A morte de três conselheiros tutelares, ocorrida na última sexta-feira, 6, na zona rural de Poção, Agreste de Pernambuco, foi lamentada hoje (9) pela vereadora Michele Collins (PP). As vítimas estavam em um carro do Conselho Tutelar do município junto com uma menina de 3 anos, única sobrevivente do crime.
O Dia do Frevo foi lembrado pela vereadora Isabella de Roldão (PDT) durante a Reunião Plenária desta segunda, 9. Derivado da marcha e do maxixe, o frevo surgiu no Recife para dar ao povo mais animação nos folguedos de carnaval. “Quero saudar o dia do frevo, nosso ritmo que foi declarado Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 2012. É uma alegria, e ao mesmo tempo lamentável, porque ele só é valorizado uma vez ao ano. Esse nosso ritmo conta com grandes artistas reconhecidos e respeitados internacionalmente e, infelizmente, fica restrito ao universo do carnaval”, disse.
A tragédia que matou três integrantes do Conselho Tutelar e uma mulher, na noite da ultima sexta-feira (6) na cidade de Poção, foi o tema do pronunciamento do vereador Osmar Ricardo (PT), na tarde desta segunda-feira, 09. “Venho lembrar a importância dos conselheiros tutelares, principalmente os da cidade do Recife, pois eles trabalham para amenizar as dificuldades existentes nas comunidades”.
Os problemas causados pelas torcidas organizadas, que depredam a cidade do Recife, foi o tema do discurso do vereador Amaro Cipriano Maguarí (PSB), na tarde desta segunda-feira, 09. “Esse é um problema que vem causando muitos danos e prejuízos à sociedade. Só na semana passada o metrô do Recife parou três vezes trazendo dificuldades para as pessoas que precisam usar esse transporte publico”.
O vereador Aderaldo Pinto (PRTB) usou a tribuna na tarde desta segunda-feira, 09, para cobrar a implantação de um sinal de trânsito no cruzamento da Rua Dianopólos com a Avenida Professor Estevão Francisco da costa. “Esta é uma reivindicação antiga da comunidade. Protocolei um requerimento informando o problema e solicitei a instalação de um sinal há quase um ano”.
O rebaixamento de todas as calçadas do Recife, onde houver faixas para pedestres, será implantado por medida de segurança, segundo projeto de lei apresentado pelo vereador Almir Fernandes (PCdoB) à Câmara Municipal do Recife. De acordo com a proposta, nos locais das faixas também haverá sinalização de advertência, vertical e horizontal, indicando a travessia de pedestres com sinalizador de piso têxtil para pessoas com necessidades especiais como idosos, gestante e deficiente físico e visual.
Para debater o reconhecimento pedagógico dos Auxiliares de Desenvolvimento Infantil, conhecidos como ADIs, a vereadora Aline Mariano (PSDB) reuniu em audiência pública na Câmara do Recife, representantes da categoria, advogados da Assadir -Associação dos ADIs-, além de representantes da Secretaria Municipal de Educação. A vereadora sugeriu que os profissionais formassem uma comissão para ir com ela encontrar o Prefeito do Recife. A parlamentar informou ainda que, tramita na Casa um projeto de lei, de autoria dela pedindo que essa categoria tenha o reconhecimento pedagógico, como já fizeram Rio de Janeiro, São Paulo e Natal, no Rio Grande do Norte. Ao todo são 618 profissionais atuando na rede municipal de ensino básico, que atende crianças de 0 a 6 anos de idade.
Aguarda pareceres das comissões de Legislação e Justiça, de Educação, Cultura e Turismo e de Meio Ambiente, Transporte e Trânsito o projeto de lei número 46/2014, de autoria do vereador Raul Jungmann (PP), que estabelece diretrizes para a colocação de placas informativas do itinerário, horário e informações úteis nos abrigos e paradas de ônibus do Recife.
O vereador Henrique Leite (PT) usou a tribuna na tarde desta quarta-feira, 04, para tecer várias criticas ao sistema penitenciário de Pernambuco. Segundo ele os recentes problemas ocorridos fazem parte de uma "crise do sistema que se arrasta há vários anos" e ultrapassa diversas gestões. “O presídio só tem um dono que é o próprio preso. O preso mais forte é quem manda, tem benefícios. A maioria vive em situações subumanas, como zumbis. Muitos saem daquele lugar com mestrado e doutorado em criminalidade.”
A pornografia e a nudez estão tomando conta da televisão brasileira. Pelo menos é o que pensa a vereadora Michele Collins (PP), que pediu na tarde desta terça-feira 04, na Câmara do Recife, que sejam tomadas providências. Ela disse que as câmaras municipais de todo o país deveriam se unir em torno dessa questão e exigir mudanças. “Acho uma vergonha estampada na televisão, em minisséries e outros tipos de programas. Um verdadeiro atentado às famílias, porque é mostrado em tvs de locais públicos, a exemplo de restaurantes, lanchonetes e shoppings. Tenho compromisso com a família e valores morais. Tenho de defender as famílias dessa promiscuidade”.