Os vereadores e as vereadoras da Câmara do Recife se reuniram na manhã desta quinta-feira (1) para escolher, em reunião solene, os parlamentares integrantes da Comissão Executiva do Poder Legislativo Municipal do biênio 2019-2020. Na ocasião, foi reeleito o atual presidente da Casa, o vereador Eduardo Marques (PSB). O novo primeiro-secretário eleito é o vereador Romerinho Jatobá (PROS).
Notícias do Vereador
Uma festa dupla para homenagear de uma só vez dois pastores. Antônio Genaro Oliveira, pertencente à segunda geração de pastores quadrangulares, e Sérgio dos Santos, também pastor do Evangelho Quadrangular. Os títulos de cidadão do Recife foram concedidos nesta quinta-feira, 2, pelo vereador Marcos Di Bria (PSDC), na Câmara Municipal em solenidade no plenário da Casa. A solene foi presidida pelo vereador Eduardo Marques (PSB).
Uma comenda concedida a poucas pessoas, somente àquelas ilustres e que reconhecidamente se destacaram. Caso da médica Ângela Maria dos Santos, nefrologista reconhecida pelo trabalho desenvolvido, com seriedade, dedicação e profissionalismo. O autor da proposta, vereador Marcos Di Bria (PSDC), ressaltou os trabalhos voluntários em campanhas de doação para entidades como o NACC e o Lar de Clara. A solenidade, realizada na noite desta sexta-feira (29), foi conduzida pelo presidente da Câmara de Recife, vereador Eduardo Marques (PSB).
A lei nº 18.599/ 2019, sancionada em junho do ano passado, incluiu no calendário oficial de eventos do Recife o Mês do Artesão a ser comemorado sempre em março. O objetivo da lei, de autoria do vereador Marcos di Bria (PSDC), é prestar uma homenagem a esses profissionais que produzem artesanato a partir dos usos, costumes e tradições fortalecendo a riqueza cultural de cada região.
Foi enviado ao Executivo Municipal para efeito de sanção da lei e publicação no Diário Oficial, o projeto de autoria do vereador Marcos di Bria (PTC), que declara de utilidade pública, no âmbito municipal, o Projeto Barnabé, hoje uma associação civil sem fins lucrativos. A matéria foi aprovada em duas votações realizadas na semana passada na Câmara Municipal do Recife e o prefeito João da Costa terá 15 dias úteis, a partir do dia em que receber o projeto, para analisá-lo. O prazo está previsto na Lei Orgânica do Recife, artigo 34, o qual determina que se a autoridade do Executivo não se pronunciar, haverá automaticamente uma sanção tácita.
Na noite desta quarta-feira (30), a Câmara Municipal do Recife realizou a sexta edição do “Prêmio Mérito de Saúde Professor Fernando Figueira” para reconhecer, divulgar e incentivar a atuação dos profissionais e entidades ligadas à saúde do município. A comenda está prevista na Lei Municipal nº 17.708/2011, que foi originada em projeto de lei do vereador Gilberto Alves (PSD). Foram 36 homenageados e o evento foi bastante prestigiado. O plenário e as galerias da Casa de José Mariano ficaram lotados. “Sinto-me feliz por ser o autor desta iniciativa, que possibilita a concessão da Medalha Fernando Figueira pelos nobres parlamentares a esses verdadeiros anjos da guarda”, ressaltou Gilberto Alves. O presidente da Câmara, vereador Eduardo Marques (PSB) conduziu a solenidade.
A Comissão Executiva da Câmara Municipal do Recife entregou ao ex-vereador Sílvio Amorim, na manhã desta terça-feira (23) o diploma de homenagem aos 30 anos de instalação da Câmara Constituinte da Cidade do Recife, que funcionou como a comissão mista e suprapartidária que elaborou a primeira Lei Orgânica do Recife, em 1989. Amorim fez parte do colegiado na condição de sub-relator. “Eu me sinto gratificado pelo gesto da Câmara Municipal de relembrar aquele momento que foi muito importante para esta cidade. Éramos jovens e aguerridos, e construímos, na lei, uma cidade que atendeu a todos os segmentos”, afirmou.
A lei municipal 18.403 inclui no calendário oficial de eventos do Recife a "Semana do Lixo Zero", a ser comemorada, anualmente, na última semana do mês de outubro. A iniciativa é do vereador Marcos di Bria (PSDC). “A lei é para estimular uma discussão mais aprofundada sobre o tema e proporcionar um ambiente favorável para soluções referentes aos resíduos sólidos na cidade”.
Está em tramitação na Câmara o projeto de lei de autoria do vereador Marcos Di Bria (PSDC) que cria o Roteiro Turístico Oficial do Recife (PLO 45/2018). A finalidade da proposição, de acordo com o parlamentar, é divulgar os pontos turísticos e a cultura da capital pernambucana. Caso a proposição seja aprovada, o roteiro será publicado no site oficial da Prefeitura.
As escolas da rede pública do Recife poderão ser obrigadas a incluir um novo tema na grade curricular. Se depender do vereador Marcos di Bria (PSDC), os alunos terão aulas sobre o uso racional da água. O projeto de lei já foi lido em plenário na última reunião de dezembro, mas só será distribuído às comissões competentes na volta do recesso parlamentar.
Kits populares para higiene bucal poderão distribuídos trimestralmente nas escolas e creches do Recife. Essa é a proposta do projeto de lei 03/2019, de autoria do vereador Marcos Di Bria (PSDC), em tramitação na Casa. “Durante o programa de higiene bucal, a ser realizado semestralmente, serão desenvolvidas atividades educativas sobre a escovação dos dentes, supervisionada por profissionais da área odontológica”, ressaltou o parlamentar.