O vereador Luiz Eustáquio (PSB) comemorou a aprovação do projeto de lei do Executivo de número 22/2023, que dispõe sobre a remuneração dos servidores e empregados públicos que indica e dá outras providências, e disse que a proposta de reajuste foi possível pela abertura de diálogo entre Prefeitura do Recife, trabalhadores e o Poder Legislativo. “É importante ressaltar como é bom quando você consegue ter diálogo com o Poder Executivo e negociar sobre a remuneração”, disse o parlamentar na reunião plenária da Câmara do Recife desta terça-feira (9).
O vereador Tadeu Calheiros (Podemos) debateu o requerimento número 4743/2023, de sua autoria, dirigindo indicação ao prefeito João Campos para reiterar o pleito de nomeação, com urgência, dos candidatos aprovados no concurso público número 001/2019, da Secretaria de Saúde, para o cargo de cirurgião-dentista 20h, com especialidade em estomatologia. “Eu não poderia ter visto a faixa do movimento Nomeia Já, exposta neste plenário, e não debater o meu requerimento”, disse o parlamentar.
Paredes mofadas, rachaduras nas paredes, goteiras, fiação exposta. As más condições do imóvel onde funciona o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Ibura de Cima/COHAB foram tema de um discurso proferido pelo vereador Ivan Moraes (PSOL) durante a reunião plenária da Câmara Municipal desta terça-feira (9). Na tribuna, o parlamentar repercutiu uma nota dos servidores que trabalham no local alertando para os problemas de insalubridade e de falta de equipamentos que afetam o Centro.
O vereador Felipe Alecrim (PSC) alertou para os perigos a que a população recifense está exposta diante do emaranhado de fios de postes da rede elétrica e das concessionárias de telecomunicações (telefone e televisão), que terminam derrubados, atrapalhando a mobilização de ruas e cruzamentos da cidade. Na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (9), ele denunciou que há um descaso por parte das companhias privadas, que não tomam providências; mas também do poder público, que não multa ou aplica a lei de regulamentação urbana nas empresas.
O vereador Chico Kiko (PP) repercutiu os dados de homicídios em Pernambuco que foram divulgados pelo Jornal do Commercio e que mostram que, somente no mês passado, o Estado teve “o maior número de mortes dos últimos 13 meses”. Na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (9), o parlamentar comentou que "os números são alarmantes e citam as mortes violentas". Ele disse que em relação às regiões de Pernambuco, houve aumento das mortes violentas no Agreste e no Sertão.
A ampliação do status da CiaTur, que deixará de se chamar Companhia Independente de Apoio ao Turista em Pernambuco, para o status de Batalhão, passando a se chamar BPTur, foi tema de destaque do vereador Doduel Varela (PP) na reunião plenária desta terça-feira (9). Na tribuna da Câmara do Recife, ele falou que o grupamento vai mudar não só de nome, como também de endereço, passando a ter sede no Recife Antigo, área central. “Ele dará mais segurança para todos que frequentam aquele ponto turístico”, disse.
A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) debateu e aprovou três requerimentos com votos de aplausos a instituições que trabalham com a causa da criança e do adolescente, em reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (9). “Celebramos esses três votos de aplauso em que tratamos de três órgãos importantes que atuam na linha de frente no combate aos problemas e garantia dos direitos de nossos jovens”, afirmou.
As comissões de Finanças e Orçamento e de Legislação e Justiça da Câmara Municipal do Recife aprovaram, em reuniões realizadas nesta segunda-feira (8), o projeto de lei do Executivo de número 22/2023, que dispõe sobre a remuneração dos servidores e empregados públicos. Além da proposição do prefeito João Campos (PSB), a Comissão de Legislação e Justiça também aprovou dois projetos de decreto legislativo (PDL).
A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) promoveu uma reunião solene em homenagem ao Dia Internacional da Dança. Vários artistas da cena cultural local compareceram ao plenário da Casa de José Mariano, na tarde desta segunda-feira (8). O Dia é comemorado anualmente em 29 de abril e foi instituído pelo "Comitê Internacional da Dança" da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) no ano de 1982. Durante a solenidade, 38 artistas receberam um diploma das mãos da parlamentar. A vereadora Preta Juntas (PSOL) presidiu o evento.
Em encontro realizado na tarde desta segunda-feira (8), a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara do Recife aprovou dois projetos de lei, sendo um de autoria do prefeito João Campos (PSB), e outro projeto de lei Ordinária, de autoria de vereadores. Além do presidente do colegiado, o vereador Marco Aurélio Filho (PRTB), também estiveram presentes os vereadores Joselito Ferreira (PSB) e Ivan Moraes (PSOL).