Notícias

As Comissões de Legislação e Justiça e de Finanças realizaram uma reunião conjunta para analisar os projetos de lei do Executivo 42/2014, 29/2014, 54/2014, 41/2014, 36/2014, 53/2014 e 52/2014, na tarde de hoje,1. Estiveram presentes no encontro os vereadores Priscila Krause (DEM), Aerto Luna (PRP), Eriberto Rafael (PTC), Carlos Gueiros (PTB), Aderaldo Pinto (PRTB), Jairo Brito (PT), Raul Jungmann (PPS), Gilberto Alves (PTN), Jurandir Liberal (PT), além do Secretário de Finanças, Roberto Pandolfi e equipe da pasta.O encontro teve como objetivo tirar as dúvidas dos parlamentares em relação aos projetos citados.

O presidente da Câmara Vicente André Gomes (PSB), o líder do governo, Gilberto Alves (PTN ), e os vereadores Osmar Ricardo (PT) e Luís Eustáquio (PT) receberam uma comissão formada por auxiliáres e técnicos de enfermagem que estavam em greve. Eles solicitaram apoio dos parlamentares para intermediar uma reunião entre secretários da Prefeitura do Recife e se comprometeram a suspender a paralisação por 60 horas, até a próxima quinta-feira, 04, quando será realizado o encontro.

A pressa e a quantidade de projetos enviados pelo Executivo para a Câmara do Recife foram criticados pela vereadora Marília Arraes (PSB). Ela se deteve especialmente no PL de número 36 do Executivo, criando uma sociedade de economia mista para emitir títulos da dívida pública municipal, lastreados em créditos tributários a receber. Segundo ela, essa operação se caracteriza pela antecipação de receitas.

Na tarde desta segunda-feira, 1º, o plenário da Casa de José Mariano ficou repleto de auxiliares e técnicos de enfermagem. Eles vieram pedir o apoio dos vereadores para a negociação com a Prefeitura dos salários e benefícios da categoria. O vereador Jurandir Liberal (PT) apoiou a causa e foi enfático ao afirmar que “a Prefeitura está demorando a resolver a questão do aumento, mas cria cargos para trazer gente de fora. Tem que dar prioridade às questões que estão pendentes”.

AIDS aumenta 11% no Brasil

16/11/2020
08h00

Na contramão do mundo, o número de pessoas com AIDS no Brasil aumentou em 11%. Países como México e Perú tiveram queda no número de infectados que desenvolveram a doença. A vereadora Isabella de Roldão (PDT) lamentou na tarde desta segunda-feira 1, na Câmara do Recife, os números divulgados e aproveitou a passagem do Dia Internacional contra a AIDS para chamar atenção sobre a importância de se fazer os testes e começar o tratamento, em caso de ser positivo. Segundo ela, pesquisas mostram que 54% dos infectados com o vírus do HIV não sabem que estão infectados e dessa forma passam para outras pessoas. “Mais de 19 milhões de pessoas no mundo estão infectadas e não sabem. A questão é grave”.

A formação de uma comissão para negociar os salários dos técnicos de enfermagem foi solicitada pelo vereador Osmar Ricardo (PT) à Presidência da Casa durante a Reunião Plenária desta segunda, 1º. O parlamentar ressaltou a importância da Câmara em intermediar a questão com a Prefeitura.

Diante da denúncia do Movimento Por um Novo Parque Dois Irmãos de que o teto dos felinos que vivem no horto apresenta perigo de desabamento, o vereador Raul Jungmann (PPS) dirigiu-se à tribuna na tarde desta segunda-feira, 1º, para fazer um alerta sobre o assunto. “Sabemos que o Horto não é atribuição municipal, mas o risco é muito sério e seria um desastre que num dia de domingo, por exemplo, ocorresse uma fuga de algum animal”, disse.

Foi para falar da centralização dos plantões nas delegacias do Recife, em finais de semana, que o vereador Almir Fernando (PCdoB) usou a tribuna na tarde desta segunda-feira, 01. “Faço um pedido, que sejam reforçados os plantões e que se aumente o número de delegacias abertas nos finais de semana. Porque elas ficam fechadas no sábado e no domingo, centralizando todos os atendimentos só na delegacia da Av. Agamenon Magalhães”.

Com o parecer favorável da Comissão de Finanças e Orçamento, o projeto de lei número 280/2013, de autoria da vereadora Priscila Krause (DEM), será votado hoje, 1º de dezembro, na reunião ordinária da Câmara Municipal do Recife , prevista para começar às 15h. O projeto dispõe sobre a publicação dos dados referentes às diárias utilizadas pelos servidores, funcionários públicos e agentes políticos das administrações direta e indireta – autarquias, fundações públicas, sociedades de economia mista, empresas públicas do município do Recife.

Com o plenário da Câmara Municipal do Recife lotado de fiéis, a vereadora Aimée Carvalho (PSB) comemorou na noite desta quinta-feira, 27, o Dia Municipal do Evangélico. A mesa para prestigiar o evento foi composta pelo pastor Isaac Silva, Evangelista Almir Caetano, Pastor Jefferson Aleluia e Rute Calson e foi presidido pelo vereador Eduardo Marques (PTB). A vereadora destacou que "o termo evangélico começou a ser usado após a Reforma Protestante para identificar membros de denominações que surgiram. Sua origem do seu nome deriva da palavra evangelho que significa boas novas. O evangelho de Cristo que é poder de Deus para a salvação de todos os que creem”.