Nesta segunda-feira (14), a Câmara Municipal do Recife prestou homenagem ao Hospital Evangélico de Pernambuco que completa 69 anos de fundação. Diante de um plenário repleto de profissionais da saúde e funcionários da unidade, a autora da iniciativa, vereadora Michele Collins (PP), destacou que o estabelecimento “presta um atendimento hospitalar diferenciado desde 1954, o qual tem a profícua missão de proporcionar a recuperação da saúde das pessoas, por meio de serviços acolhedores e com alto nível de excelência”. A solenidade foi presidida pelo vereador Felipe Alecrim (PSC).
A importância do optometrista na saúde pública foi debatida na audiência pública promovida pelo vereador Victor André Gomes (União Brasil), na tarde desta segunda-feira (14). O Optometrista é o profissional responsável pela avaliação primária da saúde visual de um paciente e possui habilitação para identificar problemas de visão. Atualmente, há cerca de 1400 profissionais em Pernambuco, segundo a Câmara Regional de Optometria de Pernambuco (Crop/PE). Além desses, a estimativa é formar cinco mil optometristas em dois anos. O plenarinho da Casa ficou tomado por especialistas das áreas de saúde, jurídica e público em geral.
A exoneração de uma servidora responsável pelo Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP) do Governo de Pernambuco motivou um pronunciamento feito pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos) na tribuna da Câmara do Recife nesta segunda-feira (14). Durante a reunião plenária, a parlamentar afirmou que, com a requisição do cargo pela gestão, pairam dúvidas sobre a continuidade da política de enfrentamento ao tráfico de pessoas no Estado.
A probabilidade de uma demissão em massa dos vigilantes que trabalham na Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ) foi tema de um discurso proferido pela vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) nesta segunda-feira (14), durante a reunião plenária da Câmara Municipal. Na ocasião, a parlamentar defendeu a aprovação do requerimento nº 8587/2023, de sua autoria. Acolhido pelo plenário, o pedido solicita o cumprimento, pela FUNDAJ, da convenção coletiva de trabalho PE000351/2023, que prevê a manutenção de 90% do corpo de trabalhadores de segurança privada em caso de troca de empresa de terceirização de serviços.
A posse eclesial do novo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson, ocorrida no domingo (13), foi tema do discurso do vereador Felipe Alecrim (PSC), durante a reunião plenária da Câmara Municipal desta segunda-feira (14). “Eu desejo que o seu pastoreio seja abençoado por Deus, são os dons do Espírito Santo para que ele tenha sabedoria para conduzir todo esse rebanho”. O parlamentar falou também sobre a necessidade da atenção aos requerimentos aprovados na Casa.
O vereador Doduel Varela (PP) cobrou do Poder Executivo a execução de requerimentos de sua autoria, que foram apresentados em plenário, discutidos, votados e aprovados. Mas que, segundo ele, até o presente, não receberam respostas positivas por parte dos secretários municipais. “A cidade inclusive tem recursos financeiros, pois nós aprovamos a aquisição de um empréstimo de R$ 2 bilhões. Mas, as obras que pedimos não estão sendo realizadas”, disse, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (14).
O vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) repercutiu uma recente visita às obras de requalificação dos quiosques da Orla de Boa Viagem, na Zona Sul da capital pernambucana. Durante a reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife, nesta segunda-feira (14), o parlamentar lembrou da importância do projeto que pretende embelezar ainda mais um dos principais cartões postais da cidade.
Durante encontro realizado nesta sexta-feira (11), na Câmara do Recife, a Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana aprovou quatro projetos de lei Ordinária (PLO). Além disso, o grupo também fez a distribuição de cinco proposições. Estiveram presentes o presidente do colegiado, o vereador Paulo Muniz (SD), e os vereadores Eduardo Marques (PSB) e Victor André Gomes (União Brasil).
Criada em 1955, a Faculdade de Odontologia de Pernambuco (FOP), ligada à Universidade de Pernambuco (UPE), foi celebrada nesta quinta-feira (10) no plenário da Câmara Municipal, em uma reunião solene promovida por iniciativa do vereador Tadeu Calheiros (Podemos). Na ocasião, estudantes, servidores e professores da FOP homenagearam profissionais que marcaram a história da entidade e frisaram a necessidade de construção de uma nova sede no campus da UPE em Santo Amaro, na região central do Recife. A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) presidiu a solenidade.
Para discutir as políticas públicas para a Pesca e Territórios Pesqueiros o vereador Ivan Moraes (PSOL) promoveu audiência pública no plenarinho da Câmara Municipal do Recife, na tarde desta quinta-feira (10). “Esta é mais uma que realizamos para cobrar políticas públicas para este segmento. O Recife é uma cidade que nasce da pesca e onde parte da população vive do que nasce do mangue e do rio. Mas até hoje não temos a palavra pesca na previsão das Leis Orçamentárias”, lamentou o parlamentar.