Sob a presidência da vereadora Ana Lúcia (Republicanos), a Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Câmara Municipal do Recife realizou reunião na tarde desta terça-feira (20), quando analisou e aprovou 17 projetos de lei ordinárias (PLO), um projeto de Lei do Executivo (PLE) e 5 projetos de Decreto Legislativo (PDL). O PLE 26/2023, que tramita em regime de urgência, tem como objetivo contratar Parceria Público-Privada (PPP) que vai impactar na educação infantil do Recife. Outros projetos, de vereadores, que também receberam pareceres favoráveis, visam a combater preconceitos e promover a inclusão na rede municipal do ensino.
Durante a reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (20), o vereador Tadeu Calheiros (Podemos) destacou dois assuntos relativos à área de saúde do governo do Estado. O primeiro caso é o possível fechamento de dois hospitais e, o segundo, a transferência de servidores do Estado que atuam no Município há muitos anos.
Tramita na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) o projeto com o piso salarial dos professores. O assunto foi tema do pronunciamento do vereador Samuel Salazar(MDB) durante a reunião Ordinária na Câmara do Recife, nesta terça-feira (20). O vereador foi à tribuna explicar a decisão de alguns deputados de impedir a votação da matéria.
Considerada fonte de arrecadação e de alegria nos estádios, as torcidas dos times pernambucanos são também vítimas e muitas vezes protagonistas da violência que está imperando em dias de jogo. Com o objetivo de refletir e buscar uma solução para esse problema que enfraquece o futebol local, gerando insegurança, afastando as famílias dos estádios e causando até mortes de torcedores, o vereador Rinaldo Junior (PSB) realizou audiência pública na tarde desta terça-feira (20). O parlamentar reuniu dirigentes de clubes, representantes do poder público, do Ministério Público e de torcidas organizadas para debater o tema “a violência no futebol e a identificação dos torcedores nos estádios”.
A utilização de lonas plásticas como medida contra o deslizamento de barreiras foi tema de debate nesta terça-feira (20) durante a reunião plenária da Câmara do Recife. Um dos parlamentares a se pronunciar sobre o assunto foi o vereador Ronaldo Lopes (PSC), que demonstrou opinião desfavorável ao uso das lonas na capital.
O uso de lonas plásticas como forma de prevenção aos deslizamentos de barreiras no Recife foi tema de um discurso proferido pelo vereador Hélio Guabiraba (PSB) nesta terça-feira (20). Durante a reunião plenária da Câmara Municipal, o parlamentar subiu à tribuna da Casa para defender a medida utilizada pela Prefeitura em áreas de risco. “Fico triste quando vejo pessoas usando redes sociais para criticar o prefeito João Campos (PSB) por colocar lonas plásticas nas barreiras para proteger vidas”, disse. “Tudo aquilo que é colocado em uma barreira ou em uma casa para ajudar famílias a se protegerem de um desastre, eu tenho que ser a favor”.
A proposta de criação de novas vagas na educação infantil, nas creches municipais, para zerar a fila de creche no Recife, foi o tema abordado pelo líder do governo na Câmara Municipal, vereador Samuel Salazar (MDB), na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (20). “A Prefeitura do Recife apresentou um projeto de lei nesta Casa com a proposta de construir 40 novas creches, capazes de gerar aproximadamente 9 mil vagas na rede de educação municipal. Essa iniciativa é parte de um conjunto de ações estratégicas com o objetivo claro de eliminar o déficit de vagas na faixa etária de zero a cinco anos”, disse.
Na tarde desta terça-feira (20), o vereador Rinaldo Junior (PSB) dirigiu-se à tribuna da Câmara Municipal do Recife, durante a reunião plenária, para lamentar as condições dos novos contratos de trabalhadores terceirizados do Estado de Pernambuco. Segundo o parlamentar, “nas novas contratações, há um número menor de funcionários e eles estão responsáveis por uma área maior de trabalho”.
A vereadora Cida Pedrosa discutiu e aprovou o requerimento número 7206/2023, de sua autoria, que concede voto de aplausos e congratulações a Dom Fernando Saburido, que foi arcebispo de Olinda e Recife por quase 14 anos, desde agosto de 2009. “Dom Fernando, até a semana passada, foi arcebispo. Sabemos que pastorear não é fácil. Precisamos reconhecer o seu trabalho equilibrado, respeitoso, agregador das várias religiões, e defensor dos direitos humanos. O seu pastoreio foi firme e vitorioso”, afirmou a parlamentar, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (20).
O vereador Rinaldo Junior (PSB) subiu à tribuna da Câmara Municipal do Recife, na reunião plenária realizada pela manhã desta terça-feira (20), para parabenizar os profissionais vigilantes que hoje comemoram o seu dia de luta e também abordar outro tema: rebater críticas de que as obras de infraestrutura da Prefeitura do Recife servem apenas para propaganda. “Quem diz isso, não anda pelo Recife. Quase todos os dias o prefeito João Campos assina ordem de serviço para novas obras. Neste momento, há 25 delas sendo realizados, com o objetivo de termos um inverno tranquilo”, disse.