Notícias

Através da elaboração de um requerimento, o vereador Almir Fernando (PCdoB) vai sugerir à Prefeitura do Recife criar o programa Caminho das Águas. O programa consiste em desviar águas servidas das casas, das encostas para as escadarias, evitando assim que arrastem a terra dos morros. Ele disse na tarde desta terça-feira (1º), na Câmara Municipal, que essa medida evitaria os deslizamentos, especialmente no inverno. “Muitos moradores despejam as águas servidas na encosta, ajudando a provocar deslizamento. Seria uma forma de diminuir riscos”. Sugeriu também que seja feita a limpeza da argamassa dos muros de arrimo.

Duas importantes obras na área de esportes e lazer foram entregues pelo prefeito Geraldo Julio aos jovens da Zona Oeste do Recife: a revitalização do Campo do 15, na Avenida do Forte, no Cordeiro; e da Praça do Engenho do Meio. “Foram obras de restauração de equipamentos públicos de grande valor para os jovens e demais moradores dos dois bairros. A realização dessas obras mostra o quanto a gestão está comprometida com as comunidades”, afirmou o vereador Aderaldo Pinto (PSB), na reunião ordinária desta terça-feira (1º).

Existente há 27 anos, a Associação Pernambucana de Mães Solteiras realiza um importante trabalho de reconhecimento de paternidade de crianças, adolescentes e adultos. Mesmo já tendo promovido cerca de 50 mil processos com esse objetivo, ainda assim não tem uma sede própria. Para tentar reparar essa situação, a vereadora Goretti Queiroz (PSC) fez um apelo ao prefeito Geraldo Julio no sentido de oferecer um espaço onde a entidade realize os trabalhos. “A Associação existe desde 1992 e realiza um trabalho de fundamental importância sob os aspectos social, moral e psicológico”, afirmou a vereadora, na reunião ordinária desta terça-feira (1º).

Nesta terça-feira (1º), é celebrado o Dia do Vereador – e a data não poderia deixar de ser lembrada na Câmara do Recife. Na tribuna da Casa de José Mariano, o vereador Hélio Guabiraba (sem partido) aproveitou a ocasião para tratar da reunião solene de sua iniciativa que será promovida no dia 25 de outubro, para honrar os ex-parlamentares do Poder Legislativo Municipal.

A situação dos mercados públicos do Recife foi discutida na audiência pública de autoria da vereadora Aline Mariano (PP), realizada na manhã desta terça-feira (1º), no plenarinho. Segundo a parlamentar, os mercados são parte da identidade da cidade do Recife e precisam de uma atenção específica. “Eles emprestam charme e revelam o caráter de sua gente, hábitos, costumes e cultura. E uma maior atenção a este tema é extremamente necessário para que procuremos solucionar os inúmeros problemas que assolam o interior dos Mercados Públicos do Recife”.

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a qualidade da merenda distribuída nas escolas da rede municipal de ensino do Recife voltou a ser pauta de debate na Casa de José Mariano. Na tribuna da Câmara, o vereador Renato Antunes (PSC), que já havia abordado o tema durante o pequeno expediente – período da reunião plenária que não permite o aparte de outros parlamentares –, abriu o assunto para discussão durante o grande expediente.

Dez projetos de lei foram votados e outros dez distribuídos, para receber parecer dos relatores, em reunião realizada no final da tarde desta segunda-feira (30) pela Comissão de Legislação e Justiça. Um dos destaques das discussões foi o projeto de lei número 90/2019, de autoria do vereador Rinaldo Junior (PSB), que recebeu parecer de aprovação. A matéria institui a Lei Anticalote sobre a contratação de serviços terceirizados no âmbito dos poderes públicos.

A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) colocou a Comissão de Educação da Câmara do Recife, da qual é presidente, à disposição para receber e ouvir pais, gestores, conselheiros e discutir a qualidade e quantidade da merenda escolar oferecida na rede municipal. Ela disse na tarde desta segunda-feira (30), que só assinará o pedido de Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI -, desde que sejam apresentados documentos e sejam ouvidos os interessados na qualidade da merenda. “Devemos ouvir o Conselho Alimentar, por exemplo, que não é do governo e sim composto pela população".

Desde que assumiu o cargo em 2016, o vereador Ivan Moraes (PSol) tem em mente aproximar as discussões oficiais da Câmara com as do resto da sociedade. Foi o que ele assegurou, na reunião ordinária desta segunda-feira, (30), ao justificar a iniciativa de apresentar um vídeo que o seu gabinete produziu durante a caminhada do Dia Nacional dos Surdos, 27 de setembro, dentro das comemorações do Setembro Azul. “Fazer o vídeo e trazer para apresentação em plenário é uma forma de dar acesso a vozes de cidadãos que não têm mandato, mas que são relevantes”, disse.