No plenário da Câmara Municipal do Recife ecoaram muitos depoimentos permeados de dor, que contaram de um passado ainda recente no Brasil – apenas 60 anos nos separam daquele 31 de março de 1964, quando um golpe civil-militar deu início a uma ditadura que durou 21 anos. A reunião solene na Casa de José Mariano, proposta pela vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), na tarde desta quarta-feira (3), reuniu familiares de mortos e desaparecidos políticos, pessoas que resistiram ao regime de opressão e alunos da Escola de Referência em Ensino Médio Aníbal Fernandes. A solenidade foi presidida pelo vereador Eriberto Rafael (PSB).
Uma em cada 100 crianças, em todo o mundo, é autista. Essa informação, levantada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), por si, justifica a existência do Dia Mundial e do Dia Nacional de Conscientização sobre o Autismo, ambos celebrados em 2 de abril, criados, respectivamente, em 2007 pela ONU e instituído no Brasil pela Lei 13.652/2018. Para homenagear a data, que tem por objetivo difundir informações para a população sobre o autismo e assim reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas diagnosticas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), uma reunião solene foi realizada na noite desta quarta-feira (3), por iniciativa da vereadora Liana Cirne (PT).
Ex-presos políticos da ditadura militar de 1964 foram homenageados em reunião solene realizada na tarde desta quarta-feira (3), na Câmara do Recife. O reconhecimento, de iniciativa da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), tem como objetivo valorizar a resistência e a luta das pessoas que se opuseram ao regime militar de 1964, sofrendo prisões, torturas e diversas violações de direitos humanos em nome da liberdade, democracia e justiça social. "É momento de reflexão sobre a importância da preservação da memória histórica para assegurar que violações de direitos humanos não se repitam", disse. A solenidade foi presidida pelo vereador Eriberto Rafael (PSB).
A Comissão de Igualdade Racial e Enfrentamento ao Racismo promoveu mais um encontro para análise de parecer, durante a tarde desta terça-feira (2). Participaram da reunião, a presidente Elaine Cristina (Psol) e o vereador Rinaldo Junior (PSB), que aprovaram o Projeto de Lei 209/2023. A proposta considera Patrimônio Cultural Imaterial do Recife o “Baobá”. Durante o encontro, foram ainda distribuídos três projetos para emissão de pareceres.
O vereador Rinaldo Junior (PSB) cobrou mais uma vez o pagamento dos salários dos vigilantes contratados pelo Governo de Pernambuco, através de empresa terceirizada, para trabalhar nas escolas da rede pública estadual de ensino. Ele destacou em seu discurso durante a reunião plenária desta terça-feira (2), na Câmara Municipal do Recife, que a categoria realizou um protesto no centro da cidade e se dirigiu ao Palácio do Campo das Princesas.
Um dos bairros mais populosos do Recife, que conta com mais de 50 mil habitantes segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Ibura convive com uma dura realidade: o acesso ao bairro é limitado e existe praticamente uma via principal que permite chegar às comunidades, que é a mesma para sair dela. A vida da população é descrita como um caos no que diz respeito à mobilidade, pois os moradores se sentem prejudicados no direito de ir e vir. Para tentar equacionar esse problema, o vereador Paulo Muniz (SD) realizou audiência pública na tarde desta terça-feira (2), visando buscar soluções para criação de um novo acesso ao bairro.
“Nós precisamos cuidar, valorizar e buscar incluir as pessoas”, disse o vereador Luiz Eustáquio (PSB) ao ressaltar o dia 2 de abril, Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo. Na tribuna da Câmara Municipal do Recife, durante a reunião Ordinária desta terça-feira (2), o parlamentar relatou desafios enfrentados por famílias que vivem com o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Aprovado em segunda discussão durante a reunião plenária realizada pela Câmara Municipal, na manhã desta terça-feira (2), o projeto de lei Ordinária (PLO) número 193/2022, de autoria do vereador Zé Neto (PROS), dispõe sobre a instalação de caixas coletoras para retenção de material sólido nas obras e serviços de construção e manutenção de bueiros e galerias de águas pluviais realizados em empreendimentos privados no município do Recife. “Hoje é um dia especial para nosso mandato, pois conseguimos uma grande vitória com a aprovação desse projeto. Através dele, estamos dando a nossa contribuição para transformar o Recife numa cidade melhor”, afirmou o parlamentar, que também agradeceu a diversas pessoas que foram importantes desde o momento de elaboração, passando pela tramitação, até chegar à aprovação da proposição.
No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a vereadora Liana Cirne (PT) levou à tribuna da Câmara do Recife uma cartilha como o tema “Compreender a pessoa autista. Cartilha para uma relação respeitosa e saudável”, e reforçou a importância da sociedade rever a forma de lidar com os autistas, respeitando as estereotipias de cada um. O pronunciamento ocorreu durante a reunião plenária da Casa, nesta terça-feira (2).
Ao falar sobre o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, o vereador Victor André Gomes (União Brasil) destacou o projeto de lei Ordinária número 294/2023, que dispõe sobre o prazo de validade do laudo médico que atesta o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta terça-feira (2), o parlamentar pontuou a importância da proposta para desburocratizar o acesso a serviços e também para beneficiar a todas as famílias de pessoas autistas.