Nascido no bairro Lins de Vasconcelos, no Rio de Janeiro, o empresário Anderson Christian Alves Lucena de Melo viveu a infância e a juventude em Santo Amaro, no centro do Recife. E na manhã desta quinta-feira (16), tornou-se o mais novo cidadão da capital pernambucana, ao receber o Título de Cidadão do Recife numa iniciativa do vereador Alcides Teixeira (PSB). “Desde cedo, Anderson demonstrou sensibilidade em transformar a realidade do bairro, somando ao seu talento como empreendedor a preocupação em criar oportunidades de emprego e renda para os moradores”, justificou o parlamentar. A reunião solene, no plenário da Câmara Municipal, foi acompanhada por amigos e familiares do homenageado. A solenidade foi presidida pelo vereador Doduel Varela (PP).
A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) rebateu críticas feitas pelo líder da oposição na Casa, vereador Alcides Cardoso (PSDB), sobre o número de vagas em creches mantidas pela Prefeitura do Recife. Ela abordou dados da Operação Ordenada Educação Infantil 2023, realizada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) e defendeu a gestão municipal. Convidou o parlamentar a visitar “a rede municipal de ensino que tem pelo menos 300 obras em andamento”.
Dados da Operação Ordenada Educação Infantil 2023, realizada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), foram tema do pronunciamento do vereador Alcides Cardoso (PSDB), durante a reunião plenária da Câmara do Recife, nesta terça-feira (14). O parlamentar disse que foi analisada a oferta de vagas em creches em todos os 184 municípios de Pernambuco. “De acordo com esses dados, o Recife tem atualmente um déficit de 19,6 mil vagas de creche”, salientou.
Considerado um dos grandes nomes da literatura popular e da cultura nordestina, o poeta Rogaciano Leite foi homenageado em reunião solene realizada na noite desta terça-feira (14), pela Câmara Municipal do Recife, por iniciativa do vereador Tadeu Calheiros (Podemos). Este é o ano em que se celebra 54 da morte física do multiartista, mas o parlamentar entende que há sempre motivos para se comemorar a imortalidade de sua obra. “Quando pensamos nesta reunião solene, foi justamente para ressaltar os grandes feitos deste pernambucano, e para que fique registrado nos anais deste Parlamento, a brilhante trajetória de Rogaciano Leite”, disse.
O vereador Ivan Moraes (PSOL) fez questionamentos à Prefeitura do Recife em relação aos cachês de grupos e artistas que participaram do carnaval do ano passado na cidade. Na tribuna da Câmara Municipal do Recife, durante a reunião Ordinária desta terça-feira (14), o parlamentar também solicitou a suspensão do edital de convocação para o carnaval 2024.
Autor do projeto de lei que originou a Lei Municipal número 18.054/14, que estabelece o Dia Municipal do Barbeiro, Cabeleireiro e afins, o vereador Almir Fernando (PCdoB) promoveu uma reunião solene, na noite desta terça-feira (14), em homenagem a essas categorias que contribuem com suas artes no segmento da beleza. De acordo com o parlamentar, o segmento vem crescendo todos os anos não somente no Recife, mas em todo o Estado, garantindo empregos e renda a milhares de pessoas. Ele entregou certificados a 41 homenageados, entre manicures, maquiadoras, designers de sobrancelhas, barbeiros, esteticistas, entre outros profissionais.
Sinônimos de alegria e lazer, eles oferecem atrações principalmente para as crianças, mas também atingem diversos grupos de todas as idades. Os parques de diversão, no entanto, podem esconder riscos que muitas vezes passam despercebidos. Por essa razão, a possibilidade é de deixarem de ser espaços de diversão para dar lugar à tragédia. Diante dessa questão e buscando prevenir, o vereador Tadeu Calheiros (Podemos) realizou audiência pública na tarde desta terça-feira (14) para tratar do tema “Fiscalização e Manutenção dos Parques de Diversão”.
Um dia depois de o projeto de lei do Executivo (PLE) número 44/2023 ser aprovado em plenário, a vereadora Michele Collins (PP) afirmou, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (14), que encaminhará um requerimento ao prefeito João Campos pedindo os mesmos benefícios previstos naquela matéria legislativa para as organizações civis do terceiro setor. O PLE 44/2023 dispõe sobre o Plano de Incentivo Fiscal que concede isenção de tributos imobiliários e mercantis às agremiações da cultura popular do Recife.
A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) debateu o requerimento número 12.117/2023, de sua autoria, concedendo voto de aplausos e congratulações ao Movimento dos Sem Terra (MST) pela doação de duas toneladas de alimentos para famílias da Faixa de Gaza, na Palestina, como esforço de assistência humanitária. “Parabenizo aqueles que têm pouco, mas têm a capacidade de doação. O MST é um movimento que luta pelo direto à terra, pela economia da agricultura familiar e está se comprometendo a mandar outras toneladas de alimento. A fraternidade não tem chão e nem terra”, disse.
O vereador Eriberto Rafael (PP) repercutiu o requerimento de número 12.258/2023, de sua autoria, que concede voto de aplauso ao Diario de Pernambuco, o jornal mais antigo em circulação na América Latina, que completou 198 anos de história no dia 7 de novembro. Durante a reunião plenária da Câmara do Recife, desta terça-feira (14), o parlamentar exaltou a importância do jornal, que “foi pioneiro na defesa da imprensa livre” e “tem sido um importante espaço para a expressão da nossa cultura e tradição”. Ele também discutiu requerimentos de autoria do vereador Ronaldo Lopes (PSC) que tratam de questões voltadas para infraestrutura em vários bairros da cidade.