Notícias

Proposto pelo vereador Antônio Luiz Neto (PTB), o jornalista Milton Neves Filho recebeu na tarde desta sexta-feira 2, na Câmara do Recife, o título de Cidadão do Recife. Na justificativa da concessão da homenagem, o parlamentar afirma que “nascer em uma cidade é uma questão de destino, porém exaltar uma cidade é uma questão de escolha. É possível ser filho efetivo sem ter nascido naquela localidade. A Casa José Mariano costuma contemplar com este Título todo aquele que, embora tenha nascido em outro lugar, seja recifense de coração”.

A presidente do Parlamento Jovem, Priscila Prestes, cobrou dos vereadores jovens que integram a entidade, a elaboração de projetos e deu prazo até o dia 20 deste mês para que sejam entregues. Ela explicou que os projetos serão encaminhados às comissões temáticas do próprio parlamento, para serem analisados e posteriormente submetidos a Comissão de Juventude da Câmara presidida pelo vereador Inácio Neto (PSB). Na reunião desta quinta-feira 01, realizada no plenarinho da Casa, também foram constituídas as comissões temáticas de Comunicação, Eventos, Jurídica, Projetos de Lei e Articulação

Por iniciativa da vereadora Vera Lopes (PPS), a Câmara Municipal do Recife realizou audiência pública na manhã desta quinta-feira, 1º de março, para discutir o fechamento do Centro de Transplante de Medula Óssea (CTMO) do Hemope. “Estou abrindo este espaço porque é um absurdo o que está ocorrendo. O centro de hemoderivados é um nome de referência em doenças de sangue e de transplante de medula. É imprescindível que o CTMO continue funcionando porque ele atende aos mais necessitados e à rede de saúde pública” disse a vereadora. Compuseram a mesa a defensora pública na Área de Saúde Pública Suplementar, Cristina Sakaki; o presidente da Associação dos Amigos do Transplante de Medula Óssea (ATMO), Gilberto de Castro; a diretora de Educação e Captação da ATMO, Liliane Peritore e o diretor da Federação Nacional do Médicos, Antônio Jordão.

A Comissão de Mobilidade e Acessibilidade da Câmara Municipal do Recife decidiu, em reunião realizada nesta quinta-feira, 1º de março, agendar seis audiências públicas para os meses de março e abril e definiu um co-relator para auxiliar na confecção do documento que vai propor alternativas para o Recife. O presidente da comissão, vereador Gilberto Alves (PTN), vai apresentar requerimento solicitando a prorrogação do prazo para conclusão dos trabalhos para até o final deste semestre.

A vereadora Aline Mariano (PSDB) denunciou na tarde desta quarta-feira 29, na Câmara do Recife, a dispensa de licitação para 1.800 contratos durante a gestão do Prefeito João da Costa. Ela disse que fez um levantamento de 600 páginas desde janeiro de 2009 até fevereiro de 2012.

Mais uma vez a discussão sobre os problemas trazidos pelas drogas voltou ao debate no plenário da Câmara. Na tarde desta quarta-feira, 29, no pequeno expediente da Casa, parlamentares pediram posturas mais eficazes e uma maior atuação do poder público em políticas de combate e prevenção, além de cobrar a expansão da rede de tratamento ao dependente químico.

Na reunião plenária desta tarde, 29, o vereador Inácio Neto (PSB) discursou na tribuna em defesa das crianças especiais. O parlamentar disse que, de dois meses atrás até os dias de hoje, esse tema tem sido bastante retratado por ele devido ao nascimento de sua filha Maria. “Comecei a entrar nesse assunto e aprendi muito”.

Na tarde desta quarta-feira, 29, o vereador Rogério de Lucca (PSL) falou no pequeno expediente da Câmara, sobre a reunião realizada pelo seu partido em um restaurante do Recife, onde foi anunciada a pré-candidatura de 39 homens e 18 mulheres completando a chapa da legenda.

Duas importantes datas ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB) foram o tema abordado na tarde desta quarta-feira, 29, pelo vereador da legenda, Almir Fernando. A primeira se tratou do dia 18 de fevereiro onde transcorreu o 50º aniversário da reorganização revolucionária do partido, onde segundo ele, nesse período os comunistas se insurgiram contra a onda liquidacionisa e oportunista de direita que assolou as fileiras do PCdoB, na segunda metade de 1950.