Fundada em 1958 pelo então prefeito Pelópidas da Silveira e, atualmente, com 85 músicos, a Banda Sinfônica do Recife foi homenageada nesta segunda-feira (9), na Câmara Municipal, junto ao seu maestro regente Nenéu Liberalquino, que teve seus 21 anos à frente da Banda reconhecidos pela vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), autora da iniciativa. “Não sou musicista, mas sou atravessada por todos os sons da humanidade e os sons da Banda Sinfônica do Recife fazem pulsar meu coração de mulher-artista", disse ela. A solenidade foi presidida pelo vereador Almir Fernando (PCdoB), e contou com a entrega de certificados a 75 homenageadas e homenageados.
Uma audiência pública sobre a importância da Oftalmologia na Rede de Atenção Primária da Saúde foi realizada na tarde desta segunda-feira (9), no plenarinho, numa iniciativa do vereador Tadeu Calheiros (Podemos). “A promoção de saúde ocular representa o princípio básico de melhoria da qualidade de vida do indivíduo. A Atenção Básica Oftalmológica pode ser definida como o primeiro contato na atenção à saúde para todas as condições oculares, bem como o acompanhamento, prevenção e a reabilitação de algumas condições oculares”, justificou o parlamentar. Estudantes universitários, residentes e profissionais da Oftalmologia, além de várias entidades ligadas ao tema, compareceram ao debate.
A Câmara do Recife aprovou nesta segunda-feira (9) o requerimento nº 11.192/2023, do vereador Rinaldo Junior (PSB), que solicita à Prefeitura que considere a criação de um programa de auxílio-permanência para alunos integrantes do Programa Universidade Para Todos do Recife (Prouni Recife) e pelo Programa Embarque Digital. Durante a discussão da matéria, o parlamentar subiu à tribuna da Casa de José Mariano para fazer uma defesa da ideia.
Na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife realizada nesta segunda-feira (9), o vereador Hélio Guabiraba (PSB) enfatizou o requerimento 11176/2023, de sua autoria, dirigindo indicação ao prefeito João Campos para realizar a pintura em todas as barreiras de visibilidade construídas no Recife. “Principalmente as que são localizadas nas BRs que têm uma visibilidade maior e por onde muitos carros passam todos os dias. Na entrada do Córrego do Jenipapo e no Brejo da Guabiraba servem até como cartão postal e lembrança por quem passa nos locais”.
A celebração da Semana Pela Vida, prevista pela lei municipal número 18.923/2022, de autoria do vereador Felipe Alecrim (PSC), foi exaltada por ele durante o seu discurso na reunião plenária da Câmara do Recife desta segunda-feira (9). A data ocorre anualmente na primeira semana do mês de outubro, culminando com o Dia Nacional do Nascituro, comemorado em 8 de outubro. O parlamentar reforçou a luta pela vida desde a sua concepção e também repercutiu uma audiência pública de sua iniciativa, que foi realizada na quinta-feira passada e abordou a promoção e defesa da vida.
Anunciada na semana passada pela Prefeitura do Recife, a construção da Ponte Júlia Santiago, que vai ligar os bairros de Areias e Imbiribeira, no sentido das zonas Oeste e Sul, foi tema do discurso do vereador Victor André Gomes (União Brasil) na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal, na manhã desta segunda-feira (9). “Essa será uma grande obra viária, de muita importância para quem mora e trabalha na Zona Oeste da nossa cidade”, disse.
Durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (9), a vereadora Liana Cirne (PT) fez um convite para a audiência pública com o tema “Adequação das escolas privadas do Recife à Lei Brasileira de Inclusão”, que será realizada nesta terça-feira (10), às 14h30, de forma híbrida. Ela reforçou a necessidade da adequação das escolas do Recife à legislação sobre a inclusão das pessoas com deficiência, sobretudo na rede privada da cidade. “Nós conseguimos ter um diálogo melhor com as escolas públicas porque o Poder Público tem uma gestão de educação inclusiva. Mas e os colégios particulares?”, questionou.
A vereadora Natália de Menudo (PSB), que estava cumprindo licença maternidade e de saúde, anunciou o seu retorno às atividades parlamentares da Câmara do Recife nesta segunda-feira (9), durante a reunião Ordinária. Além disso, ela também exaltou a inauguração da segunda Praça da Infância, localizada no bairro de San Martin, Zona Oeste, que foi entregue pela Prefeitura do Recife em setembro deste ano.
A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) ocupou a tribuna da Câmara Municipal, durante a reunião plenária desta segunda-feira (9), para enaltecer ações da Prefeitura em localidades da Zona Norte do Recife. Em seu discurso, a parlamentar afirmou ter visitado comunidades no entorno do bairro de Casa Amarela e constatado melhorias promovidas pelo Poder Executivo, como a instalação de corrimões e a requalificação de escadarias. De acordo com ela, as obras beneficiam especialmente a população mais vulnerável da capital.
A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) discutiu três requerimentos de sua autoria, com votos de aplausos, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (9). “São três votos de aplausos que reconhecem três experiências de dança, três projetos realizados no Recife. Todos sabem da minha luta para defender a cultura, o meio ambiente, a diversidade e as mulheres. São pautas prioritárias do nosso mandato”, afirmou.