Ex-presos políticos da ditadura militar de 1964 foram homenageados em reunião solene realizada na tarde desta quarta-feira (3), na Câmara do Recife. O reconhecimento, de iniciativa da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), tem como objetivo valorizar a resistência e a luta das pessoas que se opuseram ao regime militar de 1964, sofrendo prisões, torturas e diversas violações de direitos humanos em nome da liberdade, democracia e justiça social. "É momento de reflexão sobre a importância da preservação da memória histórica para assegurar que violações de direitos humanos não se repitam", disse. A solenidade foi presidida pelo vereador Eriberto Rafael (PSB).
A Comissão de Igualdade Racial e Enfrentamento ao Racismo promoveu mais um encontro para análise de parecer, durante a tarde desta terça-feira (2). Participaram da reunião, a presidente Elaine Cristina (Psol) e o vereador Rinaldo Junior (PSB), que aprovaram o Projeto de Lei 209/2023. A proposta considera Patrimônio Cultural Imaterial do Recife o “Baobá”. Durante o encontro, foram ainda distribuídos três projetos para emissão de pareceres.
O vereador Rinaldo Junior (PSB) cobrou mais uma vez o pagamento dos salários dos vigilantes contratados pelo Governo de Pernambuco, através de empresa terceirizada, para trabalhar nas escolas da rede pública estadual de ensino. Ele destacou em seu discurso durante a reunião plenária desta terça-feira (2), na Câmara Municipal do Recife, que a categoria realizou um protesto no centro da cidade e se dirigiu ao Palácio do Campo das Princesas.
Um dos bairros mais populosos do Recife, que conta com mais de 50 mil habitantes segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Ibura convive com uma dura realidade: o acesso ao bairro é limitado e existe praticamente uma via principal que permite chegar às comunidades, que é a mesma para sair dela. A vida da população é descrita como um caos no que diz respeito à mobilidade, pois os moradores se sentem prejudicados no direito de ir e vir. Para tentar equacionar esse problema, o vereador Paulo Muniz (SD) realizou audiência pública na tarde desta terça-feira (2), visando buscar soluções para criação de um novo acesso ao bairro.
“Nós precisamos cuidar, valorizar e buscar incluir as pessoas”, disse o vereador Luiz Eustáquio (PSB) ao ressaltar o dia 2 de abril, Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo. Na tribuna da Câmara Municipal do Recife, durante a reunião Ordinária desta terça-feira (2), o parlamentar relatou desafios enfrentados por famílias que vivem com o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Aprovado em segunda discussão durante a reunião plenária realizada pela Câmara Municipal, na manhã desta terça-feira (2), o projeto de lei Ordinária (PLO) número 193/2022, de autoria do vereador Zé Neto (PROS), dispõe sobre a instalação de caixas coletoras para retenção de material sólido nas obras e serviços de construção e manutenção de bueiros e galerias de águas pluviais realizados em empreendimentos privados no município do Recife. “Hoje é um dia especial para nosso mandato, pois conseguimos uma grande vitória com a aprovação desse projeto. Através dele, estamos dando a nossa contribuição para transformar o Recife numa cidade melhor”, afirmou o parlamentar, que também agradeceu a diversas pessoas que foram importantes desde o momento de elaboração, passando pela tramitação, até chegar à aprovação da proposição.
No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a vereadora Liana Cirne (PT) levou à tribuna da Câmara do Recife uma cartilha como o tema “Compreender a pessoa autista. Cartilha para uma relação respeitosa e saudável”, e reforçou a importância da sociedade rever a forma de lidar com os autistas, respeitando as estereotipias de cada um. O pronunciamento ocorreu durante a reunião plenária da Casa, nesta terça-feira (2).
Ao falar sobre o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, o vereador Victor André Gomes (União Brasil) destacou o projeto de lei Ordinária número 294/2023, que dispõe sobre o prazo de validade do laudo médico que atesta o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta terça-feira (2), o parlamentar pontuou a importância da proposta para desburocratizar o acesso a serviços e também para beneficiar a todas as famílias de pessoas autistas.
O vereador Ivan Moraes (PSOL) tratou de dois temas durante a reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (2). Um deles foi a decisão do Governo Federal de não realizar eventos oficiais que trouxessem para reflexão os 60 anos do golpe militar de 1964, que foi lembrado entre os dias 31 de março e primeiro de abril; e o outro, a necessidade de haver uma melhor divulgação do plano de contingência da Prefeitura do Recife, que prevê obras para reduzir os danos em áreas sujeitas a inundações e deslizamentos de barreiras durante o inverno.
Na manhã desta terça-feira (2), a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) subiu à tribuna da Câmara Municipal do Recife, durante a reunião plenária, para defender o requerimento nº 2678/2024, de sua autoria, formulando apelo à Polícia Militar de Pernambuco para que sejam devolvidos aos profissionais de grafite os materiais apreendidos em ação na Galeria Lama, nas dependências do Edifício de Douro, no bairro Santo Antônio, realizada no último dia 27 de março.