Notícias

O Metrô do Recife (Metrorec) foi um dos principais temas de debate na reunião plenária da Câmara do Recife desta terça-feira (18) – pela manhã, dois trens do sistema se chocaram na Estação Ipiranga, deixando mais de 60 feridos. Na tribuna, o vereador Rinaldo Junior (PSB) procurou rebater alguns pontos de um discurso proferido pelo vereador André Régis (PSDB) na ocasião, a exemplo da política de preços do modal de transporte. Para o socialista, o atual Governo Federal, defendido por Régis, erra ao impor aumentos sucessivos nas passagens.

O choque entre dois trens do Metrô do Recife, deixando até o momento 67 feridos, levou o vereador João da Costa (PT) a lamentar o ocorrido na tarde desta terça-feira (18), na Câmara do Recife. Ele denunciou a falta de investimento nesse equipamento de transporte público, um dos mais importantes modais nas grandes cidades. Disse que o sucateamento do metrô é uma prática do Governo Federal, ao que tudo indica, para viabilizar a privatização do mesmo. O parlamentar deu entrada em um requerimento para chamar uma audiência pública para discutir a atual situação do Metrorec e os impactos na mobilidade. A data ainda vai ser marcada.

Todos os anos, o mandato do vereador André Régis (PSDB) realiza a operação Volta às Aulas, que busca avaliar a preparação das escolas da rede pública municipal de ensino na recepção dos seus alunos. Segundo o parlamentar, desde 2013 sua equipe transitava sem problemas nas unidades – mas neste ano tem encontrado dificuldades para realizar o trabalho de fiscalização. Em discurso proferido na Câmara do Recife nesta terça-feira (18), Régis afirmou que servidores do seu gabinete chegaram a ser impedidos de entrar em algumas escolas.

A Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara do Recife tem um novo presidente: o vereador Chico Kiko (PP). O grupo se reuniu nesta terça-feira (18), na sede da Casa de José Mariano, para realizar a eleição para o cargo – que ficou vago em novembro de 2019, com o falecimento do vereador Carlos Gueiros. Durante a reunião, também ficou decidido que o vereador Luiz Eustáquio (PSB) passa a exercer a vice-presidência da comissão.

Sem citar a gestão da Prefeitura do Recife, o líder da Oposição na Câmara Municipal, vereador Renato Antunes (PSC), subiu à tribuna na tarde desta segunda-feira (17) para destacar as obras realizadas na Escola Municipal Luiz Vaz de Camões, que fica no bairro do Ipsep. “Na semana passada, eu vim aqui para criticar e dizer que o estabelecimento estava um caos e que o ano letivo foi iniciado com muitos problemas. Mas, uma semana depois, estive outra vez na escola, na manhã de hoje, e constatei que tudo está funcionando perfeitamente”, disse.

O vereador Benjamim da Saúde (Patriota) denunciou o que ele classificou como "abuso de policiais" - ao reprimirem protesto pacífico de profissionais de enfermagem em virtude dos baixos salários pagos, cerca de R$ 770,00. Ele disse na tarde desta segunda-feira (17), na Câmara do Recife, que os manifestantes foram agredidos com spray de pimenta e bombas de efeito moral, além de balas de borrachas. “Toda essa violência para dispersar trabalhadores, auxiliares e técnicos de enfermagem que exerciam o direito constitucional à greve”.

O vereador Luiz Eustáquio (PSB) disse que vai dar entrada num requerimento na Câmara Municipal do Recife pedindo que o Conselho Municipal de Transportes reveja a condição dos ônibus que fazem a linha 2920, cujo nome é Rio Doce/CDU, para que os veículos possam utilizar as mesmas paradas dos ônibus do sistema BRT na Avenida Caxangá. “Peço, desde já, o apoio a todos os vereadores para fortalecer esse pleito. O conselho precisa estar sensível para atender a essa expectativa que consideramos justa”, disse, na reunião ordinária desta segunda-feira (17).

Lançado na semana passada pelo Ministério da Cidadania, o Fórum Permanente de Mobilização Contra as Drogas contou com a participação da vereadora Michele Collins (PP), em Brasília. “O objetivo é reunir o maior número possível de pessoas, de toda a sociedade civil, para somar esforços visando enfrentar e prevenir o uso de drogas. Também é objetivo dessa iniciativa conscientizar a sociedade sobre os malefícios das drogas e os problemas que elas causam para o usuário, para a família e para a sociedade”, disse a vereadora, na reunião desta segunda-feira (17).

Na manhã desta segunda-feira (17), por iniciativa do vereador João da Costa (PT) a Câmara do Recife sediou uma audiência pública sobre o processo de privatização de duas empresas federais de tecnologia da informação: a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev) e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). À tarde, durante a reunião plenária, o parlamentar ocupou a tribuna do plenário para tratar do saldo e dos encaminhamentos do debate.

O balanço do mês de janeiro da Secretaria de Defesa Social (SDS) sobre a violência contra a mulher em Pernambuco foi tema de um discurso da vereadora Ana Lúcia (Republicanos) nesta segunda-feira (17), na Câmara do Recife. Na tribuna do plenário, a parlamentar lamentou a persistência dos números negativos no Estado – apenas no mês passado, foram registrados pela SDS 3.899 casos de violência doméstica e 20 feminicídios. “É preciso pensar no Pacto pela Vida da Mulher. É perigoso uma mulher viver na cidade do Recife.”