Durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta segunda-feira (28), o vereador Osmar Ricardo (PT) reforçou as críticas que vem fazendo à entrega dos apartamentos dos habitacionais Encanta Moça 1 e 2, no bairro do Pina, Zona Sul. Dessa vez, ele disse que os beneficiários que se sentiram lesados devem registrar a reclamação no Ministério Público de Pernambuco (MPPE). “A promotora Fernanda Nóbrega pediu para quem tem denúncia, informar a ela até o dia 31 deste mês, para poder tornar público e dar consciência a quem está fiscalizando”, afirmou.
Mesmo sendo integrante do Partido Progressistas (PP), o vereador Chico Kiko (PP) durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife, desta segunda-feira (28), falou sobre o aniversário de 76 anos do Partido Socialista Brasileiro (PSB), celebrado no dia 6 de agosto. “Tenho uma admiração muito grande por esse partido, desde a entrada do ex-governador de Pernambuco Miguel Arraes. E eu não poderia deixar de fazer essa singela homenagem a esse partido que tem uma história de luta e força no Estado”, disse.
Nesta segunda-feira (28), o vereador Hélio Guabiraba (PSB) subiu à tribuna na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife para enfatizar o requerimento de sua autoria, nº 9312/2023, dirigindo indicação à Emlurb para autorizar os serviços de recuperação de escadaria e de canaleta na rua Córrego José Idalino, no bairro Brejo da Guabiraba. A matéria foi aprovada por unanimidade.
A vereadora Aline Mariano (PP) dirigiu-se à tribuna da Câmara Municipal do Recife, durante a reunião plenária realizada nesta segunda-feira (28), para informar que deu entrada a um requerimento de sua autoria (9518/2023) com o objetivo de que seja instalada uma Comissão de Representação Suprapartidária para o Acompanhamento da política de saúde mental. “Essa Comissão será composta por sete membros com prazo de 180 dias”, explicou a parlamentar. A vereadora também, debateu e aprovou dois requerimentos sobre saúde mental.
As formas de violência contra a mulher aumentam ano a ano, no Brasil. Um levantamento do Instituto Datafolha apontou que um terço das brasileiras já sofreu algum episódio de violência física ou sexual pelo menos uma vez na vida. Esse índice foi apurado pela primeira vez e é mais alto que o registrado globalmente (27%), em um levantamento feito pela OMS em 2021. Na contramão desses dados estão profissionais e instituições que se destacam no combate à violência contra a mulher. Para homenageá-los, a Câmara Municipal do Recife realizou reunião solene na noite desta sexta-feira (25), por iniciativa da vereadora Ana Lúcia (Republicanos), que entregou um certificado em reconhecimento à rede de proteção que tem garantido apoio, orientação, abrigo e esperança às mulheres em vulnerabilidade.
Na manhã desta sexta-feira (25), A Câmara Municipal do Recife promoveu uma reunião solene em alusão à Semana da Pessoa com Deficiência. O evento ocorreu no plenário da Casa, numa iniciativa do vereador Hélio Guabiraba (PSB). A Semana segue até o próximo dia 28 e tem como tema a acessibilidade, segurança e autonomia da pessoa com deficiência. Na ocasião, o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Recife (COMUD/Recife) foi homenageado. O vereador Ivan Moraes (PSOL) presidiu a solenidade.
A Comissão de Planejamento Urbano e Obras da Câmara do Recife reuniu-se, na manhã desta sexta-feira (25), por videoconferência, e aprovou dois projetos de lei do Executivo. As propostas visam alterar o zoneamento da cidade, instituindo novas Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS). Além do presidente do colegiado, o vereador Felipe Francismar, esteve presente no encontro, o vereador Chico Kiko (PP).
Numa homenagem conjunta aos 80 anos da Universidade Católica de Pernambuco e 800 anos da Criação do Primeiro Presépio por São Francisco, a Câmara Municipal do Recife realizou reunião solene na noite desta quinta-feira (24), por iniciativa da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB). “As duas homenagens se irmanam no primeiro papa jesuíta da História chamado Francisco”, disse a parlamentar. A Unicap se destaca como uma instituição de referência no ensino superior em Pernambuco, administrada por jesuítas, e oferece cursos de graduação e pós-graduação, além de programas de extensão. O primeiro presépio foi criado em 1223, na cidade italiana de Greccio. O Santo de Assis entendeu que essa seria uma forma de as pessoas compreenderem melhor o nascimento de Jesus.
Sensibilizar as pessoas para a importância da doação de sangue – esse foi o objetivo de uma atividade realizada na Câmara Municipal do Recife na manhã desta quinta-feira (24). A ação é uma etapa da Campanha Doar para Salvar, que será realizada no próximo dia 29, numa parceria da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope), Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Câmara do Recife e outras instituições. O presidente da Casa de José Mariano, vereador Romerinho Jatobá (PSB), ressaltou que “doar sangue é doar vida e, com esse compromisso, reafirmamos o poder da nossa união em prol do bem-estar coletivo".
A Comissão de Legislação e Justiça da Câmara do Recife reuniu-se, por videoconferência, nesta quinta-feira (24) e analisou 19 proposições. Deste total, foram aprovados dois projetos de lei do Executivo que versam sobre a alteração do zoneamento da cidade instituindo novas Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS); e outras sete proposições, sendo dois projetos de decreto legislativo (PDL), e cinco projetos de lei Ordinária. Sob a presidência do vereador Zé Neto (PROS), também estiveram presentes na reunião, a vereadora Michele Collins (PP) e os vereadores Rinaldo Junior (PSB) e Samuel Salazar (MDB).