Notícias

A boa convivência entre ciclistas e pedestres no calçadão de Boa Viagem foi tema de um discurso proferido vereador Alcides Cardoso (DEM) nesta segunda-feira (28). Durante a reunião Ordinária remota da Câmara do Recife, o parlamentar discutiu o requerimento nº 5711/2021, de sua autoria que pede à Prefeitura que reforce a fiscalização e estude medidas de punição para o uso indevido de bicicletas na orla.

A Câmara do Recife aprovou nesta segunda-feira (28) um conjunto de três requerimentos de autoria da vereadora Michele Collins (PP) que têm em vista a realização de políticas voltadas para a população feminina do Recife. Nos textos, a parlamentar faz pedidos para que o Poder Executivo implemente na capital pernambucana programas estabelecidos pelo Governo Federal.

“O amor incondicional precisa ser exaltado”. A frase foi dita pelo vereador Ivan Moraes (PSOL) ao destacar o Dia Internacional do Orgulho LGBT e lamentar casos de violência contra pessoas LGBTQIA+. Em seu pronunciamento na reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife nesta segunda-feira (28), ele também criticou a suspeita de corrupção na aquisição de vacinas pelo Governo Federal.

Dia 28 de junho, Dia do Orgulho LGBT. Nesta manhã, durante a reunião Ordinária remota, a vereadora Liana Cirne (PT) proferiu um discurso sobre o tema para marcar a importância da celebração contra o preconceito e pelo direito à igualdade. Na ocasião, ela repercutiu casos recentes de violência contra essa população e destacou a necessidade de ensino sobre o respeito em ambientes que não se restringem à convivência familiar.

A aprovação do projeto de lei do executivo número 21/2021, que institui o Auxílio Municipal Emergencial (AME) São João do Recife, representa, na prática, “uma transferência de renda para quem mais precisa”, de acordo com o vereador Rinaldo Junior (PSB). Ele fez a comparação na reunião virtual Ordinária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (28), que votou os pareceres das comissões de Legislação e Justiça; de Finanças e Orçamento; e de Educação, Cultura, Turismo e Esportes.

O vereador Luiz Eustáquio (PSB) debateu o requerimento de número 5711/2021, de autoria do vereador Alcides Cardoso (DEM), na reunião virtual Ordinária realizada pela Câmara Municipal do Recife na manhã desta segunda-feira (28). O requerimento, que foi aprovado, dirige indicação ao secretário de Segurança Urbana de Recife, Murilo Cavalcanti, para determinar o reforço na fiscalização, e possível punição, do uso indevido de bicicletas nas áreas exclusivas para pedestres no calçadão de Boa Viagem, no bairro de Boa Viagem.

A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) discutiu e aprovou quatro requerimentos de sua autoria na reunião virtual Ordinária realizada pela Câmara Municipal do Recife na manhã desta segunda-feira (28). Dois deles pedem a instalação de unidades de saúde da família (USF) em comunidades da periferia do Recife; um terceiro, solicita a inclusão dos profissionais que atuam nos supermercados na campanha de vacinação contra a covid-19 e, o último, propõe uma reunião pública, por videoconferência, em homenagem ao Dia Internacional do Orgulho LGBT.

O vereador Renato Antunes (PSC) manifestou solidariedade para com Roberta, a mulher trans, de 33 anos, que foi queimada viva no Cais de Santa Rita, no Centro do Recife. Levada ao Hospital da Restauração, pelo SAMU, constatou-se que Roberta teve 40% do corpo queimado. “Ela teve a vida mudada, dizem que por ação de um adolescente. Mas, eu não o chamo de adolescente e sim um marginal. Ele a tratou de forma desumana, e está à margem da lei”, disse.

No Dia Internacional do Orgulho LGBT a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) ocupou a tribuna virtual da Câmara Municipal do Recife para dizer que hoje é “um dia de se afirmar os direitos e exigir respeito”. Ela informou que, antes de participar da reunião virtual Ordinária, realizada na manhã desta segunda-feira (28), esteve num evento que reuniu representantes de organizações da sociedade civil do segmento LGBTQIA+ numa intervenção urbana no Centro do Recife.

O crime cometido no Recife contra a mulher trans Roberta Nascimento da Silva na última quinta-feira (24) foi tema de um discurso da vereadora Michele Collins (PP) durante a reunião Ordinária remota da Câmara Municipal desta segunda-feira (28). No pronunciamento, a parlamentar – que é presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Casa – repercutiu ações tomadas para acompanhar o caso. Silva, que teve cerca de 40% queimado após ser atacada na região central do Recife, está internada no Hospital da Restauração.