O relatório com a prestação de contas, monitoramento e acompanhamento das atividades realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde, da Prefeitura do Recife, no terceiro quadrimestre do ano passado, foi aprovado pela Câmara Municipal do Recife, em audiência pública da Comissão de Saúde, realizada de forma híbrida, na tarde desta terça-feira (25). A apresentação cumpre exigências da Lei Complementar número 141, de 13 de janeiro de 2012, na Portaria n° 2.135, de 25 de setembro de 2013 e na Resolução do Conselho Nacional de Saúde número 453, de 10 de outubro de 2012.
Uma solicitação do vereador Luiz Eustáquio (PSB) à Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas do Recife gerou debate na Câmara do Recife nesta terça-feira (25). Por meio do requerimento nº 1.570/2025, o parlamentar pediu que a pasta implementasse um Centro de Referência Municipal de Combate às Drogas que servisse como uma porta de entrada para serviços de atendimento a pessoas que sofrem com o uso abusivo de substâncias químicas. O texto foi aprovado pelo plenário após ser levado à discussão na tribuna pelo seu autor. O vereador Felipe Alecrim (Novo) se pronunciou sobre o assunto por meio de um aparte.
A Câmara do Recife aprovou nesta terça-feira (25) o requerimento nº 1.493/2025, de autoria do vereador Eduardo Moura (Novo). No documento, o parlamentar destaca a necessidade de reparos estruturais e de manutenção na Policlínica e Maternidade Professor Barros Lima, em Casa Amarela. Durante a discussão, Moura ocupou a tribuna para defender o pedido e tratar da importância das fiscalizações a unidades de saúde públicas. Também participaram do debate, os vereadores Rinaldo Junior (PSB) e Felipe Alecrim (Novo).
A vereadora Natália de Menudo (PSB) destacou, durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta terça-feira (25), o Centro Social Urbano da Mustardinha. “É com muita emoção e gratidão que eu subo a esta tribuna para falar de uma das conquistas mais importantes da comunidade da Mustardinha e bairros adjacentes, que tinham um sonho que se tornou realidade e esse sonho se chama Centro Social Urbano da Mustardinha”, disse. “O local se transformou em um canteiro de obras, começando pela quadra poliesportiva; inauguramos o mercado público da Mustardinha, dando dignidade aos comerciantes e, no dia 12 de março, inauguramos o Complexo Educacional que atende a 260 alunos em tempo integral", afirmou. "No prédio que se encontrava abandonado, foi instalado o programa Criar Centro de Referência da Primeira Infância, que tem o objetivo de desenvolver as capacidades físicas, psicológicas e intelectuais de crianças de 0 a 6 anos”, detalhou.
Durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta terça-feira (25), o requerimento de número 1.458/2025, proposto pelos vereadores Felipe Alecrim (Novo) e Eduardo Moura (Novo) foi discutido pelos autores. A medida faz indicação à Secretaria de Educação para 'a entrega dos kits escolares aos alunos das escolas da rede municipal, conforme denúncia feita na audiência pública realizada em 12 de março de 2025".
O requerimento número 1.277/2025, de autoria do vereador Alef Collins (PP), foi discutido nesta terça-feira (25), durante a reunião plenária da Câmara do Recife. O documento pede ao prefeito do Recife a união de “esforços com a finalidade de encaminhar um projeto que concede incentivo fiscal às organizações do terceiro setor, sediadas no Recife, por meio de plano que atribua isenção de tributos imobiliários e mercantis”. Em aparte, os vereadores Felipe Alecrim (Novo) e Gilberto Alves (PRD) salientaram a importância do pedido.
Os 103 anos de criação do Partido Comunista Brasileiro (PCB) foi comemorado pela vereadora Jô Cavalcanti (PSOL) na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (25). O PCB foi fundado em 25 de março de 1922 sob inspiração da revolução russa. “O partido nasceu do desejo revolucionário que reverberou pelo mundo com a revolução de 1917. Celebrar essa data é um feito impressionante, ainda mais se observarmos as perseguições e repressões sofridas pelos seus filiados. O PCB tem um grande histórico de protagonismo de luta. A política e a história do Brasil devem muito ao PCB e à luta dos seus integrantes”, disse a parlamentar. Ela citou diversos nomes que contribuíram para a consolidação do partido: Luís Carlos Prestes, Maria Prestes, Gregório Bezerra, Carlos Marighella, Jorge Amado, Graciliano Ramos, Oscar Niemeyer, Abelardo da Hora e Paulo Cavalcanti. “Não é fácil fazer política na contramão do poder hegemônico. Quem luta por política social e contra as desigualdades, sente isso todos os dias”.
O vereador Tadeu Calheiros (MDB) debateu três requerimentos de sua autoria, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (25). Os dois primeiros, de números 1331/2025 e 1332/2025, pedem à Prefeitura do Recife a nomeação de candidatos aprovados em concursos públicos para a área da saúde. Os requerimentos, segundo o parlamentar, visam “recompor nossa rede e melhorar os serviços de saúde. Vamos encaminhá-los à Secretaria de Saúde para subsidiar o Poder Executivo nas melhores decisões para nossa cidade”. O terceiro requerimento, de número 1506/2025, solicita a realização de reunião solene para homenagear as “Mulheres Influentes no Mundo Digital”. A solene será no dia 24 de abril. “Será um estímulo para as mulheres ocuparem o espaço que quiserem”. Os três foram aprovados.
Os resultados alcançados pelo secretário de Educação do Recife, Fred Amâncio, que deixa o cargo na próxima segunda-feira (31), foram exaltados pelo vereador Júnior de Cleto (PSB) na Câmara do Recife. Durante a reunião plenária desta terça-feira (25), o parlamentar listou os avanços que compõem o legado do gestor, a exemplo do acordo sobre demandas judiciais do Fundef que vai liberar R$ 900,4 milhões para a educação do Recife a partir de 2025. “Fred Amâncio liderou transformações que colocaram o Recife em um novo patamar. A nossa cidade subiu cinco posições no ranking nacional de alfabetização, requalificou mais de 200 unidades de ensino e tornou-se referência em inovação educacional”.
Durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta terça-feira (25), o vereador Osmar Ricardo (PT) solicitou melhorias a serem realizadas no bairro da Iputinga, Zona Oeste da cidade. “A pista de atletismo do Parque do Caiara precisa ser requalificada. O tempo vem destruindo a pista, as raízes das plantas e árvores também, e isso é uma grita da comunidade, que pede melhorias naquele parque. Além disso, a Rua Dr. José Anastácio da Silva Guimarães também está toda esburacada lá, a Compesa abriu vários buracos e não tapou, e a comunidade é quem sofre com isso, porque há um vazamento grande de água e é preciso que a governadora Raquel Lyra se empenhe melhor. Precisamos denunciar o desperdício de água em nossos bairros”, disse.