscar soluções e encaminhamentos sobre “a ressocialização de meninas e mulheres encarceradas”, a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) reuniu autoridades, pessoas que trabalham com essa temática e reeducandas do sistema prisional para uma reunião pública na Câmara Municipal do Recife, na tarde desta quinta-feira (10). A parlamentar levou em conta que existem cerca de 34 mil mulheres brasileiras atrás das grades, de acordo com o Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias (Infopen Mulheres), lançado pelo Ministério da Justiça e que esse número não para de crescer.

Com grande audiência e visibilidade, o Blog Edmar Lyra, que funciona há quase 15 anos, teve mais de três milhões de visualizações em 2021, fato que se repete neste ano eleitoral. O seu conteúdo é de caráter “noticioso, com foco político”. Por essas qualificações, a página da internet recebeu homenagem do vereador Almir Fernando (PCdoB), em reunião solene realizada na tarde desta quarta-feira (9). “É um dos meios de comunicação mais importantes do Recife e do Estado, além de ser reconhecido pela inovação, seriedade, ética e responsabilidade com a notícia e o leitor”, disse o parlamentar, que entregou uma placa comemorativa ao titular do blog, Edmar Lyra.

Restaurantes, bares, lanchonetes e estabelecimentos similares localizados no município do Recife, que ofereçam pelo menos uma opção de prato vegetariano em seus cardápios, poderão receber o Selo Recife Vegetariano. Isso é o que prevê o projeto de lei número 231/2022, de autoria do vereador Tadeu Calheiros (Podemos), que foi aprovado na reunião da Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes, realizada de forma virtual na tarde desta quarta-feira (9).

A Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana da Câmara Municipal do Recife reuniu-se na manhã desta quarta-feira (9), por videoconferência, para analisar e emitir parecer pela aprovação ao projeto de lei número 222/2022, de autoria do vereador Marco Aurélio Filho (PRTB). Os vereadores Tadeu Calheiros (Podemos), Paulo Muniz (SD) e o presidente do colegiado, Fabiano Ferraz (Avante), acompanharam o andamento dos trabalhos.

A criação e disciplina do Programa “Porto Lilás”, no âmbito da Secretaria da Mulher do Recife, foi aprovada pela Comissão dos Direitos da Mulher que se reuniu de forma virtual na tarde desta terça-feira (8). A proposta está prevista no projeto de lei do Executivo (PLE) número 38/2022, que necessita da aprovação em plenário. Visa a arrecadar recursos a serem empregados na efetivação de políticas públicas para as mulheres realizadas pelo município do Recife. O Porto Lilás dependerá da arrecadação da Zona Azul, na área do Bairro do Recife, onde será construída a sede da Secretaria da Mulher e o Centro de Empreendedorismo da Mulher.

Apesar da distância em relação ao período chuvoso no Recife, o vereador Felipe Alecrim (PSC) chamou a atenção para a importância da realização de serviços preventivos para reduzir os efeitos das precipitações na cidade que, segundo destacou, causam alagamentos, deslizamentos de barreiras e “provocam o caos” na cidade. Na reunião Ordinária híbrida da Câmara do Recife desta terça-feira (8), o parlamentar informou que tem 33 requerimentos de sua autoria aprovados na Casa que pedem a intervenção da prefeitura em barreiras e áreas de risco, mas que apenas quatro foram atendidos.