Notícias

O vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) repercutiu, durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta segunda-feira (27), a final da 3ª Copa Recife de Bandas Escolares Valdenilson Costa, que aconteceu no sábado (25), na Escola Municipal de Tempo Integral Reitor João Alfredo, na Ilha do Leite, área central. O parlamentar exaltou a importância da realização de atividades extracurriculares para os alunos e professores. “Foi um momento oportuno e único em que pudemos observar diversas escolas apresentando a sua musicalidade e levando mensagens importantes, como [o combate ao] feminicídio e à exploração infantil”, disse.

Durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta segunda-feira (27), a vereadora Elaine Cristina (PSOL) destacou o projeto de lei Ordinária de número 285/2023, de sua autoria, que institui o “Dia Municipal de Conscientização Sobre o Uso da Maconha Medicinal” no calendário oficial de eventos. A parlamentar também fez um convite para a audiência pública com o tema “O uso da maconha medicinal no tratamento das pessoas atípicas e com doenças raras”, que será realizada nesta terça-feira (28), às 14h, no plenarinho da Casa.

Na condição de vice-líder do Governo na Câmara Municipal do Recife, o vereador Rinaldo Junior (PSB) respondeu às críticas feitas pelo vereador Osmar Ricardo (PT) sobre falta de infraestrutura nos mercados públicos do Recife, destacando o do bairro da Madalena. “Eu entrei em contato com o presidente do Convivas Mercados e Feiras Autarquia Municipal, Gabriel Leitão, e ele me afirmou que neste exato momento estão sendo feitas as obras de eletricidade e a troca dos alpendres naquela unidade”, afirmou.

A orientação dada pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para que o Consórcio Grande Recife realize um estudo técnico sobre a adoção de catracas de ônibus, antes de elas serem instaladas de forma definitiva, foi considerada “uma vitória desta Casa de José Mariano”, segundo o vereador Victor André Gomes (União Brasil). Ele declarou, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (27), que a medida foi tomada depois que apelou, através do seu mandato, para que o MPPE interferisse na questão das novas catracas que vinham sendo instaladas e causando polêmicas.

Alunos da Escola Professora Nieta Tabosa, do município de Amaraji, na Zona da Mata, visitaram a Câmara Municipal do Recife na tarde desta sexta-feira (24) para conhecer o prédio histórico e o funcionamento da Casa de José Mariano. Eles foram recebidos pelo vereador Ivan Moraes (PSOL), que os conduziu para o plenário e falou da rotina do Legislativo Municipal, das atividades parlamentares e dos projetos que interferem na vida da população. Convidado pelos professores, para a visita, o Maestro Forró também se apresentou e falou da importância da cultura na formação cidadã.

As demandas e as garantias de direitos das pessoas acometidas pela hanseníase no Recife foram debatidas numa audiência pública, cuja iniciativa partiu do vereador Felipe Alecrim (PSC), na manhã desta sexta-feira (24), no plenarinho. O evento contou com a participação de profissionais da área de saúde, pacientes e população em geral. “Queremos debater o tema com o objetivo de disseminar informações sobre a doença e elaborar sugestões que melhorem a assistência para essa população no sistema público de saúde do nosso município”, justificou o parlamentar.

A Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara do Recife reuniu-se nesta sexta-feira (24), por videoconferência e aprovou o projeto de lei do Executivo de número 39/2023, que autoriza o Poder Executivo Municipal a instituir o serviço social autônomo denominado "Agência Recifense de Promoção de Investimentos e Competitividade – “Investe Recife" e estabelece normas sobre o seu funcionamento. A reunião foi presidida pelo vereador Luiz Eustáquio (PSB), e contou com a presença do vereador Ebinho Florêncio (Podemos).

Presidida pelo vereador Samuel Salazar (MDB), com a presença dos vereadores Chico Kiko (PP) e Marco Aurélio Filho (PRTB), a Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara do Recife reuniu-se na manhã desta sexta-feira (24). Dentre as proposições aprovadas pelo colegiado, estão os projetos de lei do Executivo que dispõem sobre a Lei Orçamentária Anual (LOA) e a revisão do Plano Plurianual (PPA), com respectivas emendas apresentadas pelos parlamentares. Além dessas duas propostas, outros oito projetos de lei do Executivo e um projeto de lei Ordinária (PLO) foram aprovados pelo colegiado.

Ela é cofundadora e atual vice-presidente do Instituto Maria da Penha, que estimula e contribui para a aplicação integral da Lei Maria da Penha, uma legislação que foi criada para garantir os direitos de milhares de mulheres vítimas de violência no País. Pelos seus trabalhos realizados como ativista contra a violência doméstica, a professora universitária e membro da Academia Brasileira de Ciências Criminais, além de autora do Programa Defensores dos Direitos da Cidadania, Regina Célia de Almeida, recebeu na tarde desta quinta-feira (23), a Medalha de Mérito Olegária Mariano, das mãos da vereadora Ana Lúcia (Republicanos).

Uma audiência pública realizada na manhã desta quinta-feira (23), no plenarinho da Câmara Municipal do Recife, discutiu as condições estruturais, riscos de desabamento, incêndios das edificações localizadas nas áreas centrais do Recife e a segurança das pessoas. O debate foi promovido pela vereadora Cida Pedrosa (PCdoB). “O centro merece todo esse esforço pelo que representa para os cidadãos do Recife. Que a partir desse debate a gente possa identificar medidas e ações conjuntas que intensifiquem a precaução de futuros sinistros”, ressaltou a parlamentar.