Notícias

A vereadora Liana Cirne (PT) fez uso da tribuna virtual da Câmara do Recife nesta terça-feira (2) para criticar vetos do presidente Jair Bolsonaro a trechos da lei federal nº 14.121/2021, advinda da Medida Provisória 1.003/2020. O texto autoriza o País a aderir ao programa Covax Facility, de acesso global a vacinas contra o coronavírus. Com as mudanças, foram excluídas da lei a autorização a estados e municípios para vacinar suas populações em caso de omissão ou inadequação do Programa de Imunização do Ministério da Saúde, e o prazo de cinco dias para que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) conceda autorização de uso emergencial temporário para importação e distribuição de imunizantes.

O vereador Ivan Moraes (PSOL) manifestou seu apoio à Abrace Esperança, associação de pacientes da Paraíba, que teve suspenso pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa), o direito de produzir o óleo à base de canabidiol, ou seja, o óleo extraído da cannabis sativa, conhecida popularmente como a maconha, para uso terapêutico, no controle de doenças progressivas, epilepsia, câncer e pacientes com convulsões. Ele informou na manhã desta terça-feira (02), durante reunião Ordinária, da Câmara do Recife, por videoconferência, que o desembargador Sílvio Marconi, da 5ª Região, concedeu a liminar proibindo que a Associação forneça o remédio. “A Abrace fornece o produto a preços mais baratos e possíveis de serem comprados”.

O vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) disse que considera como essenciais, as atividades físicas e os templos religiosos. Por isso, defende que as igrejas e os locais onde ocorrem as práticas de exercícios continuem funcionando normalmente nesta pandemia, pois acha que elas são fundamentais para manter a saúde do corpo e do espírito. O vereador fez as considerações na reunião Ordinária, realizada pela Câmara Municipal do Recife, por videoconferência, na tarde desta terça-feira (2).

O requerimento nº 1203/2021 solicitando a realização de uma reunião plenária, em caráter solene, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher foi destacado pela vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), na reunião Ordinária da Câmara do Recife, desta terça-feira (2). O documento é de autoria conjunta das parlamentares Cida Pedrosa (PCdoB), Ana Lúcia (Republicanos), Dani Portela (PSOL), Andreza Romero (PP), Liana Cirne (PT) e Natália de Menudo (PSB).

Três requerimentos da vereadora Liana Cirne (PT) foram discutidos pela parlamentar, durante reunião Ordinária da Câmara, nesta terça-feira (2). As proposições 707/2021, 995/2021 e 1204/2021 tratam, respectivamente, da formação de uma comissão para fiscalização de rede de ensino municipal; concessão do auxílio estadual emergencial para a cultura e concurso público para contratação de intérpretes de Libras na Câmara. O primeiro foi rejeitado, mas os outros dois, aprovados.

Na reunião Ordinária virtual da Câmara do Recife desta terça-feira (1º), o vereador Rinaldo Junior (PSB) demonstrou preocupação com a situação de quem trabalha com cultura na cidade, sobretudo com a aproximação do ciclo junino. Ele lembrou que sugeriu há dois meses, através de um requerimento encaminhado ao prefeito João Campos, a criação do Fundo Emergencial da Cultura (FEC).

A melhoria do sistema de drenagem da Avenida Doutor José Rufino, no bairro de Areias, solicitada por meio do Requerimento 3224/20219, de autoria do vereador Chico Kiko (PP), ganhou destaque na imprensa local, segundo o parlamentar. “Com o serviço realizado pela Prefeitura, e mesmo com a queda das fortes chuvas, essa via, que era um ponto crítico em nossa cidade, não tem mais acúmulo de água”. O assunto foi levantado nesta terça-feira (2), na reunião Ordinária da Câmara do Recife, via videoconferência.

A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) promoveu uma defesa da revisão das leis municipais de fomento à cultura durante a reunião Ordinária remota da Câmara do Recife desta terça-feira (2). A parlamentar demonstrou apoio ao requerimento nº 1191/2021, do vereador Rinaldo Junior (PSB), que solicita ao Poder Executivo a criação de um Fundo Emergencial de Cultura, em decorrência da pandemia de covid-19.

O vereador Fabiano Ferraz (Avante) ressaltou, na reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife, realizada de forma remota, nesta terça-feira (2), a importância das medidas restritivas adotadas pelo governo estadual no combate ao coronavírus. Elas passam a valer na próxima quarta-feira (3) e seguem até o dia 17. “Essas ações tiveram que ser tomadas após o Estado ultrapassar a média de 90% de ocupação dos leitos”.

O Programa Crédito Popular do Recife foi aprovado pela Câmara do Recife em duas discussões na última segunda-feira (1º). Durante a reunião Ordinária remota, desta terça-feira (2), o vereador Osmar Ricardo (PT) teceu considerações sobre a votação do projeto do Executivo número 2/2021, que trata do programa. O parlamentar enalteceu a incorporação de uma emenda da Casa que estende a preferência do benefício a pessoas com deficiência, pretos e pardos.