O vereador Osmar Ricardo (PT) usou a tribuna na tarde desta terça-feira, 14, para comentar que na noite de ontem foi procurado pelos moradores do Residencial Ignêz Andreazza. "Eles disseram que o comércio informal daquela localidade foi tirado sem notificação. Lembro que esse residencial é o maior conjunto habitacional da América Latina, com 2.464 apartamentos divididos em 23 blocos, 176 prédios e mais de 14 mil moradores, localizado no bairro de Areias, e que o comércio foi tirado de lá de forma brutal e sem diálogo”.
A Associação Oásis da Liberdade completa nesta terça-feira, dia 14, 21 anos de fundação. O vereador Luiz Eustáquio (PT) comemorou a data no plenário da Casa de José Mariano. “O Oásis da Liberdade foi um sonho de um grupo de seminaristas. Todos os dias quando saíamos das aulas víamos crianças se drogando e foi a partir daí que o projeto virou realidade”.
A vereadora Michele Collins (PP) usou a tribuna na tarde desta terça-feira, 14, para parabenizar uma matéria veiculada na Rede Globo de Televisão falando sobre trabalhos realizados por instituições não governamentais, centros espíritas, igrejas católicas e evangélicas em prol das pessoas que mais precisam. “São pessoas que utilizam sua fé de formas diferentes, mas que estão ajudando sem querer nada em troca”
Elaborado a partir de constatações como o crescimento da população, o processo de urbanização acelerado e o conseqüente aumento das atividades instaladas na cidade, o projeto de lei 05/2015, que disciplina os serviços de carga e descarga nas vias públicas do Recife, foi votado e aprovado em primeira e segunda discussões ontem na Câmara Municipal do Recife. O projeto é de autoria do Poder Executivo e já tem pareceres favoráveis das comissões de Legislação e Justiça; de Finanças e Orçamento; e de Meio Ambiente, Transporte e Trânsito. A análise será em primeira votação e depende de maioria absoluta.
A vereadora Isabella de Roldão (PDT) dirigiu-se à tribuna desta segunda, 13, para lamentar o seu afastamento do Conselho Municipal de Educação. “Senti-me muito triste ao saber que fui afastada do Conselho de Educação. Desde o ano de 2013 sou conselheira e participo ativamente da vida daquele grupo. Fiquei sabendo através do Diário Oficial". Até o final do primeiro biênio desta legislatura (2013-2014) a parlamentar integrava a Comissão de Educação da Câmara do Recife, o que lhe conferia - conforme a legislação municipal - o direito de participar do Conselho.
A Comissão de Legislação e Justiça se reuniu na tarde desta segunda-feira, 13, na Câmara Municipal do Recife. No encontro, o Projeto de Lei 390/2013, de autoria da vereadora Michele Collins (PP), que dispõe sobre a obrigatoriedade de organizadoras de concursos municipais fornecerem comprovante de comparecimento nas provas do concurso, recebeu parecer pela aprovação.
O dia 15 abril é a data em que se comemora o dia do líder comunitário. O vereador Almir Fernando fez questão de lembrar a homenagem durante a Reunião Plenária desta segunda, 13. “São pessoas conselheiras, lutadoras por um bairro melhor. Penso que até sou um líder comunitário porque mesmo estando na Casa, todos os dias a gente luta pela nossa comunidade. Tendo esse plenário, todos os dias, estamos buscando as necessidades para encaminhar demandas ao Executivo e atender os problemas”.
A reunião da comissão de Juventude desta segunda-feira, 13, contou com a participação do secretário de Municipal de Juventude e Qualificação Profissional, Jayme Asfora, que veio a casa para estreitar relações com o legislativo e também destacar algumas ações já realizadas durante os dez meses que está na gestão. “Nesse primeiro momento, nos colocamos a disposição da Comissão para um diálogo com a Casa. No próximo encontro irei trazer um relatório completo que deixarei disponível para os parlamentares”, afirmou. A próxima reunião ficou marcada para o dia 13 de maio.
Para expandir as discussões sobre o Projeto de Lei do Executivo número 08/2015 que institui o Plano Urbanístico Específico para o Cais de Santa Rita, Cais José Estelita e Cabanga, o vereador Gilberto Alves (PTN) realizou, na ultima sexta-feira, 10, audiência pública no plenarinho da Câmara Municipal do Recife. “Neste encontro nós conseguimos dar voz a representantes do segmento e a população. Foi bastante produtivo porque todos puderam se manifestar com muita contundência. Destaco ainda que a reunião ajudará as comissões permanentes nos pareceres ao projeto”.
No próximo dia 15 de abril o Engenheiro e ex-prefeito do Recife Pelópidas Silveira completaria 100 anos de vida. O vereador Jurandir Liberal homenageou o ex-prefeito do Recife, na tarde desta segunda-feira, 13, ao ler um artigo escrito pelo jornalista Marcelo Mário de Melo, do jornal Folha de Pernambuco. "Nos tempos de puro marketing, propaganda enganosa, produtos políticos de quinta categoria, negociatas eleitoreiras, moralismo de fachada, grupismo e egolatria, falar de Pelópidas Silveira é apresentar um expressivo contraponto".