2020

Para esclarecer dúvidas e questionamentos dos vereadores e dar respostas à população, a Comissão Especial Interpartidária de Acompanhamento ao Coronavírus, da Câmara do Recife, recebeu na tarde desta quarta-feira (27), por videoconferência, o Secretário Municipal de Saúde, Jailson Correia, e o presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Diego Rocha. A reunião foi conduzida pelo presidente da Comissão Especial, vereador Luiz Eustáquio (PSB), com a participação de diversos parlamentares. Ele ressaltou que, além da grande preocupação com as questões de saúde, é preciso encontrar soluções para a classe artística, que está passando necessidade nesse momento de crise sanitária.

“O isolamento social salva”. Essas palavras, do secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, foram ditas durante uma reunião da Comissão Especial Interpartidária de Acompanhamento ao Coronavírus, da Câmara Municipal, promovida nesta quarta-feira (27). Durante o debate com vereadores da Casa, realizado por videoconferência, Correia disse já ser possível vislumbrar uma desaceleração do contágio de covid-19 no Recife, mas que ainda é preciso manter as medidas de restrição social.

Por meio de videoconferência, na tarde desta quarta-feira (27), a Comissão de Políticas Públicas da Juventude, presidida pela vereadora Natália de Menudo (PSB), reuniu-se para analisar proposições de autoria de diversos vereadores e vereadoras. No total, seis proposições foram aprovadas e outros 18 projetos distribuídos. Os vereadores Hélio Guabiraba (PSB) e Jairo Britto (PT) participaram do encontro.

Uma série de requerimentos de autoria da vereadora Ana Lúcia (Republicanos) mereceu discussão e apelo para que sejam implementados pelos órgãos competentes. Durante a reunião ordinária da Câmara do Recife, na manhã desta terça-feira (26), realizada por videoconferência, a parlamentar destacou três proposições: números 1993/ 2020, 1997/ 2020 e o 1998/ 2020, todos tratando de temas relativos à covid-19.

Com mandato preocupado com idosos, especialmente nesse momento de pandemia de covid-19, a vereadora Aimée Carvalho (PSB) solicitou que funcionários que trabalham em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) sejam testados prioritariamente. Ela disse na reunião ordinária da Câmara do Recife, na manhã desta terça-feira (26), que esteve com a Secretaria de Saúde, com o Conselho Municipal da Pessoa Idosa e representantes de ILPIs para tratar do assunto.

O vereador Ivan Moraes (PSOL) repercutiu, nesta terça-feira (26), a decisão do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) em relação ao governo do Estado, sobre a prestação de contas das Organizações Sociais de Sociedade (OSS) que gerem os hospitais de campanha. Segundo o parlamentar, o TCE não aceitou o argumento do governo estadual de que não fosse levada em consideração as prestações de contas mensais das OSS’s, mas apenas no final da pandemia. O assunto foi levantado durante reunião ordinária realizada por videoconferência.

A VI Semana do Bebê, com objetivo de repassar conhecimentos sobre a primeira infância, e que tem por tema "Família, criança e felicidade: cuidados conectados, desenvolvimento pleno", recebeu elogios da vereadora Ana Lúcia (Republicanos). Ela destacou não só a pauta que está sendo explorada, como também o formato adotado, por meio de plataformas digitais, em virtude da pandemia. A parlamentar ressaltou, ainda, durante reunião ordinária da Câmara do Recife, nesta terça-feira (26), promovida por videoconferência, que o Plano para Primeira Infância, para os próximos dez anos, está em plena construção.

Antes mesmo da pandemia começar, o vereador Almir Fernando (PCdoB) já vinha alertando para a demissão de cobradores de linhas de ônibus, acarretando a dupla função para os motoristas, que se viram obrigados a dirigir o veículo e fazer a cobrança de passagens. Pior Ainda. Segundo ele ressaltou na reunião ordinária da Câmara do Recife, na manhã desta terça-feira (26), realizada por videoconferência, durante a pandemia ficou muito mais difícil, porque os motoristas têm ainda que higienizar o veículo e a ele próprio. “Apelo ao poder público e ao Grande Recife Consórcio de Transporte para intervir nessa prática”.

Na próxima quarta-feira (27), a Comissão Especial Interpartidária de Acompanhamento ao Coronavírus, da Câmara do Recife, vai promover uma reunião pública com o secretário municipal de Saúde, Jailson Correia, e com o presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Diego Rocha. Na pauta de discussões estarão tanto as ações da Prefeitura no enfrentamento a covid-19 e quanto na salvaguarda da política cultural do município. Durante a reunião ordinária desta terça-feira (26), o presidente da comissão, o vereador Luiz Eustáquio (PSB), fez uso da palavra para convidar os parlamentares a participar do debate.

O vereador André Régis (PSDB) fez uma reflexão sobre o papel do Estado no atual momento de enfrentamento à pandemia da covid-19. “O Estado é necessário, pois sem ele não há lei, não há ordem e o que prevalece é a violência. Mas a solução para os problemas que enfrentamos vem da ciência, da tecnologia, das pessoas que estudaram, do setor que trabalha e produz a riqueza”, defendeu, na reunião ordinária realizada de forma remota, por videoconferência, nesta terça-feira (26). Ele afirmou que estava fazendo o discurso a partir de uma provocação proposta por outro parlamentar, o vereador Almir Fernando (PCdoB).