Notícias

A partir da próxima segunda-feira (8), a Câmara Municipal do Recife dá início à utilização de assinaturas eletrônicas em proposições legislativas e documentos administrativos da Casa. A inovação é fruto do termo de cooperação técnica firmado entre o Poder Legislativo e a Empresa Municipal de Informática (Emprel).

O vereador Luiz Eustáquio (PSB) promoveu uma audiência pública, na manhã desta quinta-feira (4), por meio de videoconferência, no intuito de discutir a situação das marquises no Recife. “Esse tema é muito sério e vem causando acidentes pela cidade”, destacou o parlamentar. Participaram do debate representantes do Instituto de Arquitetos do Brasil, CREA- PE, Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), Secovi-PE, Corpo de Bombeiros, Dircon e Defesa Civil.

Durante reunião da Comissão de Acessibilidade e Mobilidade, da Câmara do Recife, na manhã desta quarta-feira (3), via videoconferência, o presidente do colegiado, vereador Fabiano Ferraz (Avante) repercutiu assuntos tratados em recente encontro com a presidente da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), Taciana Ferreira. Os vereadores Paulo Muniz (SD), Júnior Tércio (Podemos) , Dilson Batista (Avante) e Eduardo Marques (PSB) acompanharam a transmissão.

A Comissão de Defesa dos Direitos das Mulheres reuniu-se de forma remota, na tarde desta terça-feira (2), para distribuição de projetos de lei e encaminhamento das comemorações para o Dia Internacional da Mulher. “Nessa data, vamos realizar um evento em que trataremos de temas que nos unem e com os quais poderemos construir uma política de mulheres com muitas vozes, na Casa de José Mariano”, comentou a presidente do colegiado, vereadora Cida Pedrosa (PCdoB).

Com a presença de religiosos de diversas denominações cristãs, a vereadora Liana Cirne (PT) realizou reunião solene em celebração à Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021. “É com muita alegria que nós promovemos essa reunião hoje, na Câmara Municipal do Recife”, disse, na abertura do evento, que foi realizado de forma remota, por videoconferência, na tarde desta terça-feira (2).

A Comissão de Legislação e Justiça, presidida pelo vereador Felipe Francismar (PSB), analisou 14 proposições durante reunião realizada por videoconferência, na tarde desta terça-feira (2). Na ocasião, foram aprovados cinco projetos de decreto legislativo, um projeto de resolução e sete projetos de lei. Além desses, mais um projeto de lei foi rejeitado.

Através do projeto de resolução nº 04/2021, será criada, na Câmara do Recife, a Frente Parlamentar pela Renda Básica. O vereador Rinaldo Júnior (PSB), autor da proposta, discutiu os pareceres 07/2021 e 06/2021, das Comissões de Legislação e Justiça e de Finanças e Orçamento, respectivamente, opinando pela aprovação. O vereador disse na tarde desta terça-feira (02), durante reunião Ordinária da Casa, por videoconferência, que este é um anseio da população e mais do que isso, necessidade de todos, especialmente neste momento de pandemia. “Este tema foi discutido em nível nacional e o nosso prefeito João campos foi o criador de uma Frente nacional pela Renda Mínima”.

Através dos requerimentos 1091/2021 e 1092/2021, ambos dirigidos à Secretaria de Saúde do Município, solicitando providencias para melhoria de infraestrutura do Posto de Saúde Família Dr. Luiz Wilson, na comunidade da Bomba do Hemetério, e melhorias na Unidade de Saúde da Família ACS Maria Rita da Silva, na comunidade do Alto José Bonifácio, de autoria da vereadora Ana Lúcia (Republicanos), tem por objetivo melhorar o atendimento da população. Ela disse na tarde desta terça-feira (02), durante Reunião Ordinária, da Câmara do Recife, por videoconferência, que se trata de questões de segurança e melhoria do atendimento.

O vereador Tadeu Calheiros (Podemos) comemorou a nomeação, por parte da Prefeitura do Recife, de 25 profissionais da saúde, já concursados. Ele disse na manhã desta terça-feira (02), durante reunião Ordinária, da Câmara Municipal, por videoconferência, que é muito bem vinda a nomeação de 15 médicos, dois técnicos laboratoriais, dois técnicos de enfermagem, um enfermeiro, um biomédico, um biólogo e três psicólogos. Mas, lembrou que há uma enorme vacância no setor e necessidade de mais contratações.

Um mês que marca no mundo a luta das mulheres pela equidade, ou seja, igualdade entre homens e mulheres e contra a violência. Para lembrar março, o Mês das Mulheres, a vereadora Dani Portela (PSOL) chamou a atenção para a desigualdade em empregos e cargos, na saúde, na ocupação de espaço institucional na política e em política públicas. Ela ressaltou na manhã desta terça-feira (02), durante reunião Ordinária, da Câmara do Recife, por videoconferência, que na Casa José Mariano dos 39 parlamentares, apenas nove são mulheres simbolizando a pouco ocupação de espaços políticos.