Notícias

Celebrado em 18 de outubro, o Dia do Médico foi o tema de uma reunião solene promovida pela Câmara do Recife nesta quinta-feira (20). O evento, que partiu da iniciativa do vereador Tadeu Calheiros (Podemos), reuniu no plenário da Casa de José Mariano os representantes das principais entidades da categoria no Estado para homenagear 15 profissionais de destaque. O vereador Fabiano Ferraz (Avante) presidiu a solenidade.

Crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual terão prioridade no atendimento psicológico em toda a Rede Municipal de Saúde do Recife, de acordo com o projeto de lei Ordinária (PLO) número 255/2022, de autoria da vereadora Natália de Menudo (PSB), que foi aprovado em reunião virtual realizada na tarde desta quarta-feira (19), pela Comissão de Saúde. Outro importante projeto aprovado pelo colegiado foi o PLO 207/2022, de autoria de múltiplos vereadores, que dispõe sobre as bases para elaboração da “Política Municipal de uso e distribuição de Remédios Derivados da Cannabis”.

Foi aprovado por unanimidade, na Comissão de Finanças e Orçamento, o projeto de lei do Executivo (PLE) número 39/2022 que institui o Código de Administração Financeira do Município do Recife e dá outras providências. O colegiado se reuniu sob a presidência do vereador Samuel Salazar (MDB), na tarde desta quarta-feira (19) e contou com a presença do vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) e da vereadora Natália de Menudo (PSB).

A Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Câmara do Recife se posicionou a favor de cinco projetos de decreto legislativo que tramitam na Casa. Presidido pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos), o grupo se reuniu de forma remota nesta quarta-feira (19) para votar pareceres às cinco matérias, que tratam da concessão de homenagens pelo Poder Legislativo. Dentre elas, estava um projeto de autoria do presidente da Câmara, o vereador Romerinho Jatobá (PSB), que visa a conceder o Título de Cidadão do Recife ao Chief Executive Officer (CEO) da Azul Linhas Aéreas, John Peter Rodgerson.

Durante a reunião plenária da Câmara Municipal desta terça-feira (18), o vereador Rinaldo Junior (PSB) cobrou o restabelecimento da meia passagem aos domingos no transporte público metropolitano. O parlamentar lembrou que o direito havia sido suspenso devido às restrições da pandemia de covid-19, fator que não justificaria mais a sua não aplicação.

Na reunião plenária híbrida da Câmara do Recife, desta terça-feira (18), o vereador Almir Fernando (PCdoB) ocupou a tribuna para abordar dois assuntos: o primeiro, foi a gratuidade dos ônibus do Grande Recife no dia do segundo turno da eleição presidencial, em 30 de outubro, para permitir que a população tenha condições de ir votar. O outro, a construção de encostas que vão beneficiar as populações do Córrego do Euclides, no Alto José Bonifácio e do Córrego da Bica, em Passarinho, ambos na Zona Norte da cidade.

Na data em que se comemora o Dia do Estivador, neste 18 de outubro, o vereador Osmar Ricardo (PT) disse que “a categoria, regulamentada por lei específica, é diferenciada” e que sua existência é resultado da resistência dos trabalhadores. “Os estivadores resistem ao tempo e às transformações porque foram capazes de provar que sua história vem de longe e não acaba aqui. Hoje é um dia nobre e de um significado muito grande para quem faz a estiva do Brasil”, afirmou, na reunião plenária híbrida, realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (18).

O vereador Ivan Moraes (PSOL) criticou, durante a plenária da Câmara Municipal do Recife desta terça-feira (18), a publicação da nova norma pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) sobre o uso do canabidiol. O Conselho autorizou que produtos de cannabis sejam usados apenas para tratar alguns quadros de epilepsia e proíbe a prescrição de “quaisquer outros derivados (da cannabis sativa) que não o canabidiol”. Além disso, a resolução cita ser “vedado” aos médicos prescreverem a substância para outras doenças, exceto se o tratamento fizer parte de estudo científico.

O vereador Tadeu Calheiros (Podemos) promoveu uma reunião solene, na Câmara, na tarde desta segunda-feira (17), para homenagear o centenário de nascimento de Irmã Adélia. Falecida no ano de 2013, a religiosa dedicou sua vida à Igreja Católica. Por ter presenciado aparições de Nossa Senhora das Graças, foi aberto um processo de beatificação e canonização da Irmã que poderá ser a primeira Santa pernambucana. Religiosos e familiares estiveram presentes na Casa. O vereador Zé Neto (PROS) presidiu o evento.

A Câmara do Recife aprovou nesta segunda-feira (20), em primeira e segunda discussões, o projeto de lei do Executivo nº 20/2022, que dispõe sobre a eleição de dirigentes das unidades da rede municipal de ensino. Após a votação, a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) subiu à tribuna da Casa para tratar da matéria. Presidente da Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esporte e relatora da proposta, ela fez pontuações sobre emendas ao projeto apresentadas no colegiado e que foram aprovadas pelo plenário.