O presidente da Câmara Municipal do Recife, Jurandir Liberal (PT), recebeu na manhã desta segunda-feira, 23, na sala das comissões, integrantes do movimento LGBT. A reunião foi marcada para discutir os avanços do movimento e lembrar o Dia Nacional de Combate à Homofobia comemorado em 17 de maio. Eles solicitaram a reativação da Frente Parlamentar pela Cidadania LGBT criada em 2009. “A gente vai consultar os colegas parlamentares e marcar um debate. Essa temática é importante e ganha força, uma vez que o próprio Supremo já reconheceu a união estável homoafetiva. Houve muitos avanços nos últimos oito anos”, afirmou Jurandir Liberal.
Aprovado em primeira e segunda votações, o projeto de lei que institui abril como o mês do handebol no calendário de eventos comemorativos da Cidade do Recife, de autoria do vereador Inácio Neto (PT), seguirá para sanção do prefeito João da Costa. “O handebol é um ótimo esporte, pois, assim como o futebol ajuda no desenvolvimento da coordenação motora. Por ser dinâmico exige o raciocínio rápido, valoriza o trabalho em equipe, além dos inegáveis benefícios à saúde. E é por isso que o handebol está, atualmente, entre os esportes mais populares do mundo”, disse o vereador na justificativa do projeto.
O presidente da Comissão de Meio Ambiente, Transporte e Trânsito, vereador Romildo Gomes (DEM), preocupado com os congestionamentos nas ruas e principais corredores do Recife, promoveu na manhã desta quinta-feira, 19, uma audiência pública que reuniu especialistas e vereadores no plenarinho da Casa de José Mariano. “É uma questão urgente, ainda mais com a proximidade da Copa do Mundo. Vamos discutir hoje soluções para a imobilidade urbana no Recife”, explicou o parlamentar.
As condições de funcionamento dos Postos de Saúde da Família (PSFs) e policlínicas do Recife foram tema de debate na reunião desta quinta-feira, 19, da Comissão de Saúde. “Estão faltando médicos, medicamentos e a estrutura física é precária. Nesse período de chuva, as paredes estão úmidas e o teto de alguns prédios ameaça cair”, denunciou a vice-presidente da comissão vereadora Doutora Vera Lopes (PPS). Para confirmar as informações, o presidente vereador Luiz Eustáquio (PT) afirmou que vai programar, nos próximos dias, uma visita dos componentes da comissão a alguns PSFs.
O alto número de crianças e jovens que cometem delitos pelas ruas do Recife preocupa o vereador Alfredo Santana (PRB). Durante a reunião desta quarta-feira, 18, ele falou sobre a importância de buscar soluções para o assunto, e convocou os colegas e a sociedade para participar de uma reunião pública sobre o tema, no próximo dia 6, no plenarinho da Câmara.
Mais antigo do Norte e Nordeste, o Rotary Club do Recife recebeu na tarde desta quarta-feira, 18, uma homenagem da Câmara Municipal pelos 80 anos de existência. A solenidade foi proposta pelo vereador Maré Malta (PPS), que destacou o trabalho desenvolvido pela instituição e entregou uma placa comemorativa ao presidente do Rotary, Silvio Lins. “É um agradecimento por tudo que vocês fazem por nossa sociedade”, ressaltou o parlamentar.
O vereador Amaro Cipriano Maguari (PDT) parabenizou o secretário de Serviços Públicos, Eduardo Vital pela forma como vem atendendo aos chamados da população. Ele usou como exemplo, um fato ocorrido durante o fim de semana, no bairro de Jardim São Paulo, quando o secretário foi pessoalmente verificar o problema. “Lá eles efetuaram um excelente serviço, desobstruindo uma artéria muito importante”.
Esta quarta-feira, 18 de maio, é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-juvenil. Este ano, a campanha vem com o tema “Exploração Sexual no Turismo e nas Rodovias do Estado” e quer mobilizar a sociedade no sentido de identificar os pontos de violência contra a criança e o adolescente em Pernambuco. No Recife, a data foi marcada com uma caminhada que partiu do Parque 13 de Maio. Quem levou o assunto ao plenário da Câmara foi o vereador Almir Fernando (PCdoB).
Três vetos totais a projetos de lei da vereadora Aline Mariano (PSDB) foram discutidos na reunião plenária desta terça-feira, 17, e mantidos por 16 votos a 9. A autora das matérias questionou os argumentos do Executivo e disse que vai reapresentar as propostas com adequações para que elas possam ser sancionadas pelo prefeito.
A retirada das barracas localizadas no entorno da Universidade Federal de Pernambuco motivou o vereador Osmar Ricardo (PT) a usar a tribuna na reunião plenária desta terça-feira, 17. Segundo o parlamentar, as pessoas estão sendo retiradas sem qualquer diálogo com a associação da categoria e o Poder Executivo ainda não deixou claro para os trabalhadores a situação deles.