Paraibano de nascimento, recifense de coração, a partrir de agora, o médico Antonio Waldir Bezerra Cavalcanti Teixeira é cidadão do Recife. O autor da proposta, vereador Marco Aurélio (SDD) justificou a iniciativa afirmando que o título é o reconhecimento à seriedade, dedicação e profissionalismo com qual exerce a profissão de médico, contribuindo para a sociedade daqui.
A dona de casa Maria Aparecida Souza Gomes, de 20 anos, é mãe de um bebê de nove meses e só há poucos dias conseguiu a certidão de nascimento para o filho. O marido de Aparecida cumpre pena há dois anos no Presídio de Igarassu, que abriga 3.800 detentos. As dificuldades para obter o documento foram relatadas por ela durante o debate “A maternidade além das grades”, realizado na manhã desta sexta, 8, no plenarinho da Câmara, por iniciativa do vereador Eurico Freire (PV).
Vários vereadores, além do Secretário de Relações Institucionais, Fred Oliveira e do Presidente da Casa, Vicente André Gomes, prestigiaram na manhã desta sexta-feira, 08, a posse do vereador Maré Malta (PSD). Ele assumiu como suplente da vereadora Marília Arraes, que saiu de licença maternidade do período de 06 de maio de 2015 a 08 de setembro de 2015. “Para mim é uma honra voltar a esta casa legislativa. Vou fazer o melhor e lutar pelos interesses públicos e pela melhora de vida do povo do Recife”, destacou Maré Malta.
Com um vasto currículo na área jurídica, o Desembargador Gustavo de Lima recebeu a Medalha do Mérito José Mariano na manhã desta sexta-feira,8. Amigos, colegas e familiares do desembargador ocuparam o plenário da Casa numa iniciativa do vereador Luiz Eustáquio (PT).
Maré Malta (PSD), que ocupará a vaga de Marília Arraes (PSB) durante a licença-maternidade da parlamentar, foi recebido pela bancada de oposição, no final da tarde de hoje (6), na Sala das Comissões. A vereadora ressaltou, durante o encontro, que estava muito feliz pela vinda de Maré Malta. “Estou muito tranquila, pois sei que Maré Malta irá fazer o papel de oposição da melhor forma, desenvolvendo um trabalho altamente comprometido. Seja muito bem-vindo”.
A vereadora Marília Arraes (PSB) despediu-se temporariamente do mandato pelo prazo de 4 meses para cumprir licença maternidade. Em seu lugar, durante este período, quem vai assumir é o suplente dela Maré Malta (PSD). De acordo com a parlamentar, o suplente está alinhado com suas posições e ficará na oposição. Embora o partido dela esteja na base do governo, a vereadora desde as eleições passadas demonstrou insatisfação com a condução política que vem sendo dada pelo partido. Já discordou publicamente e disse esta tarde na Câmara do Recife que “se sentia enganada pelo crescimento desordenado do PSB e da falta de responsabilidade política que vem sendo desempenhada”.
Em 2008 foi sancionada a lei 17.424/2008 que dispõe sobre a adoção de legenda em exibições de peças teatrais e a vereadora Isabella de Roldão (PDT) lamentou hoje (6), na Tribuna, que a lei não está sendo aplicada nos cinemas e teatros do Recife e sugeriu, ainda, uma mudança no primeiro artigo.
A assinatura da ordem de serviço para a construção do Hospital Veterinário do Recife foi comemorada na Câmara hoje,6, pelo vereador Almir Fernando (PCdoB). O prefeito Geraldo Julio e vários representantes da causa animal participaram da solenidade hoje. De acordo com a Prefeitura, a unidade iniciará os atendimentos em março de 2016.
A Câmara do Recife aprovou na tarde da última segunda-feira, 04, em duas discussões, o projeto de lei do Executivo 08/2015, regulamentado o plano específico para os Cais de Santa Rita e José Estelita além do Cabanga. O vereador Osmar Ricardo (PT) comentou o tema na tarde desta quarta-feira, 06. “Está casa viveu um momento de insatisfação inclusive a bancada da oposição. Lembro que a discussão para esse projeto foi pequena, apesar da importância dele”.
Embora a terceirização dos contratos tenha sido proposta pela base do governo federal e conte com apoio da presidência da República, no que diz respeito às atividades meio, parte dos vereadores se colocou contrária à proposta. Luiz Eustáquio (PT) relembrou, esta tarde na Câmara do Recife, as comemorações do primeiro de maio quando as centrais sindicais se manifestaram em todo o país. Algumas como a CUT contrárias porque acredita que retira ganhos dos trabalhadores. Outras a favor como a Força Sindical que defende o aumento de empregos.