O vereador Jayme Asfora (Cidadania), disse que falta transparência nos gastos com o combate ao novo coronavírus. Ele disse na manhã desta terça-feira (19), durante reunião ordinária da Câmara do Recife, por videoconferência, que há inconsistências nos dados colocados no Portal da Transparência da Prefeitura do Recife. “Os valores não são publicados de forma integral e o acesso é difícil, especialmente para o cidadão comum”.
O vereador Ivan Moraes (PSol) apresentou requerimentos fazendo apelos ao prefeito Gerado Julio e ao secretário de Saúde, Jailson Correia, para que acrescentem novos dados nos boletins epidemiológicos que apresentam os resultados da pandemia da covid-19, no Recife, e também para que alterem a chamada pública para a beneficiar o trabalho de costureiras no edital da confecção de máscaras. “Esses requerimentos são frutos de uma escuta feita pelo meu mandato, como forma de contribuir na transparência e na assistência. Eu os dividi em dois blocos, mas tenho a certeza de que ambos defendem os interesses da população”, disse o vereador, na reunião realizada de forma remota, videoconferência, nesta terça-feira, (19), na Câmara do Recife.
A Região Administrativa quatro (RPA IV), com grande número de pessoas infectadas pelo coronavírus, necessitando com urgência de fiscalização da Guarda Municipal para conter as aglomerações naquelas comunidades. A denúncia foi feita na manhã desta terça-feira (19), durante reunião ordinária da Câmara do Recife, por videoconferência, pelo vereador Aderaldo Pinto (PSB). Ele também sugeriu a antecipação de feriados, a exemplo de São Paulo.
O vereador Ivan Moraes (PSOL) denunciou a precariedade na distribuição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) aos funcionários das empresas terceirizadas que prestam serviços à Celpe e à Autarquia de Manutenção de Limpeza Urbana do Recife (Emlurb). Ele disse durante reunião ordinária da Câmara do Recife, na manhã desta terça-feira (19), transmitida por videoconferência, que tem recebido inúmeras denúncias e fotos de trabalhadores que estão trabalhando sem a devida proteção ao novo coronavírus.
Para atender a demandas que chegam ao seu gabinete de trabalho e por fazer parte do Conselho Municipal de Idosos, a vereadora Aimée Carvalho (PSB) pediu atenção redobrada com esse grupo social que mora em Instituições de Longa Permancência para Idosos (ILPI). Ela disse na manhã desta terça-feira (19), durante reunião ordinária da Câmara do Recife, por videoconferência, que os idosos estão adoecendo. Pior ainda. A maioria não está sendo tratada em isolamento e está sem internação. “Estou buscando uma reunião com o Conselho do Idoso e a Secretaria de Saúde para resolver o problema”.
A vereadora Natália de Menudo (PSB) defendeu o adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, previsto para acontecer no final do ano. “Se as provas acontecerem, os estudantes provenientes das escolas da rede pública sairão prejudicados, pois vão concorrer com pessoas em situação privilegiada. A grande maioria não tem acesso a livros ou à internet para assistir a aulas à distância e se preparar para os testes”, alertou, na reunião ordinária da Câmara do Recife, realizada na manhã desta terça-feira, (19), de forma remota, por videoconferência.
O vereador Chico Kiko (PP) lamentou que os efeitos sociais da pandemia da covid-19, no Brasil, são mais graves para a parcela mais vulnerável da população. “Os mais pobres, além de enfrentar o temor com a doença em si, agora estão sofrendo por causa do pagamento desorganizado do auxílio emergencial fornecido pelo Governo federal”, disse, na reunião ordinária da Câmara do Recife realizada nesta terça-feira, (19), de forma remota, por videoconferência.
Discutir a necessidade da assinatura dos contratos e o pagamento dos 44 programas selecionados em edital de ocupação da grade da Rádio Frei Caneca FM, da Prefeitura do Recife. Foi este um dos assuntos do pronunciamento do vereador Ivan Moraes (PSOL), durante reunião ordinária da Câmara do Recife, transmitida por videoconferência, nesta segunda-feira (18). Ele destacou o requerimento de sua autoria de nº 1691/ 2020 que trata do tema e também abordou a questão dos cachês atrasados dos artistas que se apresentaram no carnaval.
A vereadora Aline Mariano (PP) denunciou que vem sofrendo agressões virtuais e desrespeitosas, através das redes sociais, desde que o plenário da Câmara Municipal se manifestou contrário à formação de uma nova comissão interna para acompanhar os gastos da Prefeitura do Recife no enfrentamento da covid-19. “Quero esclarecer que jamais fui contra a nossa atribuição parlamentar de fiscalizar as contas públicas. Essa é nossa competência, a nossa obrigação e sou a favor da transparência. Quero dizer também que não votei contra a criação da nova comissão temporária. Mas, entendo que os colegas compreenderam a importância de uma outra que já vinha funcionando com esse objetivo”, disse a vereadora, na reunião ordinária realizada nesta segunda-feira (18), de forma remota, por videoconferência.
A partir dos bons resultados obtidos em Pernambuco com o distanciamento social mais rígido adotado desde o dia 16, o vereador João da Costa (PT) anunciou que os resultados do isolamento foram positivos, pois atingiu 53,8% da população na Região Metropolitana e 66% no Recife. “O indicador foi muito bom e se mantivermos esses percentuais vamos sair mais rápido do atual momento do pico. Defendo o isolamento, se sairmos mais cedo do pico, será bem melhor”, disse o parlamentar na reunião ordinária realizada nesta segunda-feira (18), de forma remota, por videoconferência. A partir dos resultados, ele propôs uma avaliação de diversos temas correlacionados com o combate à pandemia do coronavírus no Brasil.