Notícias

A assinatura pelo prefeito João Campos (PSB) da operação de crédito do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), no valor de R$ 2 bilhões, para investimentos em infraestrutura e prevenção aos fenômenos climáticos foi tema de destaque pelo vereador Aderaldo Pinto (PSB) na reunião Ordinária desta terça-feira (16). No plenário da Câmara do Recife, ele também repercutiu a visita dos estudantes do Colégio Anglo Líder, unidade Cordeiro, Zona Oeste da cidade, que aconteceu nesta manhã na Casa de José Mariano.

Na última segunda-feira (15), o prefeito João Campos (PSB) assinou, na sede do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em Washington, nos Estados Unidos da América, o contrato de operação de crédito que vai disponibilizar ao município cerca de R$ 2 bilhões em investimentos em áreas como contenção de encostas, projetos de urbanização e estudos de macrodrenagem. O assunto foi alvo de discursos na tribuna da Câmara do Recife nesta terça-feira (16), durante a reunião plenária do Poder Legislativo. Um dos parlamentares a tratar do tema foi o vereador Almir Fernando (PCdoB), que elogiou a iniciativa do Poder Executivo.

De volta à Câmara do Recife, a vereadora Aline Mariano (PP) tomou posse na reunião plenária desta terça-feira (16). Ela ocupa a vaga deixada pela vereadora Andreza Romero (Podemos), que se afastou do cargo para assumir a Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais da Prefeitura do Recife. Com o plenário e as galerias da Casa lotados, a vereadora Aline Mariano proferiu o juramento e discursou após entregar à Mesa Diretora a declaração de bens e o diploma do Tribunal Regional Eleitoral.

Diante da proximidade do período chuvoso, a vereadora Liana Cirne (PT) alertou para o perigo de haver novos alagamentos por causa dos rios que cortam o Recife, e que estão muito obstruídos com resíduos sólidos. “Fica o apelo para que a Prefeitura do Recife e o Governo do Estado celebrem com urgência um termo de cooperação técnica para que os rios possam ser limpos e geridos dentro da perspectiva de sustentabilidade socioambiental”, disse, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (16).

Na manhã desta terça-feira (16), a Câmara do Recife recebeu a visita de alunos do Colégio Anglo Líder, unidade do Cordeiro. Acompanhados por professores, os estudantes vieram conhecer o funcionamento do Legislativo Municipal e foram recebidos pelo vereador Aderaldo Pinto (PSB).

“Ser mãe é uma missão nobre e desafiadora, que exige muita dedicação, amor, paciência e coragem”. Essas palavras foram ditas pelo vereador Víctor André Gomes (União Brasil) durante reunião solene, na Câmara Municipal do Recife, em homenagem às “Mães, protagonistas que fazem acontecer”. O evento foi presidido pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos), na tarde desta segunda-feira (15). O plenário ficou repleto de mães e filhos, moradores de vários bairros da cidade, e sete mulheres foram homenageadas com a entrega de um certificado.

Na tarde desta segunda-feira (15), uma audiência pública foi realizada no plenarinho, tendo como tema: “O papel do Metrô na Mobilidade Urbana”. A iniciativa partiu da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB). Desde março de 1985, o metrô do Recife opera como um meio de transporte para a cidade e região metropolitana. São 37 estações, sendo considerado o terceiro maior metrô do Brasil, tanto em número de passageiros quanto em número de estações. Representantes de órgãos, sociedade civil e população em geral participaram do debate.

A morte da gestante Raquel Pedro da Silva, que faleceu na última quarta-feira (10) após ter sofrido uma queda na Policlínica e Maternidade Professor Barros Lima, no Recife, motivou um discurso proferido pelo vereador Tadeu Calheiros (Podemos) nesta segunda-feira (15). Presidente recém-empossado da Comissão de Saúde da Casa, o parlamentar lamentou o caso, fez uma defesa dos profissionais de saúde da capital e refletiu sobre problemas estruturais das maternidades do Recife, principalmente a falta de servidores. Na tribuna, ele sugeriu a criação de um grupo de trabalho para investigar as condições em que essas unidades se encontram.

A vereadora Liana Cirne (PT) ocupou a tribuna da Câmara do Recife nesta segunda-feira (15) para tratar de duas sugestões de seu mandato ao aplicativo Conecta Recife, da Prefeitura. As propostas, apresentadas por meio de requerimentos, solicitam que a plataforma incorpore ferramentas de alerta para mulheres ameaçadas pela violência de gênero e para a denúncia de casos de exploração sexual de crianças e adolescentes. Durante a reunião plenária desta amanhã, o Poder Legislativo aprovou o primeiro desses requerimentos, de nº 5073/2023, que trata da criação do “botão do pânico virtual” no Conecta Recife.

A situação da rua Engenheiro Arnulfo Falcão, no bairro de Passarinho, na Zona Norte do Recife, foi alvo de um requerimento apresentado pelo vereador Ronaldo Lopes (PSC) e aprovado pela Câmara Municipal nesta segunda-feira (15). A proposta indica à Autarquia de Urbanização do Recife (URB) a realização do serviço de pavimentação com paralelos e a drenagem da via. Durante a reunião plenária em que a matéria foi discutida, nesta manhã, o parlamentar subiu à tribuna para frisar o pedido.