Notícias

A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), em seu discurso realizado na tribuna da Câmara Municipal do Recife, na reunião plenária desta segunda-feira (13), enfatizou a importância de um trabalho contínuo, durante todo o ano, com os artistas brincantes. Ela citou versos da música Madeira Que Cupim Não Rói, de Capiba, e defendeu a acolhida do poder público em relação aos profissionais que atuam no Carnaval e no São João.

A Câmara do Recife concedeu, nesta segunda-feira (13), um voto de aplauso ao inspetor da Guarda Municipal José Nilton da Silva, por representar a corporação no Campeonato Brasileiro Master de Voleibol. O pedido de reconhecimento foi formulado pelo vereador Professor Mirinho (SD), que subiu à tribuna para discutir o requerimento. Em seu discurso, o parlamentar destacou as medalhas conquistadas por Silva nos anos de 2014, 2018 e 2022.

A programação e a estrutura do Carnaval do Recife de 2023, que se inicia neste fim de semana, foram o tema de um discurso proferido pela vereadora Liana Cirne (PT) nesta segunda-feira (13), na Câmara Municipal. Durante a reunião plenária, a parlamentar questionou a existência de camarotes – inclusive, do poder público – na folia e defendeu, para o Carnaval de 2024, uma programação cultural ainda mais focada em atrações locais.

Estabelecer limites técnicos aos ruídos urbanos para proteger o bem-estar e o sossego público – esse é o objetivo da lei estadual nº 12.789/2005, conhecida como Lei do Silêncio. No entanto, de acordo com participantes de uma audiência pública realizada na Câmara do Recife nesta quarta-feira (8), a legislação vem sendo utilizada para perseguir grupos religiosos de matriz africana, indígena e afro-indígena, bem como manifestações culturais como o maracatu. Promovida pela vereadora Liana Cirne (PT), a audiência pública reuniu os setores religioso, cultural e público para discutir o problema.

Apesar de reconhecer a prioridade de retirada de garimpeiros ilegais da terra indígena Yanomami, em Roraima, o vereador Luiz Eustáquio (PSB) defendeu que a operação seja feita com o acompanhamento dos governos federal e estadual. “É uma ação prioritária, mas temos que estar atentos, para evitar novas atrocidades”, afirmou, na reunião plenária híbrida, da Câmara Municipal do Recife, realizada na manhã desta terça-feira (7).

A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) discutiu o requerimento de número 119/2023, de sua autoria, concedendo voto de aplausos e congratulações, ao Centro de Referência Clarice Lispector, pelos seus 20 anos de existência. “Fico feliz em saber que toda mulher que recorreu ao Centro, até o momento, por causa de violência doméstica, ficou viva. Em março, faremos uma reunião solene para homenagear a instituição. Será uma reunião para comemorar a vida. Vida longa ao Clarice!”, disse, na reunião plenária híbrida, da Câmara Municipal do Recife, realizada na manhã desta terça-feira (7). O requerimento foi aprovado em plenário.

A Câmara do Recife aprovou nesta terça-feira (7), durante a reunião plenária, dois requerimentos de autoria da vereadora Natália de Menudo (PSB) que solicitam a pavimentação de ruas localizadas no bairro do Bongi, na Zona Oeste da capital. Quem fez a defesa das matérias foi o vereador Doduel Varela (PP), que opinou em favor da aprovação das propostas, afirmando que as ruas Randolfo Pinto Ferreira e Estrada do Bongi aguardam o término dos serviços pavimentação e drenagem desde os anos 1980 e 1990, respectivamente.

A aprovação de R$ 1,3 bilhão, em operação de crédito do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a Prefeitura do Recife, para investimentos em infraestrutura e habitabilidade nas comunidades de baixa renda, foi tema do discurso do vereador Rinaldo Junior (PSB), na Câmara do Recife. Na reunião Ordinária desta terça-feira (7), o parlamentar ratificou o anúncio do prefeito João Campos (PSB) de que as obras realizadas com o crédito vão priorizar a comunidade de Jardim Monte Verde, no bairro do Ibura, Zona Sul do Recife, uma das localidades mais afetadas pelas chuvas de maio de 2022.

Um dia após as fortes chuvas que caíram sobre a cidade e provocaram transtornos à população, o vereador Doduel Varela (PP) cobrou da Prefeitura do Recife obras de infraestrutura, planejamento e ação. Em pronunciamento, durante a reunião plenária da Câmara Municipal desta terça-feira (7), o parlamentar disse ainda que apresentou um pedido de informação à Secretaria de Infraestrutura questionando sobre os recursos repassados pela Casa ao município, com o objetivo de apoiar a construção dessas obras na cidade.

As alterações das regras para o pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para automóveis usados, válidas a partir de hoje, foram temas do discurso do vereador Alcides Cardoso (PSDB), na reunião plenária híbrida, da Câmara Municipal do Recife, realizada na manhã desta terça-feira (07). “As alterações estão previstas no decreto estadual número 54.432, assinado pela governadora Raquel Lyra. As medidas são uma demanda antiga do setor”, elogiou o parlamentar.