Na tentativa de apoiar o jovem recifense a ingressar no mercado de trabalho, a vereadora Michele Collins (PP) realizou audiência pública na manhã desta quinta-feira, 31, para discutir o tema “trabalho, qualificação e empreendedorismo”. Ela estava preocupada com dados de um relatório da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), divulgado neste mês de outubro, dando conta de que entre os desempregados brasileiros de 2012, 46% eram jovens. “Por isso, é importante debatermos esse tema. Sabemos que há dificuldades de inserção no mercado de trabalho, principalmente no que se refere ao primeiro emprego. Ao mesmo tempo, é cada vez mais comum a quantidade de jovens que investem no próprio negócio e que as facilidades para se abrir empresas contribuem para o surgimento dos jovens empreendedores”, disse a vereadora, na abertura da reunião.
Uma vida dedicada à música como inclusão social. Aos 47 anos de idade, sendo que 33 deles tendo como principal tarefa o ensino a crianças e jovens da Região Metropolitana, o maestro Jorge Alberto da Silva Costa recebeu na manhã desta quinta-feira, 31, o Título de Cidadão do Recife. A reunião solene, proposta pelo vereador Jurandir Liberal (PT), foi aberta com a execução do hino nacional cantado por dezenas de crianças e adolescentes de cinco corais de escolas do Recife e do município de Araçoiaba.
A comissão de Legislação e Justiça se reuniu na tarde desta terça-feira, 30, para aprovar cinco projetos de Lei e distribuir outros 54. Entre os projetos aprovados está o de autoria do Executivo, número 38/2013, que dispõe sobre a remoção de veículos abandonados em logradouros públicos do Recife. "Esses carros dificultam a mobilidade urbana, servem muitas vezes como motel e ainda como ponto de consumo de drogas. Os carros caracterizados como abandono serão retirados das vias”, comentou Henrique Leite (PT).
Quase cinco séculos depois, a Reforma que dividiu a Igreja Católica, criando o protestantismo no mundo, é comemorada mundialmente no dia 31 de outubro pelos evangélicos. Para celebrar os 496 da Reforma religiosa iniciada por Martin Lutero, na Alemanha, a Câmara do Recife aprovou requerimento do vereador Carlos Gueiros (PTB), para que D. Alexandre Ximenes, da Igreja Episcopal, fizesse na tarde dessa quarta-feira 30, palestra relembrando a trajetória histórica da mudança.
A vereadora Priscila Krause subiu à Tribuna nesta quarta, 30, para falar sobre matéria publicada no Jornal do Commercio demonstrando que o Recife tem o 2º IPTU mais alto do país. De acordo com o texto, a Prefeitura explicou que o aumento é resultado da atualização dos valores, pois o mercado imobiliário local está em plena fase de expansão. “Os contribuintes foram surpreendidos com o aumento do IPTU 2012 com reajustes inadequados que chegaram a 110%. A partir daí, começamos a receber denúncias da população sobre esses reajustes. Quero ressaltar que na Câmara não votamos nenhuma lei que autorizasse o aumento do IPTU, isso tem que ser feito mediante lei.”, disse.
O vereador André Régis (PSDB), durante Reunião Plenária desta quarta, 30, repercutiu sobre o trabalho realizado pela Comissão de Educação, a qual é Presidente, tendo como objetivo fiscalizar toda a rede municipal de ensino. “Gostaria de parabenizar a imprensa que tem dado cobertura sobre a questão, tem sido muito importante. Hoje fizemos a nossa 5ª visita à escola Nossa Senhora do Pilar, no Recife Antigo, e tive grata satisfação de saber que, após a nossa passagem, a unidade de ensino está sendo reformada. E espero também que a gente possa discutir não somente a infraestrutura, mas o aprendizado, a qualidade do ensino.”, disse.
O vereador Jayme Asfora (PMDB) subiu à Tribuna desta quarta, 30, para falar sobre o Projeto de Resolução 17/2013, de sua autoria, que dispõe sobre a criação da Comissão Permanente de Legislação Participativa na Câmara. De acordo com a proposta, será criado um espaço organizado, legítimo e aberto para a apresentação de proposições legislativas das organizações não governamentais, entidades representativas da sociedade civil organizada, diretórios acadêmicos, sindicatos, comunidades criadas sobre plataforma virtual. Ou seja, de toda a sociedade, incluído os meios mais modernos e democráticos de inclusão e discussão.
Em 31 de outubro de 1517 o Monge Agostiniano Martinho Lutero pregava por mudanças na igreja Católica na porta da Catedral De Wittenberg, na Alemanha. Assim teve início a Reforma Protestante, que está completando 496 anos. O movimento foi lembrado pela vereadora Michele Collins (PP) na tarde desta quarta-feira, 30. “A iniciativa teve consequências por toda Europa e mudou para sempre a igreja, restaurando a pregação do evangelho. As mensagens proclamadas pela reforma continuam sendo pertinentes aos nossos dias”.
Uma matéria repercutida em um jornal de grande circulação de Pernambuco, falando que as maiores queixas da população são em relação à saúde e segurança, foi tema do discurso em plenária do vereador Almir Fernando (PCdoB), na tarde desta quarta-feira, 30. O parlamentar ressaltou que é preciso melhorar muito, mas “o reconhecimento de todo o trabalho que vem sendo realizado pelo atual Governo do Estado tem que haver”.
Uma matéria repercutida em um jornal de grande circulação de Pernambuco, falando que as maiores queixas da população são com saúde e segurança, foi tema do discurso em plenária do vereador Almir Fernando (PCdoB), na tarde desta quarta-feira, 30. O parlamentar ressaltou que é preciso melhorar muito, mas “o reconhecimento de todo o trabalho que vem sendo realizado pelo atual Governo do Estado tem que haver”.