Notícias

Uma semana depois de ter feito críticas sobre a compra e a destinação de instrumentos musicais realizada pela gestão municipal anterior, o vereador Alcides Cardoso (PSDB) voltou ao assunto durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta segunda-feira (4). A fala dele foi feita em resposta ao discurso da vereadora Ana Lúcia (Republicanos), durante a reunião Ordinária da última terça-feira (29). “Prestes a completar, neste mês, mil dias dessa compra, que foi feita nos últimos dias da gestão Geraldo Julio, ela [a compra] ainda causa prejuízo ao dinheiro público, já que 40% dos equipamentos musicais permanecem estocados e sofrendo com a ação do tempo”, disse.

Desde 2015, a campanha Setembro Amarelo é um momento que marca, todos os anos, a luta da prevenção ao suicídio no Brasil. Na Câmara do Recife, o vereador Ronaldo Lopes (PSC) ocupou a tribuna durante a reunião plenária desta segunda-feira (4) para tratar do tema. Aos demais parlamentares e ao público, ele prestou um relato pessoal de enfrentamento à depressão e à ansiedade.

Um profissão voltada para a qualidade de vida e para a manutenção da saúde física, com impactos na saúde mental. A relevância dos profissionais de educação física para a população motivou a realização de uma solenidade nesta sexta-feira (1º), na Câmara do Recife. Proposto pelo vereador Rinaldo Junior (PSB), o evento homenageou 75 educadoras e educadores de destaque no Dia do Profissional de Educação Física. O vereador Professor Mirinho (SD) presidiu a cerimônia.

A criação da “Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental e Emocional do Município do Recife”, no âmbito da Câmara Municipal do Recife, foi aprovada pela Comissão de Legislação e Justiça em reunião realizada na manhã deste sexta-feira (1º). O grupo parlamentar, que ainda precisa ser aprovado em plenário, terá por finalidade propor, discutir, incentivar, implementar, acompanhar e fiscalizar políticas públicas voltadas à saúde mental e emocional das pessoas em nosso município.

Considerado um expoente da Geologia em Pernambuco, o cearense Alarico Antônio Frota Mont’Alverne recebeu na tarde desta quinta-feira (31) o Título de Cidadão do Recife. A cerimônia, promovida pela Câmara Municipal, foi realizada no plenário da Casa, por iniciativa do vereador Alcides Cardoso (PSDB). O vereador Felipe Alecrim (PSC) presidiu a reunião solene.

Uma comitiva de vereadores da Câmara Municipal do Recife realizou visita técnica, na manhã desta quinta-feira (31), às obras do Novotel Recife Marina, que está sendo construído na área do antigo armazém 15 do Porto, no bairro de São José. Os parlamentares, juntamente com a chefe do Gabinete do Centro do Recife (Recentro), Ana Paula Vilaça, foram recebidos pelos empreendedores do novo equipamento hoteleiro.

Sob a presidência do vereador Marco Aurélio Filho (PRTB), e com a presença dos vereadores Ivan Moraes (PSOL) e Joselito Ferreira (PSB), a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal do Recife reuniu-se, em caráter extraordinário, na manhã desta quinta-feira (31). O colegiado aprovou três proposições, sendo dois projetos de lei Ordinária (PLO) e um projeto de resolução. Além disso, foram distribuídas outras 39 proposições.

A engenheira civil e de segurança do trabalho Roberta Meneses é a mais nova Cidadã do Recife. O Título foi concedido na tarde desta quarta-feira (30), em cerimônia promovida no plenário da Câmara Municipal, por iniciativa do vereador Paulo Muniz (SD). A reunião solene foi presidida pelo vereador Felipe Alecrim (PSC).

Somente este ano, dois prédios desabaram e 15 pessoas morreram devido aos desmoronamentos, na Região Metropolitana do Recife. Ambas as construções eram do tipo caixão, nome que se dá às edificações que ao invés de usar vigas ou pilares, são as próprias paredes que dão sustentação à estrutura do edifício. Mas, esses prédios também tinham outra característica: estavam abandonados porque sofreram interdições. Essa é a situação de vários outros prédios, inclusive de conjuntos habitacionais, que se encontram embargados e estão se deteriorando, sem valor de mercado. Diante dessa situação, o vereador Samuel Salazar (MDB) reuniu especialistas, autoridades municipais, representantes do setor imobiliário e membros da sociedade civil em audiência pública realizada na tarde desta quarta-feira (30).

Durante todo o dia desta terça-feira (29), doadores de sangue puderam cumprir esta nobre missão participando da Campanha Doar para Salvar – uma parceria da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope), Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Câmara Municipal do Recife e outras instituições. O comparecimento dos voluntários ao posto instalado no hall da Biblioteca da Alepe comprovou a força da união em prol do bem comum.