Notícias

Há artistas locais que trabalharam nas comemorações do ciclo junino e até agora não receberam o pagamento dos cachês referentes à participação dos eventos realizados pela Prefeitura do Recife. Para debater esse tema e buscar uma solução, a vereadora Marília Arraes (PSB), realizou audiência pública nesta terça-feira, 20, no plenarinho da Câmara Municipal. “Recebi algumas denúncias e reclamações e decidi promover a reunião para confrontar as informações dos artistas com as dos representantes do poder público. É uma oportunidade para sabermos o que está acontecendo e encontramos uma forma de ajudar a resolver esse problema que é importante para a classe artística e para o Recife”, disse a vereadora.

A Comissão da Legislação e Justiça da Câmara do Recife se reuniu nesta segunda-feira (19) para discutir sete projetos de lei, dos quais quatro foram aprovados. Um deles é o projeto de lei do executivo nº19/2015, que institui o programa de recuperação fiscal parao setor de registros públicos, cartorários e notariais da capital pernambucana.

Foi aprovado, na reunião plenária desta segunda-feira, 19, o projeto de lei que institui o Programa de Saúde Bucal na rede municipal de ensino do Recife. A proposta estabelece uma avaliação semestral da saúde bucal dos alunos e a escovação dentária após as refeições. O autor da matéria, vereador André Régis (PSDB), defendeu a proposta antes da votação em plenário. “Nas nossas fiscalizações nos deparamos com uma situação de tragédia. As crianças, ainda no ensino fundamental, estão com os dentes cariados. Observamos que o problema é universal nas escolas, em 100% das classes têm crianças com cáries e isso vai causar um dano insuperável às crianças, pois altera não só a saúde como a estima delas”.

O vereador Jurandir Liberal (PT) se mostrou insatisfeito com a cobertura feita pela mídia brasileira em relação à presidente Dilma Rousseff. Ele citou o caso de um protesto realizado recentemente contra a chefe do Executivo e que foi noticiado pela imprensa.

A vereadora Michele Collins (PP) repercutiu nesta segunda-feira (19) no plenário da Casa de José Mariano, a 15ª edição da Confederação das Irmãs Beneficentes Evangélicas de Pernambuco (CIBEPE), realizada no último sábado (17) na Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco.

A redução da velocidade em várias vias do Recife foi tema de debate no plenário durante a reunião desta segunda-feira, 19. Vários parlamentares lamentaram o excesso de multas e defenderam uma padronização, uma vez que o limite varia entre 60 km e 30 km. O primeiro a falar sobre o assunto foi o vereador Henrique Leite (PT) que criticou a redução em vias expressas como a Via Mangue. “É um risco muito grande para a população principalmente porque essa via está às escuras. E a mulher é a mais penalizada por isso já que o bandido age na fragilidade do sexo feminino. A Prefeitura e o Estado precisam rever essas velocidades”.

A Câmara aprovou, durante a reunião plenária desta segunda-feira, 19, um voto de aplauso ao padre João Bosco, Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, pela iniciativa da 1ª Ação Cidadã. O evento ofereceu cerca de 1.500 atendimentos gratuitos na área de saúde, beleza e cidadania para moradores de diferentes comunidades do bairro de Boa Viagem, zona Sul do Recife.

A situação dos habitacionais no Recife foi o tema debatido no plenário desta segunda-feira,19, pelo vereador Osmar Ricardo (PT). O parlamentar questionou o número de residências que serão entregues pela atual gestão. “O prefeito disse que vai entregar mais habitacionais do que as gestões do Partido dos Trabalhadores que o antecederam. Gostaria de saber qual é o terreno que foi desapropriado recentemente. Cerca de oitenta a noventa por cento dessas obras estavam em andamento quando a atual gestão assumiu”.

A construção de uma ponte que liga a Rua Guarulhos à Rua Bragança, no Canal de Guarulhos, foi bastante comemorada pelo vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB). Ele elogiou a ação da Prefeitura na tarde desta segunda-feira, 19. Sem a ponte os moradores precisariam andar por cerca de um quilômetro para atravessar o canal.

A vereadora Marília Arraes (PSB) dirigiu-se à tribuna, na tarde desta segunda-feira, 19, para repercutir a reunião pública que debateu as eleições para a escolha dos 40 conselheiros tutelares das seis RPAs. O evento ocorreu na última sexta-feira,16, no Plenarinho. “Foram fatos lamentáveis que aconteceram nessas eleições. E nessa audiência foi admitido que a Prefeitura teve dificuldades no processo”.